É desvio de função?

12/10/2014

0

Pessoal, sempre me pergunto, isso atraves de varias conversas: amigos, profissionais, estudantes e sei que essa discussão vai acabar como varias outras aqui no forum, mas queria ser bem mais especifico. O Profissional de Redes, Servidores muitas vezes cuida do Banco de Dados e já vi aqui no forum comentarios do tipo "O Desenvolvedor não pode ou não deve mexer no banco de dados", como devemos balancear isso e como não considerar como desvio de função, se é que isso realmente existe no mundo da tecnologia.

abraço amigos
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

Responder

Post mais votado

16/10/2014

Impossível um programador não saber banco de dados.


Concordo, mas nem sempre é o conhecimento que o mercado exige, em muitos casos o banco modelado de uma forma ruim, há casos e casos.

Roniere Almeida

Roniere Almeida
Responder

Mais Posts

15/10/2014

Eduardo Pessoa

Não sei quanto as areas em questão, mas isso sempre levará a aquela discussão de sempre, empresas x empregados x cargos x salarios...
Responder

15/10/2014

Alex Lekao

Tbm acho que vai gerar bastante discursao.... rsrsr

Mas a unica coisa que vejo eh que essas divisoes so acontecem em empresas de portes maiores.

acredito que ate possa caracterizar um desvio de funcao, mas o mais dificil sera os envolvidos no julgamento disto conseguirem compreender e separar uma coisa de outra. rsrs
Responder

15/10/2014

Carlos Oliveira

Eu não considero como desvio de função, mas é ai que está o X da questão, pagam sempre o valor de 1.
Responder

15/10/2014

Eduardo Pessoa

Eu não considero como desvio de função, mas é ai que está o X da questão, pagam sempre o valor de 1.


Como sempre é bem complicado, mas devemos considerar isso uma questão a se levantar, se realmente pagam justo por uma responsabilidade a mais, exe: Analista Programador, eu particularmente acho que recebe até bem, em uma dimensão geral.
Responder

15/10/2014

Alex Lekao

isso sempre acontece.

quando mais eu puder "extrair" de quem esta me prestando um servico eu vou estrair. rsrsr

Mas acredito que muito disso depende de postura e aceite, se eu tomo uma postura com relacao a nao fazer e o outro aceita, blz, entramos num consenco.

se o cara pede para quebrar um galho e eu faco, abria porteira, ja era. rsrsr

Eh muito complicado, eu mesmo desempenho funcoes que acredito que nao seria do meu escopo de trabalho. rssr
Responder

15/10/2014

Carlos Oliveira

Mas no caso que citei, de uma pessoa mexer com servidor e banco de dados não seria um desvio tão grande não é?
Responder

15/10/2014

Diogo Fernandes

Impossível um programador não saber banco de dados.
Responder

15/10/2014

Alex Lekao

Acredito que nao, grande nao.

E acredito que seja possivel sim um programador nao saber de banco de dados.

o nosso ele ate pode saber por ter a necessidade de usar coisas referente ao banco, mas qdo se exige um pouco mais, algo mais especifico ele nao tera dominio.
Responder

16/10/2014

Carlos Oliveira

Acredito que nao, grande nao.

E acredito que seja possivel sim um programador nao saber de banco de dados.

o nosso ele ate pode saber por ter a necessidade de usar coisas referente ao banco, mas qdo se exige um pouco mais, algo mais especifico ele nao tera dominio.


Nessa parte concordo contigo, o desenvolvedor sabe sobre a construção da base, fazer uns selects...e algumas outras coisas.
Responder

17/10/2014

Alex Lekao

Sim de fato.

Ja vi os dois casos.

Via de regra acontece em empresas menores, onde o programador eh o "dba" ou "dbd".

Mas quando o negocio se profissionaliza mais e a necessidade de regras de negocios serem tratadas na camada de banco de dados criando um intemeio entre a aplicacao desktop e a execucao propriamente dita no banco, ai entra-se um DBD, o desenvolvedor de banco de dados que ira prepara as SP e Trigguer que serao utilizadas em conjunto com a aplicacao para se atingir o resultado esperado.

Entao ele pode conhecer sim pode, agora se misturar as coisas, nao fara bem nem uma nem outra. rsrsr

Ja vi as duas situacoes em empresas que trabalhei.

Abraco.

P.S.: existem casos e casos e sim, eh claro que pode ter um cara que saiba e faca bem os dois, nao o exclui da possibilidade.
Responder

17/10/2014

Carlos Oliveira

Como vc disse, isso vai depender do tamanho da empresa, em uma empresa de grande porte realmente sem condições de uma pessoa tratar de duas funções com extrema qualidade, pode existir, sim, mas não é o certo.
Responder

17/10/2014

Ronaldo Lanhellas

Pessoal, sempre me pergunto, isso atraves de varias conversas: amigos, profissionais, estudantes e sei que essa discussão vai acabar como varias outras aqui no forum, mas queria ser bem mais especifico. O Profissional de Redes, Servidores muitas vezes cuida do Banco de Dados e já vi aqui no forum comentarios do tipo "O Desenvolvedor não pode ou não deve mexer no banco de dados", como devemos balancear isso e como não considerar como desvio de função, se é que isso realmente existe no mundo da tecnologia.

abraço amigos


Amigo, em todas as empresas que trabalhei nunca vi Analista de Redes ou Suporte cuidar do banco de dados, eles podem cuidador do Servidor que mantém o banco de dados, mas quem cuida do banco de dados é o DBA ou no mínimo o Analista de Sistemas.
Responder

17/10/2014

Ronaldo Lanhellas

Assim como o DBa não configura roteador, o Analista de Rede ou Suporte não realiza operações de DDL ou DML no banco.
Responder

17/10/2014

Carlos Oliveira

Como sempre isso vai depender da empresa.
Responder

19/10/2014

Eduardo Pessoa

Assim como o DBa não configura roteador, o Analista de Rede ou Suporte não realiza operações de DDL ou DML no banco.


Já vi propostas de empregos absurdas, que envolvia no minimo tres areas distintas: servidor, banco de dados e programação, em outras palavras queriam o "joão faz tudo".
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar