GARANTIR DESCONTO

Fórum Dúvidas sobre usuários do isc4.gdb #38101

19/08/2003

0

Minha dúvida é a seguinte:
Se já existe em uma máquina algum sistema que utilize o banco de dados interbase e eu queira instalar o meu...

como eu posso criar um usuário se a senha do SYSDBA foi gerada pelo fornecedor do primeiro sistema....
porq eu axo totalmente anti etico e mal feito só se poder instalar um sistema em cada máquina (com senhas diferentes)

qq koisa
uin : 33147676
mut4nte_pe@hotmail.com

Thiago Alves

Thiago Alves

Responder

19/08/2003

Afarias

|como eu posso criar um usuário se a senha do SYSDBA foi gerada pelo
|fornecedor do primeiro sistema....
|porq eu axo totalmente anti etico e mal feito só se poder instalar um
|sistema em cada máquina (com senhas diferentes)

A senha do SYSDBA não é e não pode ser a senha de um sistema qualquer, esta senha é do administrador do Interbase.

Se o sistema vai conectar com o SYSDBA ele deve prermitir o usuário configurar a senha ou passá-la diretamente.

Uma empresa que possui um servidor Interbase deve ter sempre uma pessoa responsável q conheça a senha do SYSDBA

O mais correto é que cada sistema tenha seu proprio usuário ´master´ e q seja criado pelo SYSDBA da empresa q está instalando o sistema.

Vc não pode querer q seu sistema rode com uma senha de SYSDBA fixa (só sua) isto é q é errado!! Lembre-se o banco de dados (os dados) pertence a empresa e não ao fornecedor do software.

T+

Responder

Gostei + 0

21/08/2003

Thiago Alves

afarias... obrigado.. voce me esclareceu em grande parte...
mais ainda resta uma duvida

qualquer pessoa q entre no interbase como SYSDBA pode ver o meu banco criado por outro usuario?? porq este foi o motivo de eu ter criado uma nova senha para o SYSDBA, para que eu me assegure que meus dados jamais poderam ser vistos ou alterados

tem como eu criar outro usuario sendo owner do banco e deixar q so ele tenha acesso ao meu banco?? Ou seja ... que nenhum engracadinho possa logar-se como SYSDBA e ter acesso ao meu banco tah entendendo???
porq sysdba tem a senha padrao dele...
que todos os programadores sabem! =(

Responder

Gostei + 0

21/08/2003

Afarias

|qualquer pessoa q entre no interbase como SYSDBA pode ver o meu
|banco criado por outro usuario??

SIM!

(apesar q existe uma forma de ´crackear´ o banco para impedir)

|porq este foi o motivo de eu ter criado uma nova senha para o SYSDBA,
|para que eu me assegure que meus dados jamais poderam ser vistos ou
|alterados

Bom, a princípio isso é resposabilidade da empresa q compra seu sistema. Os dados pertencem a ela e ela deve ter o cuidado de não fornecer a senha do sysdba para qualquer pessoa.

|tem como eu criar outro usuario sendo owner do banco e deixar q so ele
|tenha acesso ao meu banco?? Ou seja ... que nenhum engracadinho
|possa logar-se como SYSDBA e ter acesso ao meu banco tah
|entendendo???

Tem, más não é um procedimento padrão (correto) e é facilmente ´quebrado´ no IB 6.0 se o ´engraçadinho´ conhecer ´bem´ sobre IB

|porq sysdba tem a senha padrao dele...
|que todos os programadores sabem! =(

Entretanto, deve ser um procedimento padrão alterar a senha do SYSDBA assim q instalar um servidor INTERBASE e nunca permanecer ´masterkey´.

T+

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar