Fórum Duvidas sobre responsabilidades no meu Modelo #5916

21/05/2009

0

Olá Pessoal, Iniciei hj um aplicação de aprendisazem sobre DDD não tenho a pretenção de logo de cara criar uma app 100% DDD. Mas logo no inicio da minha aplicação me deparei com um ldilema, a minha app e um controle de estoque que tem a inteção de ser multi-loja com essa ideia em mente comecei a modelar o meu dominio, contrui as seguinte entidades   Essa é a minha representacao da minha entidade PRODUTO com a suas respectivas Associaçoes (Me desculpe a gambi que fiz é pq o sistema de imagens de vcs me deu nos nervos hj) Produto              Id              Barras              Descricao              Grupo---------------------Grupo                                                   Id                                                   Descricao                                  SubGrupo-----------------SubGrupo                                                   Id                                                   Descricao                                                   Grupo---------------------Grupo                                                                                       Id                                                                                       Descricao                UnidadeDeMedida-------UnidadeDeMedida                                                   Id                                                   Descricao                                                   IsFracionada             Tributacao---------------- Tributacao                                                    Id                                                   Descricao                                                   Valor   ###################################        Estoque          Id          Loja--------------------Loja                                          Id                                          NomeRazao          Produto---------------Produto          Atual          Ideal          Minimo          IsControlaEstoque    Preco          Id          Loja--------------------Loja                                          Id                                          NomeRazao          Produto---------------Produto // A minha duvida esta aqui devo trocar essa referencia           Venda                                   //de PRODUTO por ESTOQUE          Custo          Tipo1          Tipo2          Promocao          InicioDaPromocao          FimDaPromocao          DataDeAlteracao            Eu acretito que Trocando a minha a referencia de Preço X Produto por uma associação de Preco X Estoque seria mais inteligente porque assim teria uma agrecação forte onde eu poderia resgatar tds os porduto pela minha entidade Estoque tendo tds a minha dependencias para manipular os produto em uma so entidade....é isso msm???   espero que não tenha ficado muito confuso....... fico no arguado de uma resposta....até mais
Daniel Porfirio

Daniel Porfirio

Responder

21/05/2009

Luiz Maia

Ola Daniel,   Você está no caminho certo, mas tome alguns cuidados ao usar DDD.   DD é bastante complicado. Nao é uma descrição de patterns (mas tem alguns).   Ensina a vc ficar mais atento a algumas coisas pra descobrir um design melhor, mas nao te ensina um design melhor pro teu problema.   É dificil, complexo e com exemplos q vc nao consegue facilmente transportar para o seu dia-a-dia.   Vc tem q ler e reler e reler e aos poucos vc vai pegando uma coisa aqui e outra ali.   Não vejo a Microsoft defender o uso de DDD para .Net, simplesmente pelo fato dela não fornecer ferramentas que facilitem DDD na plataforma.
Voltando ao seu problema, eu particularmente eu alguns sistemas parcecidos com este seu, usei apenas uma entidade produto, onde os atributos de estoque estavam contido nela mesmo, pois sera um x um. Mas do jeito que esta arquiteturando seu modelo do Domain Drive Design esta bom tb. Não ha problemas, so ao codificar que sera uma classe a mais, fora isto...sem problemas.   Abraços Att   Luiz Maia

Responder

Gostei + 0

22/05/2009

Daniel Porfirio

Valeu Luiz por enquanto é isso, coforme for surgindo duvidas eu posto aqui.... até a proxima valeu msm
Responder

Gostei + 0

22/05/2009

Luiz Maia

Blz, precisando é so falar. Continuamos a sua disposição para qualquer duvida. Abraços   Att Luiz Maia
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar