Fórum É possível criar um Tabela temporária em tempo de Execucao ? #39004

28/09/2003

0

Olá!
Uso D6 + IB/FB + DBExpress (estou importando Paradox p/ IB)
Uso o trio de componentes (SqlQuery) + dsp + cds

1- Desejaria saber se é possível criar uma tabela temporária no lado cliente em tempo de execução p/ auxiliar na montagem de um relatório, imprimi-la e destruí-la após o desuso.

2- No delphi com paradox, eu conseguia cria uma Query e depois acessar o nome da mesma para executar uma nova query, (query de uma query).
É possivel tbém fazer isso no IB ?

Favor comentar opções e componentes que poderei usar, deixar um exemplo para melhor explicar.

Desde já meus agradecimentos.

ANT.CARLOS/SP


Ant.carlos/sp

Ant.carlos/sp

Responder

Posts

28/09/2003

Fabricio

Não é possível porque para criar tabelas é necessário que os clientes estejam desconectados. Porque vc bão cria uma VIEW ou então faça a SQL para gerar a ´tabela´ que vc precisa.


Responder

Gostei + 0

28/09/2003

Ant.carlos/sp

então faça a SQL para gerar a ´tabela´ que vc precisa.
Vc poderia me dar um exemplo de como fazer isso em tempo de execução.
Pois chamei de tabela temporário, pelo fato de criar, usar e destruir após deuso, tudo em mode de execução.
Pois fazia isso no Paradox p/ resolver algumas montagens complexas q apenas Querys não era possível resolver.

Desde já meus agradecimentos.

ANT.CARLOS/SP


Responder

Gostei + 0

30/09/2003

Afarias

|1- Desejaria saber se é possível criar uma tabela temporária no lado
|cliente em tempo de execução p/ auxiliar na montagem de um relatório,
|imprimi-la e destruí-la após o desuso.

Criar uma tabela temporária no CLIENTE:: SIM -- vc pode usar um ClientDataSet como tabela de memória e manipulá-la independente do banco de dados.

Criar uma tabela temporária no SERVIDOR (Banco IB):: SIM -- vc pode criá-la mas não é uma boa técnica (boa prática para sistemas C/S)



|2- No delphi com paradox, eu conseguia cria uma Query e depois
|acessar o nome da mesma para executar uma nova query, (query de
|uma query). É possivel tbém fazer isso no IB ?

NÃO! (em parte) -- É possível criar uma VIEW (que é uma consula SQL) e então fazer uma nova consulta em cima desta VIEW!! (consulta de uma consulta)!


Em termos gerais -- as boas práticas são usar as dicas do Fabricio ou tabelas em memória (como citado acima) -- dependendo das suas necessidades!

-- aproveitando -- Fabricio, é possível sim criar ou destruir objetos do banco de dados (como tabelas) com outros usuários trabalhando ativamente no banco! -- sendo que tabelas temporárias em bancos C/S não são ´boas práticas´


T+

T+


Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar