Fórum É possivel trabalhar conectado a 2 DBs Interbase? #38042
16/08/2003
0
Estou iniciando um projeto, e não tenho muita experiência com Interbase, e logo de cara já deparei com uma questão que acredito deve ser resolvida antes da criação do BD.
Meu Sistema terá um BD com 5 tabelas, sendo que duas serão bases de dados gerais, e eu criaria ´projetos´ dentro do sistema que pegaria essas bases gerais, e a partir delas eu faria modificações exclusivas para o ´projeto´ corrente, resguardando as bases gerais.
Pensei em três soluções:
1a. - Para cada ´projeto´ criado no meu sistema, eu criaria uma cópia do BD, e trabalharia somente nele. (desvantagem de não poder restaurar dados da minha base original, caso queira);
2a. - Para cada ´projeto´ criaria outras 2 tabelas específicas dentro do mesmo BD (vantagem de poder trabalhar tanto os registros originais quanto os específicos, e a desvantagem de ter um BD com inclusão indefinida de tabelas, talvez acarretando perda de perfomance a medio prazo);
3a. - Criar um novo BD para cada projeto com apenas as tabelas específicas, e trabalhar ao mesmo tempo com os dois BDs , inclusive copiando registros entre eles, pesquisando nos dois ao mesmo tempo, etc.(isso q eu não sei se pode, e como fazer), acredito ser esta a melhor solução.
Se alguém puder me ajudar, inclusive se tiver alguma idéia melhor eu agradeceria muito.
obrigado,
rjanuzzi
Rjanuzzi
Curtir tópico
+ 0Posts
16/08/2003
Afarias
No que eu entendo, um sistema único deve ser INTEGRADO isso significa usar apenas 1 banco de dados (mesmo q com muitas tabelas) -- ficar criando tabelas durante a evolução do sistema (digamos, cadastros) não é algo condizente com os procedimentos normais de bancos relacionais.
Más é possível q eu não tenha mesmo entendido seu problema.
T+
Gostei + 0
17/08/2003
Rjanuzzi
Eu vou fazer um programa de orçamento de obras, ´sistema´ é o meu programa, e ´projeto´, é cada orçamento novo feito pelo usuário.
O problema é o seguinte, além das tabelas comuns que terão campos como Cliente, Local, Data de entrega, etc..., existirão outras 3 tabelas que são bases de dados específicas para auxílio a orçamentos de obras:
Composições_de_Custos(mestre)
Cod
Descrição
Unidade
Composição_de_Custos(detalhe)
CodMestre
Insumo
Qtd_Insumo
Insumos
Cod
Descriçao
Unid
Preço
Exemplo de Composição de Custo:
[b:b37b42800b]Execução de Alvenaria[/b:b37b42800b] Unid: m2
Servente...............2h........x.....R$1,20
Pedreiro................2h........x.....R$2,10
Bloco Cerâmico....20unid....x.....R$0,70
Argamassa..........0,2m3.....x.....R¬170.00
Preço Total: R$ 54,60
Essas tabelas são compostas por bases de dados já existentes na literatura que irão auxiliar na execução dos orçamentos.
E cada orçamento é composto por ´N´ Composições de Custo dependendo da obra.
[b:b37b42800b]O que eu quero, é usar essas composições, e insumos para cada orçamento, tendo a liberade de poder modificá-las de acordo com as condições de meu orçamento. E ainda preservar a minha base de dados original.[/b:b37b42800b]
Desculpe por me alongar tanto, e muito obrigado pela resposta.
rjanuzzi
Gostei + 0
17/08/2003
Afarias
1) use apenas 1 banco de dados
2) construa suas tabelas todas no início (esqueça de criar tabelas novas a cada projeto)
3) leia um pouco sobre conceitos relacionais, vai te ajudar muito. Por ex, vc pode criar grupos de composição de custos, q poderiam ser escolhidos ou criados dependendo do projeto -- sem precisar estar criando tabelas.
Em bancos relacionais, a principio e dentro de 99¬ dos sistemas padrões, tudo q se cria são LINHAS (tuplas).
T+
Gostei + 0
17/08/2003
Rjanuzzi
Mas nesse caso, supondo ter um orçamento em média umas 100 composições, e fosse executado uns 100 orçamentos por ano, isso corresponderia a 10 mil registros por ano na tabela.
Esse número não é grande não?
Já descartei a idéia de 2 BDs.
Mas qual seria a desvantagem de criar novas tabelas? Imaginei agora a possibilidade de criar uma nova tabela para cada projeto, com somente os registros de composições realmente usadas. Acho que assim minhas pesquisas seriam mais enxutas.
Grato,
rjanuzzi
Gostei + 0
17/08/2003
Afarias
|fizesse o relacionamento com o projeto corrente, não é.
Isso!
|{...} isso corresponderia a 10 mil registros por ano na tabela.
|Esse número não é grande não?
NÃO (más tenha sempre em mente a conduta C/S)
|Mas qual seria a desvantagem de criar novas tabelas? Imaginei agora a
|possibilidade de criar uma nova tabela para cada projeto, com somente
|os registros de composições realmente usadas. Acho que assim minhas
|pesquisas seriam mais enxutas.
Sim, más, o número de tabelas no banco de dados é bem mais limitado q o de linhas e seu sistema seria bem mais ´complicado´.
T+
Gostei + 0
18/08/2003
Rjanuzzi
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)