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Fórum É possivel trabalhar conectado a 2 DBs Interbase? #38042

16/08/2003

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Olá pessoal,

Estou iniciando um projeto, e não tenho muita experiência com Interbase, e logo de cara já deparei com uma questão que acredito deve ser resolvida antes da criação do BD.

Meu Sistema terá um BD com 5 tabelas, sendo que duas serão bases de dados gerais, e eu criaria ´projetos´ dentro do sistema que pegaria essas bases gerais, e a partir delas eu faria modificações exclusivas para o ´projeto´ corrente, resguardando as bases gerais.

Pensei em três soluções:

1a. - Para cada ´projeto´ criado no meu sistema, eu criaria uma cópia do BD, e trabalharia somente nele. (desvantagem de não poder restaurar dados da minha base original, caso queira);

2a. - Para cada ´projeto´ criaria outras 2 tabelas específicas dentro do mesmo BD (vantagem de poder trabalhar tanto os registros originais quanto os específicos, e a desvantagem de ter um BD com inclusão indefinida de tabelas, talvez acarretando perda de perfomance a medio prazo);

3a. - Criar um novo BD para cada projeto com apenas as tabelas específicas, e trabalhar ao mesmo tempo com os dois BDs , inclusive copiando registros entre eles, pesquisando nos dois ao mesmo tempo, etc.(isso q eu não sei se pode, e como fazer), acredito ser esta a melhor solução.

Se alguém puder me ajudar, inclusive se tiver alguma idéia melhor eu agradeceria muito.

obrigado,

rjanuzzi


Rjanuzzi

Rjanuzzi

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Posts

16/08/2003

Afarias

Na verdade não entendi nada. Defina o q é SISTEMA e PROJETO para vc... e essas TABELAS...

No que eu entendo, um sistema único deve ser INTEGRADO isso significa usar apenas 1 banco de dados (mesmo q com muitas tabelas) -- ficar criando tabelas durante a evolução do sistema (digamos, cadastros) não é algo condizente com os procedimentos normais de bancos relacionais.

Más é possível q eu não tenha mesmo entendido seu problema.

T+


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17/08/2003

Rjanuzzi

Vou tentar ser mais claro:

Eu vou fazer um programa de orçamento de obras, ´sistema´ é o meu programa, e ´projeto´, é cada orçamento novo feito pelo usuário.

O problema é o seguinte, além das tabelas comuns que terão campos como Cliente, Local, Data de entrega, etc..., existirão outras 3 tabelas que são bases de dados específicas para auxílio a orçamentos de obras:

Composições_de_Custos(mestre)
Cod
Descrição
Unidade

Composição_de_Custos(detalhe)
CodMestre
Insumo
Qtd_Insumo

Insumos
Cod
Descriçao
Unid
Preço

Exemplo de Composição de Custo:

[b:b37b42800b]Execução de Alvenaria[/b:b37b42800b] Unid: m2
Servente...............2h........x.....R$1,20
Pedreiro................2h........x.....R$2,10
Bloco Cerâmico....20unid....x.....R$0,70
Argamassa..........0,2m3.....x.....R¬170.00
Preço Total: R$ 54,60


Essas tabelas são compostas por bases de dados já existentes na literatura que irão auxiliar na execução dos orçamentos.
E cada orçamento é composto por ´N´ Composições de Custo dependendo da obra.
[b:b37b42800b]O que eu quero, é usar essas composições, e insumos para cada orçamento, tendo a liberade de poder modificá-las de acordo com as condições de meu orçamento. E ainda preservar a minha base de dados original.[/b:b37b42800b]
Desculpe por me alongar tanto, e muito obrigado pela resposta.

rjanuzzi


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17/08/2003

Afarias

Ok, entendi. era o q eu pensava mesmo... seguindo os conceitos normais de construção de sistemas eu diria:

1) use apenas 1 banco de dados

2) construa suas tabelas todas no início (esqueça de criar tabelas novas a cada projeto)

3) leia um pouco sobre conceitos relacionais, vai te ajudar muito. Por ex, vc pode criar grupos de composição de custos, q poderiam ser escolhidos ou criados dependendo do projeto -- sem precisar estar criando tabelas.

Em bancos relacionais, a principio e dentro de 99¬ dos sistemas padrões, tudo q se cria são LINHAS (tuplas).


T+


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17/08/2003

Rjanuzzi

Caro afarias, acho q entendi, no caso minha tabela de composição de custos, teria um campo que fizesse o relacionamento com o projeto corrente, não é. De qualquer forma vou ler, sim, sobre conceitos relacionais.

Mas nesse caso, supondo ter um orçamento em média umas 100 composições, e fosse executado uns 100 orçamentos por ano, isso corresponderia a 10 mil registros por ano na tabela.

Esse número não é grande não?

Já descartei a idéia de 2 BDs.

Mas qual seria a desvantagem de criar novas tabelas? Imaginei agora a possibilidade de criar uma nova tabela para cada projeto, com somente os registros de composições realmente usadas. Acho que assim minhas pesquisas seriam mais enxutas.

Grato,

rjanuzzi


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17/08/2003

Afarias

|no caso minha tabela de composição de custos, teria um campo que
|fizesse o relacionamento com o projeto corrente, não é.

Isso!


|{...} isso corresponderia a 10 mil registros por ano na tabela.
|Esse número não é grande não?

NÃO (más tenha sempre em mente a conduta C/S)


|Mas qual seria a desvantagem de criar novas tabelas? Imaginei agora a
|possibilidade de criar uma nova tabela para cada projeto, com somente
|os registros de composições realmente usadas. Acho que assim minhas
|pesquisas seriam mais enxutas.

Sim, más, o número de tabelas no banco de dados é bem mais limitado q o de linhas e seu sistema seria bem mais ´complicado´.


T+


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18/08/2003

Rjanuzzi

Obrigado afarias! vou seguir sua recomendação.


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