Dúvidas em Diagrama de Classes

28/04/2013

0

Olá! Estou fazendo a documentação de um projeto da faculdade, sobre um sistema de imobiliária. Até agora não tive problemas em nenhum dos diagramas que fiz, exceto o último. Quando fui apresentar o meu diagrama de classes ao meu orientador, ele simplesmente olhou e disse que estava todo errado. Portanto, gostaria que alguém pudesse me ajudar a entender os erros e, se possível, como consertá-lo. [img]http://imageshack.us/a/img29/7156/diagramadeclasses.png[/img]
Renan Silva

Renan Silva

Responder

Posts

28/04/2013

Luis Floriano

Todo errado? a função dele não seria te orientar? oO No caso do diagrama, as classes Cliente, Corretor e Administrador estão herdando da classe Conta, isso não é um pouco estranho? As 3 classes tem diversos atributos em comum, acho que isso melhoria seu diagrama se eles herdassem de uma classe que já contenha esses atributos, por exemplo: Uma classe Funcionário teria os atributos nome, telefone, cep, estado, cidade, etc... E as classes Cliente, Corretor e Administrador herdariam da classe funcionário, deixando desnecessário você colocar esses atributos novamente. Não só os atributos, mas diversos métodos também são idênticos: consultarImovéis(), etc... Poderiam ser tratados na herança. Ps. Oo nome do método com ponto é meio estranho: "gerar.relatório()"Acho que a sintaxe correta seria:"gerarRelatório()" Todos seu métodos são voids? Foi essa sua intenção? Os métodos que consultam algo não devem ter nenhum retorno? Espero ter ajudado, mas fala com esse seu orientador :/
Responder

28/04/2013

Luis Floriano

[quote="Yelden"]Todo errado? a função dele não seria te orientar? oO
Haha É exatamente isso que eu falo! [quote="Yelden"]No caso do diagrama, as classes Cliente, Corretor e Administrador estão herdando da classe Conta, isso não é um pouco estranho? As 3 classes tem diversos atributos em comum, acho que isso melhoria seu diagrama se eles herdassem de uma classe que já contenha esses atributos, por exemplo: Uma classe Funcionário teria os atributos nome, telefone, cep, estado, cidade, etc... E as classes Cliente, Corretor e Administrador herdariam da classe funcionário, deixando desnecessário você colocar esses atributos novamente. Não só os atributos, mas diversos métodos também são idênticos: consultarImovéis(), etc... Poderiam ser tratados na herança.
Sim, essa foi a primeira coisa que consertei quando soube que estava "tudo errado". Na versão atual do meu diagrama, isso foi consertado. Eu só não mostrei como está agora, pois ainda estou mexendo no diagrama. O que fiz foi deixar uma classe separada para "Cliente" e outra para "Funcionário". Como só havia dois atributos na classe "Conta", não tinha porquê mantê-la. Além do mais, de acordo com o que está descrito no meu mini-mundo e nas minhas regras de negócio, tanto o funcionário (no caso, o corretor), quanto o cliente podem enviar avisos no sistema. Como isso acabou tornando o relacionamento de muitos-para-muitos, eu mudei a classe "Aviso" como uma classe associativa. [quote="Yelden"]Ps. Oo nome do método com ponto é meio estranho: "gerar.relatório()"Acho que a sintaxe correta seria:"gerarRelatório()" Todos seu métodos são voids? Foi essa sua intenção? Os métodos que consultam algo não devem ter nenhum retorno?
Obrigado. Irei mudar essas partes. [quote="Yelden"]Espero ter ajudado, mas fala com esse seu orientador :/
Hehe... Esse é o problema. Se você conhecesse o meu orientador, entenderia o motivo de eu estar aqui pedindo ajuda em algumas dúvidas. ;) Mas muito obrigado pela resposta!
Responder

13/07/2013

Luciano Gonçalves

mostra ai como ficou [se ainda tiver o arquivo]
Responder

13/07/2013

Mauricio Lino

alguns professores de faculdade pensam que lecionar é ler slides.
Responder

13/07/2013

Marcio Leão

me recordo disso na faculdade, isso é utilizado profissionalmente? ou não?
Responder

13/07/2013

Leonardo Oliveira

[quote="marcioleao"]me recordo disso na faculdade, isso é utilizado profissionalmente? ou não?
depende da empresa, projeto.
Responder

13/07/2013

Marcio Leão

[quote="mauriciolino"]alguns professores de faculdade pensam que lecionar é ler slides.
Hehe verdade! [quote="marcioleao"]me recordo disso na faculdade, isso é utilizado profissionalmente? ou não?
É o que eu me pergunto todos os dias... [quote="andbecker"]mostra ai como ficou [se ainda tiver o arquivo] Sim, eu tenho. Passou tanto tempo que eu tive tempo o suficiente para repensar o meu diagrama. Inclusive já fiz a minha apresentação, e passei sem nenhum problema. :) Enfim, o meu diagrama ficou assim: [img]http://i.imgur.com/Aro2cRO.png[/img]
Responder

14/07/2013

Mauricio Lino

triste realidade...
Responder

14/07/2013

Marcio Leão

entendo :mrgreen:
Responder

14/07/2013

Roniere Almeida

como isso me traz um sentimento de nostalgia, agradeceria se alguem me pudesse alguma video aula sobre isso. faz tempo, mal me lembro.
Responder

14/07/2013

Luciano Gonçalves

obrigado por compartilhar!
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar