Dúvidas na aprendizagem em programação

16/05/2017

0

Olá.
Não sei se este é o canal correto para a manifestação das dúvidas que encontrei recentemente, quando decidi aprender programação e utilizar os recursos do Devmedia. Talvez até o escopo de minhas questões esteja além dos assuntos pertinentes aos interesses do portal e de seus colaboradores, mas como sei que aqui estão pessoas dedicadas à programação, e com diversas vivências, creio que posso obter uma opinião satisfatória.
Já vinha estudando Java há algum tempo, porém achava o processo moroso demais; quando me inscrevi no site, acreditei que isso mudaria, mas logo percebi que não. A impressão que tenho é que os dias se passam e não crio nada de substancial, somente programas e mais programas simples, e a falta de contato com algo de porte considerável, ou de contato com um conteúdo contínuo, e não fragmentado, tornou-se uma falta de motivação que anulou quase por completo minha vontade de escrever código.
Talvez não leve jeito pra coisa, ou talvez não fui capaz de encontrar uma metodologia satisfatória de estudos. Sei que aprender qualquer linguagem de programação mais a lógica necessária ao desenvolvimento de programas respeitáveis demanda tempo, mas o que me ocorre é que o tempo que gasto para obter pequenos pedaços do que será um dia parte de um todo, poderia ser gasto em outras atividades com resultado mais imediato, positivo ou negativo,dentro da área de TI (como configurar redes e sistemas, onde lida-se com algo já pronto).
Gostaria que alguém pudesse manifestar-se à respeito do que expus, pois talvez assim eu possa nortear melhor meu ponto de vista.
Grato.
Fabio Reis

Fabio Reis

Responder

Post mais votado

17/05/2017

E ai pessoal.
Estava lendo o desabafo de vocês.
Bom, eu já trabalho na área há um tempinho.
E posso dizer que mesmo os profissionais tem dias, as vezes, meses assim.
Ao que parece está faltando um foco a vocês.
Digamos, vocês tem o conhecimento mas não sabem o que fazer com ele.

É normal que no caminho da aprendizagem, a maioria dos exemplos que a gente pega pra fazer são bem básicos.
Mas mesmo quando trabalhamos programando, costumamos quebrar um programa complexos em pequenas partes mais fáceis para desenvolver.

A dica que eu posso dar é, continuem estudando, mas coloquem como foco o conteúdo das certificações.
Esse conteúdo vocês pegam no site da empresa que matem a linguagem, no caso do C#, no site da microsoft e do Java no site da Oracle.

Se seguirem por essa linha e conseguirem tirar a certificações, podem ter certeza que muitas portas se abrem para vocês.

Espero ter conseguido ajudar

Grande abraço

Luiz Santos

Luiz Santos
Responder

Mais Posts

17/05/2017

Nomad

Olá.
Não sei se este é o canal correto para a manifestação das dúvidas que encontrei recentemente, quando decidi aprender programação e utilizar os recursos do Devmedia. Talvez até o escopo de minhas questões esteja além dos assuntos pertinentes aos interesses do portal e de seus colaboradores, mas como sei que aqui estão pessoas dedicadas à programação, e com diversas vivências, creio que posso obter uma opinião satisfatória.
Já vinha estudando Java há algum tempo, porém achava o processo moroso demais; quando me inscrevi no site, acreditei que isso mudaria, mas logo percebi que não. A impressão que tenho é que os dias se passam e não crio nada de substancial, somente programas e mais programas simples, e a falta de contato com algo de porte considerável, ou de contato com um conteúdo contínuo, e não fragmentado, tornou-se uma falta de motivação que anulou quase por completo minha vontade de escrever código.
Talvez não leve jeito pra coisa, ou talvez não fui capaz de encontrar uma metodologia satisfatória de estudos. Sei que aprender qualquer linguagem de programação mais a lógica necessária ao desenvolvimento de programas respeitáveis demanda tempo, mas o que me ocorre é que o tempo que gasto para obter pequenos pedaços do que será um dia parte de um todo, poderia ser gasto em outras atividades com resultado mais imediato, positivo ou negativo,dentro da área de TI (como configurar redes e sistemas, onde lida-se com algo já pronto).
Gostaria que alguém pudesse manifestar-se à respeito do que expus, pois talvez assim eu possa nortear melhor meu ponto de vista.
Grato.


Achei interessante seu ponto de vista, e até concordo em algumas partes.... Para nós que infelizmente ainda não trabalhamos na área, acaba ficando complicado mesmo. Acredito que o aprendizado maior seja no dia a dia, na prática... E somente estudando não é bem assim.

Seria interessante a opinião de alguem da área para dar uma "orientada".
Responder

17/05/2017

Gxf

Boa!
Também passo pelo mesmo. Por não estar em um projeto concreto na área, acaba ficando sem um rumo do que fazer.
Responder

18/05/2017

Fernando Gaspar

Fala Fabio, beleza brother?

Cara, acredito que todo programador, analista ou qualquer profissional da nossa área já passou por essa situação.
Felizmente (ou infelizmente pra alguns) a nossa área se renova a cada dia, novas tecnologias, novos frameworks, novos padrões então a gente nunca mais vai para de estudar.. eu digo nunca.. rs

Essa granularidade de informação e conteúdos é algo normal, primeiro aprendemos a lógica aplicada a uma linguagem/sintaxe, depois começamos a ver os padrões de desenvolvimento, depois frameworks de persistência, manipulação de dados e etc..

Se tu gosta do que faz, cai dentro, vai fundo e não desiste! A maioria dos desenvolvedores que conheço escolhem essa profissão além de tudo por gostar.

To deixando algumas recomendações para você, recentemente gravamos dois DevCast que abordam justamente essa questão de por onde começar, da uma olhada e depois passa teu feedback.

https://www.devmedia.com.br/java-por-onde-comecar/38224

https://www.devmedia.com.br/comecando-no-java-parte-2/38285

Forte abraço!
Responder

18/05/2017

Luiz Santos

Muito legal os vídeos Gaspar.

Pra complementar a minha resposta, segue o link para as certificações de Java e C# para quem tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre elas

C#
https://www.microsoft.com/pt-br/learning/exam-70-483.aspx

Java
https://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=5001&get_params=p_exam_id:1Z0-808

Grande abraço.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar