E WPF, como anda?

31/05/2013

0

Oi, gente... estou aqui de novo, novamente, mais uma vez =) precisando da ajuda de vocês com mais experiência para guiar meus estudos.
Como anda o uso de WPF comercialmente? Está realmente sendo usado? Tem chances de substituir os Windows Forms?
Pergunto por que estou tentando traçar metas de estudo, mas como o tempo está um pouco apertado, estou buscando estudar o que realmente tem mais chances de me colocar no mercado. Por isso conto com a ajuda de vocês, que tem maior experiência profissional.
Desde já, muito obrigada.
Rachel Andrade

Rachel Andrade

Responder

Post mais votado

31/05/2013

Como o Ricardo citou, WPF é bastante útil para construção de interfaces ricas. MAS para aplicações comerciais "reais" como essas com as quais estamos acostumados (vendas, caixa, estoque, etc), EU não vejo vantagem. A própria organização da interface e forma de conexão de dados faz com que empreguemos mais tempo para fazer algumas coisas que no modelo Windows Form são bastante simples.
Eu utilizo XAML/Silverlight no Windows Phone, mas não consigo me acostumar com o XAML/WPF para deskop. =/

Joel Rodrigues

Joel Rodrigues
Responder

Mais Posts

31/05/2013

José

Olá amiga Rachel, a quanto tempo não a vejo atuando nos fóruns.
Vamos lá a sua duvida

Primeiro falando em modo pessoal, acredito que o windows form para aplicações windows não vai deixar de ser utilizado tão cedo.

Entretanto a utilização do WPF, será extremamente usado para windows phone, interface metro. Desso modo sendo bem interessante seu estudo.

Sendo que este estilo de programação lhe permite fazer interface muito mais elegantes e com uso de animações.

Agora sobre seu uso comercialmente não sei informar.
Responder

31/05/2013

Walter Junior

Boa tarde amigos.

Nunca tinha ouvido falar de WPF, o que seria um novo estilo de programação?
Responder

31/05/2013

José

Boa tarde amigos.

Nunca tinha ouvido falar de WPF, o que seria um novo estilo de programação?


WPF é denominado como a futura geração do UI (User Interface), que possibilita o desenvolvimento de aplicações com um nivel de personalização extremamente elevado, fazendo assim com que o utilizador tenha uma experiencia única.

Além de o WPF ter suporte a interfaces de aplicação, graficos 2D e 3D, documentos, aceleração de hardware, gráficos vectoriais, visualização de dados interactivos e multimédia. Isso tudo em apenas uma estrutura ou seja (Framework).
Responder

31/05/2013

Thiago Porto

WPF não é produtivo para aplicações comerciais, o mercado hoje usa windows forms.
Responder

31/05/2013

Rachel Andrade

Por isso que é bom perguntar a quem sabe, né... eu achei bonitinho e já ia me dedicar com tudo a isso. Mas sabendo dessa não produtividade, vou deixar de lado um pouco e me dedicar a aprofundar meus conhecimentos em ASP.NET, uma vez que já uso Windows Forms e aprendo a cada dia.
Responder

31/05/2013

Rachel Andrade

Ah, muito obigada a todos =)
Me tirem outra dúvida, não ficou claro pra mim se WPF e WCF estão intimamente ligados. Tem algo a ver um com o outro?

Grata.
Responder

03/06/2013

Caio Uechi

Não sou vidente, mas sou atualizado.

Estude WPF, ele vai substituir os webservices.

"WPF vai substituir os webforms?".....

WPF não, mas MVC sim. =D


Espero ter ajudado!

Responder

03/06/2013

Rachel Andrade

WPF vai substituir os webservice? Agora fiquei confusa =/
WPF é pra web também?
Help, gente.
Responder

03/06/2013

Thiago Porto

Não sou vidente, mas sou atualizado.

Estude WPF, ele vai substituir os webservices.

"WPF vai substituir os webforms?".....

WPF não, mas MVC sim. =D


Espero ter ajudado!



Também fiquei confuso! Acho que ele é WCF vai substituir o webservice, se for isso é bom dá uma olhada.
Fiquei sabendo que em relação a webservice a microsoft está aderindo ao uso de webapi.
Responder

03/06/2013

Caio Uechi

Nossa, viajei, juro que li WCF!!!!!! Desculpem-me galera! rs!!
Responder

03/06/2013

Nildson Teixeira

Estude WPF, não existe essa improdutividade que os colegas citaram, isso é uma questão de paradigma. Para web, acredito que seja unanimidade, que não dá para trabalhar sem CSS. Mas antes do CSS criávamos os estilos na mão, página a página.

Tenho utilizado o WPF nos produtos que tenho desenvolvido e além de ser visualmente melhor (mesmo criando uma aplicação com "cara" de windows forms) temos uma outra vantagem no quesito performance, uma vez que a parte gráfica do WPF é renderizado diretamente na placa de vídeo do computador. Claro que tudo depende de acostumar a trabalhar com o novo modelo, mas uma vez habituado a produtividade é a mesma.
Outro grande ponto do WPF é que, aliado aos padrões de desenvolvimento corretos, é possível reaproveitar toda sua estrutura e entre Windows, Mobile e Web.

Hoje tenho a mesma produtividade que tinha tinha no Windows Forms utilizando WPF e até mesmo aplicações simples (testes para web services, validação de XML, etc) que preciso fazer utilizo o WPF.

Boa sorte nos seus estudos.
Responder

03/06/2013

Rachel Andrade

Nossa, viajei, juro que li WCF!!!!!! Desculpem-me galera! rs!!
Ah tah, tudo bem =)
Entendi sua colocação então. Obrigada pela colaboração.
Responder

03/06/2013

Rachel Andrade

Estude WPF, não existe essa improdutividade que os colegas citaram, isso é uma questão de paradigma. Para web, acredito que seja unanimidade, que não dá para trabalhar sem CSS. Mas antes do CSS criávamos os estilos na mão, página a página.

Tenho utilizado o WPF nos produtos que tenho desenvolvido e além de ser visualmente melhor (mesmo criando uma aplicação com "cara" de windows forms) temos uma outra vantagem no quesito performance, uma vez que a parte gráfica do WPF é renderizado diretamente na placa de vídeo do computador. Claro que tudo depende de acostumar a trabalhar com o novo modelo, mas uma vez habituado a produtividade é a mesma.
Outro grande ponto do WPF é que, aliado aos padrões de desenvolvimento corretos, é possível reaproveitar toda sua estrutura e entre Windows, Mobile e Web.

Hoje tenho a mesma produtividade que tinha tinha no Windows Forms utilizando WPF e até mesmo aplicações simples (testes para web services, validação de XML, etc) que preciso fazer utilizo o WPF.

Boa sorte nos seus estudos.

Oi, Nildson. Uma das coisas que vi é que não tem ADO.net no WPF, né? Digo, as classes SqlConnection, SqlCommand, etc. E eu estava acostumada a trabalhar com elas.
No caso eu sou "obrigada" a migrar para Entity Framework?
Grata pela contribuição.
Responder

13/06/2013

Rachel Andrade

Vi também que tem o NHibernate. Eu teria de usar ele ou o Entity então?
Obrigada.
Responder

13/07/2015

Matheus Franco

wpf eu ainda acho lindo as aplicações com wpf se esta ficando obsoleto paciência + que a interface fica + agradável fica
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar