Fórum Dúvidas sobre Alias e Banco de Dados #225293

12/04/2004

0

Senhores,

Ao ler uma boa apostila de Banco de Dados em Delphi, descobri que há a meneira de criar um Alias no SQL Explorer e depois abrí-lo no Delphi...

Bom, isso é o mesmo que criar uma Table no Database Desktop e acessá-lo com o TTable?

E se eu quiser distribuir a aplicação? Como ficará esse Alias?

Alguém pode me definir um Alias?

E quanto ao componente TDatabase? Quando faço umas aplicações de banco de dados (a maioria muito simples) uso os tradicionais TDataSource e TTable.

Será que alguém pode responder minhas questões?

Agradeço.

Silas.

Mathac_admin

Mathac_admin

Responder

12/04/2004

Aroldo Zanela

Ao ler uma boa apostila de Banco de Dados em Delphi, descobri que há a meneira de criar um Alias no SQL Explorer e depois abrí-lo no Delphi... Bom, isso é o mesmo que criar uma Table no Database Desktop e acessá-lo com o TTable
?
Não. No DBD você cria as suas tabelas e com SQL Explorer você pode criar o ALIAS como no BDE Administrator e realizar outras tarefas como importação e exportação de dados.

E se eu quiser distribuir a aplicação? Como ficará esse Alias
? Deverá ser criado nas estações clientes. Podendo ser efetuados automaticamente pelo programa de distribuição (InstallShield, InnoSetup, etc) ou manualmente por meio do SQL Explorer ou BDEAdministrator ou algum outro recurso.

Alguém pode me definir um Alias?
Um apelido, que na prática, aponta para um determinado caminho. Por exemplo, você cria um alias na sua máquina que aponta para c:\clientes\fulano\dados\ e no seu cliente este mesmo alias aponta para c:\dados. Desta forma, você não precisa se preocupar onde os dados serão armazenados em termos de caminho.

E quanto ao componente TDatabase? Quando faço umas aplicações de banco de dados (a maioria muito simples) uso os tradicionais TDataSource e TTable.

Não entendi este final.

Responder

Gostei + 0

12/04/2004

Marco Salles

E quanto ao componente TDatabase?

Eu acho que antes do Database voce deve conhecer o DataModulo...File/New/Icone Data Modulo

Mas Vamos opinar sobre o DataBase...Em aplicativos locais o uso do Database quase não faz diferença, Porque :?: :?: Geralmente voce usa o [b:7de7890bfc]Database[/b:7de7890bfc] para Apontar para um [b:7de7890bfc]Aliase Local [/b:7de7890bfc]e Usa a Propriedade [b:7de7890bfc]DataBaseName[/b:7de7890bfc] Dos Componentes [b:7de7890bfc]DataSet[/b:7de7890bfc] Para Fazer [b:7de7890bfc]Referência[/b:7de7890bfc] ao[b:7de7890bfc] Componente DataBase[/b:7de7890bfc].....Este passo pode ser feito [b:7de7890bfc]diretamente[/b:7de7890bfc] pelos componentes Dataset, isto é, Usar a propiedade DataBaseName deles para apontar para o própio aliase local e não para o componente DataBase
...Mas Em um Aplicativo Client/Servidor o Uso do Componente DataBase é´Quase que obrigatório, Pois ele é exigido para definir [b:7de7890bfc][b]parametros de conectividade e entrada[/b:7de7890bfc][/b](Login,o nome do usuário,e a senha) e para Manipular [b:7de7890bfc]Transações[/b:7de7890bfc]

Quando faço umas aplicações de banco de dados (a maioria muito simples) uso os tradicionais TDataSource e TTable.

O TDataSource estabelece a conexão dos componentes que fazem a conexão física dos bancos(Table,Query) aos componentes que farão a interface com o usuário(Exemplo:DbGrid,DbEdit,etc...)...
Já o Table ele não é recomendado para aplicativos cliente/servidor e nem para acessar tabela com grande volume de dados, para tablelas pequenas ele[b:7de7890bfc] funciona perfeitamente bem[/b:7de7890bfc]...Mas voce deve ir se adaptando com componentes query (Com ele voce pode efetuar consultas muito complexas de maneira bem simples...)

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar