Fórum Dúvidas Delphi IntraWeb e Delphi ASP.NET #280437
06/05/2005
0
Bem, eu estou querendo começar a programar para WEB com delphi, mas como nunca fiz isso tenho algumas dúvidas básicas. VOu começar a explicar agora minas dúvidas (que consistem basicamente em escolher a melhor opção para programar):
1) Pesquisando no fórum vi muita gente falando do ASP.NET ao invés do IntraWEB (que foi minha primeira opção), mas aí eu fiquei pensando: O ASP.NET pode ser acessado por micros rodando WIN98? Eu teria que instalar um framework neles ou isso não é necessário?
2) Pelo fato de acreditar que eu teria que instalar um FrameWork nos pcs com Win98 eu comecei a me projetar para user IntraWeb, mas aí vieram várias dúvidas: Qual a diferença entre a StandAlone Application, Apache 2 DSO Application e ISAPI Application? Não acho que a StandAlone seja a aplicação ideal pra mim a começar pelo fato de que eu gostaria de ter que distribuir um executável... como funciona os outros tipos de aplicação? eu também tenho que distribuir algum arquivo para que as pessoas consigam acessar a aplicação? E a partir do momento que o módulo DSO esteja devidamente configurado no Apache, como as pessoas devem fazer para acessar a aplicação? Pensei em registrar um domínio apontando para o IP fixo que o servidor teria? Isso funciona? É dessa forma mesmo que isso deve ser feito?
Agradeço qualquer informação já que estou começando agora e eu ainda estou um pouco perdido...
Até!
Delphi32
Curtir tópico
+ 0Posts
06/05/2005
Rjun
1) Pesquisando no fórum vi muita gente falando do ASP.NET ao invés do IntraWEB (que foi minha primeira opção), mas aí eu fiquei pensando: O ASP.NET pode ser acessado por micros rodando WIN98? Eu teria que instalar um framework neles ou isso não é necessário?
Os clientes que irão abrir sua página precisam ter apenas o navegador. O framework só é necessário no servidor.
Gostei + 0
06/05/2005
Michael
As diferentes ´distribuições´ das aplicações Intraweb está relacionadas ao servidor onde vc pretende hospedá-las. No caso da standalone, não se trata de um EXE q vc tenha q distribuir, mas sim de um mini servidor! isso mesmo! Vc não precisa do IIS nem do Apache, basta executar o EXE em uma máquina e pronto. Depois, vc digita o IP dela, o numero da porta e sua aplicação pode ser acessada de qualquer lugar. É uma forma de não se precisar instalar outros servidores. Já as demais são especificas: uma para o servidor da Microsoft e outra para o Apache.
Recomendo o curso do ClubeDelphi. Muito bom mesmo.
Abraços!
Gostei + 0
06/05/2005
Delphi32
Bem, mas existe alguma vantagem em usar um ou outro tipo de projeto?
E quanto a eu criar uma dns (registrar um dominio) e apontar para esse ip do servidor? o navegador vai acessar a aplicação?
Valeu!
Gostei + 0
06/05/2005
Michael
Positivo. Via browser qualquer um.
Depende do tipo de projeto q vc esteja fazendo. Usar a opção standalone, como eu disse na mensagem anterior, elimina a necessidade de se ter que instalar um servidor Web. Mas se vc quiser usar algum, como o Apache, então o Intraweb tbm oferece uma opção. É bem flexivel.
Sim. Basta o DNS apontar para o IP da máquina do servidor, masi a porta utilizada. Por exemplo: 255.255.255.0[b:b245acb373]:8888[/b:b245acb373]
Abraços!
Gostei + 0
06/05/2005
Nerdex
Cara! fiquei pasmo e até agora não estou acreditando quando descobri por vc que Stand Alone pode ser acessível externamente! (pois ñ testei).
Tenho meu IW 5.1 legalizado (posso fixar o n° da porta) e já tentei bilhares de vezes, sem sucesso colocar para rodar no Apache v 2.0.53...
Cara! será? : projIW.exe (stand alone) = por fora acessa (http://ip:porta)? ... e esta metodologia não fica um pouco mais pesada para o usuário externo que no Modo Apache 2.X DSO?
Vc que já detém o conhecimento na mão, poderia me dizer a mágica para que meu módulo seja carregado no Apache (tenho IP fixo)...
Olhe este meu post para conhecer maiores detalhes:
[url]http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=62408&highlight=dso[/url]
Abraço
Ricardo
Gostei + 0
06/05/2005
Delphi32
E quanto a parte de distribuir programas usando essas tecnologias? Temos que pagar alguma coisa para alguém ao utilizar (distribuir) aplicações em IntraWeb ou ASP.NET?
Bem, como eu disse no início, eu já conheço bastante de Delphi e agora estou começando a programar para web. Qual das duas opções (IntraWeb ou ASP.NET) é mais ´parecido´ com a programação comum de delphi com banco de dados se é que existe isso...
Valeu galera!
Gostei + 0
06/05/2005
Michael
O standalone do Intraweb foi feito para ser um mini servidor Web, sem precisar de nenhum outro. Se vc puder fazer um teste em rede, execute uma aplicação standalone em uma máquina, vá em outra, abra o Internet Explorer e digite o IP da primeira + a porta usada pelo Intraweb.
Com relação ao Apache, eu não fiz nenhum teste. Mas, na minha opinião, vc podia usar o WebBroker + Intraweb para gerar um aplicativo CGI (com extensão EXE) e coloca na pasta CGI-BIN do servidor, ao invés de tentar usar a opção nativa do Intraweb. Isso é detalhado no curso do ClubeDelphi. Que fique claro q eu não tenho nenhuma relação comercial com eles, portanto, não estou fazendo propaganda. É porque o curso é bom mesmo.
Usar a combinação WebBroker + Intraweb não é dificíl. Se vc quiser, posso postar um passo a passo aqui. Mas antes, vc está querendo rodar no Apache, mas no Windows ou no Linux?
Abraços!
Gostei + 0
06/05/2005
Michael
Diferentemente do ASP tradicional, o ASP.NET gera uma dll (chamada de assembly), que contém o código compilado do programa, e, é claro, uma página ASPX. Basta colocar estes arquivos no servidor e proceder normalmente.
Em Intraweb deveria ser paga a licença de usa da ferramenta (ou seja, vc deve ser um usuário registrado deles, e do Delphi tbm, claro), e, dependendo do servidor q vc utilizar, a licença do mesmo (no caso do IIS). Ao ASP.NET se aplicam as mesma imposições, inclusive a do servidor, já q vc deve ter o framework .NET da Microsoft instalado tbm.
Em ambos vc vai usar a Delphi Language tradicional, com algumas restrições para o ASP.NET, já q o novo framework da Microsoft difere um pouco do Windows comum. A curva de aprendizado para ambos é muito pequena, mas vc levará um pouco mais de tempo para desenvolver em ASP.NET do Intraweb. Do mais. é o sonho de todos os programadores do passado: criar uma aplicação Web da mesma forma q um programa comum: arrrastando e soltando os componentes e criando código. Ou seja, vc cria para a Web da mesma forma q para Windows.
[]´s
Gostei + 0
06/05/2005
Nerdex
Caro Michael... nessa altura do campeonato iria ficar muito feliz se eu descobrisse a fórmula misteriosa para rodar IW + Apache em qualquer SO... rss... mas preferiria Windows...
de outra forma...
Se não for muito trabalho para você, eu creio que ajudaria muita gente se vc proporcionasse um tutorial do WebBroker + IntraWeb, poderia até virar, certamente em artigo para o CDelphi, devido a grande escacez desse tipo de informção na web, e mesmo não se encontrando em livros do gênero...
Pow... já estou louco para ler esse tut...: :cry:
Abraços!
e-mail: ric.prog@gmail.com
Gostei + 0
07/05/2005
Michael
Abraços!
Gostei + 0
07/05/2005
Nerdex
Olá... Michael... olha estou muito curioso sobre o fato, logo gostaria de um adiantamento se possível...: :cry:
Não o teu artigo em si, mas algum link ou material que eu já pudesse me embasar e já testar...: :o
Eu até já fiz uma aplic. ´in-natura´ com WebBroker e foi sucesso, mas integrar ao IW ficaria 10 e meu objetivo seria efetivamente conquistado...
Abraço - Ricardo
E-mail: ric.prog@gmail.com.br
No aguardo...
Gostei + 0
08/05/2005
Nerdex
Reparere neste código:
unit u_dso;
interface
uses
SysUtils, Classes, HTTPApp, HTTPProd, IWProducer, IWModuleController,
IWApplication, IWPageForm;
type
TWebModule1 = class(TWebModule)
IWModuleController1: TIWModuleController;
IWPageProducer1: TIWPageProducer;
procedure IWPageProducer1GetForm(ASender: TIWPageProducer;
AWebApplication: TIWApplication; var VForm: TIWPageForm);
private
public
end;
var WebModule1: TWebModule1;
implementation
uses uiw_dso;
{$R *.dfm}
procedure TWebModule1.IWPageProducer1GetForm(ASender: TIWPageProducer;
AWebApplication: TIWApplication; var VForm: TIWPageForm);
begin
VForm := TIWForm1.Create(AWebApplication);
end;
end.Será que existe alguma espécie de evento ´OnShow´ que eu possa chamar?... e está faltando? Alguém pode ajudar?
Gostei + 0
10/05/2005
Nerdex
O artigo sobre modulação... tu prometeu já faz um ano... também... e nada! ... rsss
Gostei + 0
10/05/2005
Michael
Olá NerdeX!
Vou encarar seu post como uma brincadeira, ok? Mas falando sério agora, eu infelizmente não ganho nem um centavo para ficar na frente do computador para navegar livremente na Internet. Constantemente eu abro mão de outras coisas da minha vida pessoal para ficar horas, madrugada a dentro, respondendo a emails de vários usuários q me pedem ajuda, inclusive o seu sobre modularização de pacotes. Falando nisso, todas as soluções que eu encontrei já são conhecidas por vc, por esta razão não achei útil lhe enviar um email falando q não consegui nada. Tenho mil coisas para serem feitas e não é raro eu ter que retardar alguma para resolver outra mais urgente. Eu disse na sexta feira q escreveria um mini tutorial sobre IW + WebBroker. Ora, hoje é terça, só se passaram 3 dias. Acho q vc está sendo um pouco impaciente e egoista, pois não está levando em conta que eu possa ter motivos para não ficar o dia todo na Internet, e q não respondo simplesmente pq não quero.
Tenho q fazer uma coisa de cada vez, e postarei aqui o tutorial prometido quando a vez dele chegar.
Para finalizar, eu não nego ajuda a ninguém, apenas não posso ficar a disposição todo o tempo.
Abraços!
Gostei + 0
12/05/2005
Michael
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)