É possível saber o quê cada pessoa que está logada no banco está fazendo, mesmo que não seja em tempo real?

30/07/2018

0

Bom dia galera!!
É possível saber o quê cada pessoa que está logada no banco está fazendo, mesmo que não seja em tempo real? por exemplo: quero ver se determinado admin digitou um comando especifico, etc?

Essa dúvida foi gerada a partir de um comentário na aula [url:descricao=Logins, usuários e permissões - Curso de Administração de Banco de Dados com SQL Server - Aula 39]//www.devmedia.com.br/logins-usuarios-e-permissoes-curso-de-administracao-de-banco-de-dados-com-sql-server-aula-39/31904[/url]
Demetrio Lopes

Demetrio Lopes

Responder

Posts

31/07/2018

Felipe Morais

Boa noite, Demetrio

Sim é possível, de certa forma, saber os processos correntes nas instâncias de um servidor de banco de dados com informações de instruções, usuário e em quais instâncias estão sendo executadas. Como uma das tags do seu post é SQL Server, darei um exemplo prático e fácil de ser testado (claro, este assunto é muito mais abrangente, mas você poderá vislumbrar a direção deste estudo).

Caso possua, abra a ferramenta SQL Server Management Studio, e caso tenha permissões no seu perfil, abra uma nova Query e execute a seguinte instrução:

EXEC sp_who


O resultado será um Recordset com informações como ID, Statuts, o login do usuário, qual a base de dados está conectado e executando cada instrução. Agora execute a seguinte instrução:

EXEC sp_who2


O resultado agora conterá informações adicionais como o tempo de CPU usado, entre outras informações. Mas, qual a diferença entre as duas instruções? A primeira (sp_who) é documentada e mantida pela Microsoft, enquanto que a segunda não possui tal documentação e suporte.

Sugiro leitura e estudo da documentação oficial e tenho certeza que irá descobrir muito mais informações a respeito.

https://docs.microsoft.com/en-us/sql/relational-databases/system-stored-procedures/sp-altermessage-transact-sql?view=sql-server-2017

Espero ter ajudado, boa sorte nos estudos!
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar