Fórum Duvidas no desenvolvimento #412562

09/02/2012

0

Estou para começar a desenvolver um novo aplicativo. Gostaria de estar mudando algumas coisas na concepção do mesmo , e para isso, quero contar com a orientação dos colegas para sanar certas dúvidas. Segue:
1)Sempre trabalhei com o Firebird/Interbase. Penso em utilizar para esse projeto o MySQL. Faço bem ou mal em optar pelo MySQL?
2)Nunca trabalhei com DataSnap, mas penso que para esse projeto seria interessante adota-lo. É muito complexo desenvolver utilizando DataSnap?
3)No sistema teria um cadastro de produtos e ligado a esse cadastro um outro cadastro de composição. Que componente ou coisa semelhante eu devo estar utilizando para cria a tela de movimento para que a mesmo seja bem ágil de rápida digitação? Exemplo: O usuário cadastra o PRODUTO , em seguida cadastra a sua COMPOSIÇÃO, daí na tela de movimentos ele informa o PRODUTO e o sistema exibe para ele os itens que compõem esse PRODUTO. O usuário deve informar para cada item (COMPOSIÇÂO) a quantidade utilização de cada respectivo item.
Bem, é isso aí. Conto com a ajuda de todos.
Grato e aguardo comentários
M. C.

M. C.

Responder

09/02/2012

Marco Salles

Estou para começar a desenvolver um novo aplicativo. Gostaria de estar mudando algumas coisas na concepção do mesmo , e para isso, quero contar com a orientação dos colegas para sanar certas dúvidas. Segue:
1)Sempre trabalhei com o Firebird/Interbase. Penso em utilizar para esse projeto o MySQL. Faço bem ou mal em optar pelo MySQL?

Tem algo no MySQL que não tem no Firebird/Interbase que voce necessita ??? Eu ficaria na ferramenta que ja conheço
e que ja domino , a não ser que ela não me atende-sse. ai é questão de ser mais detalhista . Porque da Mudança ???

2)Nunca trabalhei com DataSnap, mas penso que para esse projeto seria interessante adota-lo. É muito complexo desenvolver utilizando DataSnap?

A curva de Aprendizado dependerá de qual a sua prática na Divisão de Camdas Lógicas e Físicas .
Veja voce pode fazer um aplicativo onde sai espalhando os DataSet em todo o canto
Depois voce faz um Aplicativo e coloca todos os dataSets em um Unico DataModulo
Depois voce faz um aplicativo colocando todos os DataSEt em um Unico dataModulo , porém
os DataSouces em cada Form e começa a trabalhar com Herança
no fim voce coloca Dois DataModulos , Um que terá os componentes de Acesso e o Outro que
Sera o Cliente (Utilizando um LocalConnection) e ainda os DataSouces em cada form e tb
Trabalahdo com herança

Enfim , se voce de algum Modo ja separa a Lógica de negócio , acesso aos Dados , o Cliente
a curva de Aprendizado no meu entendimento será Menor.

3)No sistema teria um cadastro de produtos e ligado a esse cadastro um outro cadastro de composição. Que componente ou coisa semelhante eu devo estar utilizando para cria a tela de movimento para que a mesmo seja bem ágil de rápida digitação?
Me parece que voce esta diante de Mestre/Escravo. O Modo RAD do Delphi para isto é o NestedDataSet , que não
é um componente mas sim um DataSetField . È um conceito que existem muitos exemplos espalhados na net

espero ter te ajudado pelo menos um pouquinho...

Responder

Gostei + 0

10/02/2012

M. C.

Tem algo no MySQL que não tem no Firebird/Interbase que voce necessita ??? Eu ficaria na ferramenta que ja conheço
e que ja domino , a não ser que ela não me atende-sse. ai é questão de ser mais detalhista . Porque da Mudança ???

A curva de Aprendizado dependerá de qual a sua prática na Divisão de Camdas Lógicas e Físicas .
Veja voce pode fazer um aplicativo onde sai espalhando os DataSet em todo o canto
Depois voce faz um Aplicativo e coloca todos os dataSets em um Unico DataModulo
Depois voce faz um aplicativo colocando todos os DataSEt em um Unico dataModulo , porém
os DataSouces em cada Form e começa a trabalhar com Herança
no fim voce coloca Dois DataModulos , Um que terá os componentes de Acesso e o Outro que
Sera o Cliente (Utilizando um LocalConnection) e ainda os DataSouces em cada form e tb
Trabalahdo com herança

Enfim , se voce de algum Modo ja separa a Lógica de negócio , acesso aos Dados , o Cliente
a curva de Aprendizado no meu entendimento será Menor.

3)No sistema teria um cadastro de produtos e ligado a esse cadastro um outro cadastro de composição. Que componente ou coisa semelhante eu devo estar utilizando para cria a tela de movimento para que a mesmo seja bem ágil de rápida digitação?
Me parece que voce esta diante de Mestre/Escravo. O Modo RAD do Delphi para isto é o NestedDataSet , que não
é um componente mas sim um DataSetField . È um conceito que existem muitos exemplos espalhados na net

espero ter te ajudado pelo menos um pouquinho...

1) Seria pelo fato da popularização do mesmo. Como penso em distribuir dados pela WEB, fica mais facil de manter um servidor (LAMP) para esse finalidade, e ao mesmo tempo os dados estariam disponivel localmente (rede). Nada que não se possa fazer com FB, mas caso eu necessite de um HOST pago, fica mais fácil de encontrar um espaço WEB/HOST com LAMB.

2) De certo modo eu já separo as coisas sim. Tenho uns DATAMODULEs com todos os DATASETs. Não gosto de espalhar essas coisas por todo canto não. Só faço isso quando é extremamente necessario, e quando faço, ainda tento criar os referimento componentes em tempo de execução. O meu problema é fazer um coisa bem legal, com boas praticas, não quero nada ULTRASUPERHIPERMEGA sofisticado não, mas que simplesmente atenda a questão de DADOS DISTRIBUIDOS. Explicando: Vou fazer o aplicativo que terá três modulos distintos, aonde o mesmo terá uma parte DESKTOP, outra WEB e outra MÓVEL, daí acho que vou estar reduzindo a questão de replicar dados e/ou converte-los para que a coisa fique certa.

3) Bem, eu falo sobre a questão do LAYOUT. Ou seja, seria criar algo AMISTOSO para que não ficasse complicado para o usuário informa/digitar as quantidades para os referidos itens.Entendeu?

Grato pela sua atenção e aguardo seu comentário.
Responder

Gostei + 0

10/02/2012

William

Colega em relação à trabalhar com o Firebrid sou até supeito a falar pq acho SGBD maravilhoso, mas à algum tempo atrás um cliente me pediu para alocar esse BD na WEB e tive problemas em achar um host que trabalhasse com firebird.

Caso vc encontre algum por favor poste ak .....
Responder

Gostei + 0

10/02/2012

Marco Salles

Colega em relação à trabalhar com o Firebrid sou até supeito a falar pq acho SGBD maravilhoso, mas à algum tempo atrás um cliente me pediu para alocar esse BD na WEB e tive problemas em achar um host que trabalhasse com firebird.

procure por KinkHost ..
Responder

Gostei + 0

10/02/2012

M. C.

Pois é, simplismente não tem! E se tem, eu ainda não descobri.

Responder

Gostei + 0

10/02/2012

M. C.

procure por KinkHost ..

Sem falar sobre o SGDB, você entendeu o que necessito?

Se puder acrescentar algo, ficarei gradecido.

Abraço.
Responder

Gostei + 0

10/02/2012

Marco Salles

procure por KinkHost .... Tem uma base de dados Firebird sim

Não sei a Versão , mas tem servidor Sim
Responder

Gostei + 0

13/02/2012

Daniel Santos

Na minha opnião toda aplicação iniciada hoje, deve ser baseada em multicamadas usando o Datasnap, por que voce ja deve prever o uso de algumas funcionalidades dela em dispositivos moveis ou web.
Responder

Gostei + 0

13/02/2012

M. C.

Na minha opnião toda aplicação iniciada hoje, deve ser baseada em multicamadas usando o Datasnap, por que voce ja deve prever o uso de algumas funcionalidades dela em dispositivos moveis ou web.

Entendido!

Grato pelo comentario.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar