É possível acessar o banco de dados com javascript?

29/11/2016

0

Oi gente,

Existe alguma forma de isso ser feito? Acessar o banco de dados somente com javascript, sem outra linguagem intermediando o processo?
Larissa Aguiar

Larissa Aguiar

Responder

Post mais votado

01/12/2016

Olá Larissa td bem,

simmm, o JavaScript é menos seguro, pois é código cliente, esse código á baixado na máquina do cliente quando ele acessa a aplicação, apertando a tecla F12 no teclado por exemplo no Google Chrome vc pode ver todo o código que o browser baixou ao acessar um site, sistema ou página web, tanto os arquivos html, quanto os css e javascripts, então lá se por acaso houver conexões com banco de dados ou algo do gênero todos podem ver e talvez se aproveitar disso, é possível ver tb todas as requisições ajax que são feitas nas aplicações, Urls, rotas enfim, é claro que hj em dia existem ferramentas para deixar o código javascript minificado onde todo o código é retirado todos os espaços e linhas em branco e o arquivo fica difícil de entender o código, e há ferramentas para "desminificar", ai então criaram outra ferramenta que que deixa o código js extremamente angry, que fica difícil entender e pode acreditar eu já tentei ver o código de um código em javascript que passou por essa ferramenta que complica o código e realmente não dá para entender nada, mas isso torna um pouquinho mais seguro o Javascript, mas ainda assim é muito inseguro, pois é lado cliente, por isso não é nada bom realizar códigos de conexão no javascript, o mais comum hj em dia é consumirmos api's rest, via javascript, o javascript é uma linguagem maravilhosa, para mim ela é o futuro, pois está sendo utilizada para muitas coisas como aplicações mobile híbridas, native scripts que é aplicações nativa para celular, existe o NodeJs que é o Javascript no lado servidor, sim!! , ela pode ser utilizada para construir aplicativos para windows 8, windows 10 e por ai vai

Kleber Araujo

Kleber Araujo
Responder

Mais Posts

29/11/2016

Kleber Araujo

Oie, td bem,

na verdade é sim, mas não é nada seguro e nem recomendável por varias questões uma delas é a segurança
Responder

29/11/2016

Marcio Araujo

Confesso que essa eu desconhecia totalmente Skleton, tem algum conteudo por curiosidade mesmo!
Responder

30/11/2016

Diego Silva

Não aconselharia por questões de segurança!
Responder

01/12/2016

Larissa Aguiar

Gente, como assim questões de segurança? O javascript é menos seguro então? Podem me explicar melhor?
Responder

01/12/2016

Marcio Araujo

Na realidade não se usa Javascript para acesso a dados. que eu saiba não.
Responder

05/12/2016

Larissa Aguiar

Skletor, muito obrigada!

A explicação ficou muito clara! Deu para entender o porquê não é recomendado o uso de javascript para esse fim.

Segurança é um fator a se pensar sempre! Valeu pela ajuda!
Responder

05/12/2016

Marcio Araujo

Confesso que essa eu desconhecia totalmente Skleton, tem algum conteudo por curiosidade mesmo!


Existe algum material, mesmo que não seja indicado?
Responder

28/04/2017

Kleber Araujo

Olá Larissa, td bem

Então, vdd isso quando falamos de javascript cliente acessando banco nada bom, mas esqueci de comentar sobre uma tecnologia chamada nodejs, que é o javascript rodando no servidor, ai sim podemos acessar banco de dados de forma segura
Responder

29/04/2017

Daniel Araújo

Boa tarde Larissa!

Apesar de possível, não é o recomendado.
O ideal é que exista um web service intermediando isso. O web service acessa o banco e pelo Java Script você consulta o web service.

Segue alguns links pra te ajudar melhor:
https://www.devmedia.com.br/laravel-5-3-criando-uma-api-restful/38066
https://www.devmedia.com.br/angularjs-consumindo-um-servico-asp-net-web-api/32918

Espero ter ajudado!
Se a resposta for útil dê um like!!!
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar