Fórum Edição e Navegação entre registros #280862

10/05/2005

0

olá pessoal
tenho um form que do lado esquerdo tem um grid conectado a DataSource1 e este ligado ao Table1.
do outro lado tenho os campos que compoe esta tabela.
conforme for navegando no grid os campos são preenchido com suas devidas informações.
abaixo dos campos eu tenho as opções de Incluir,Alterar,Excluir,Cancelar,Salvar.
Gostaria de saber qual a melhor forma de trabalhar com o seguinte:
ao estar num registro X eu posso alterá-lo. mas aí meu usuário tem necessidade de Incluir um novo registro. Gostaria de manter o registro em estado de alteração e limpar os campos para a Inclusão. Ou também poderia estar alterando o Y e ir para o F e alterá-lo também e ambos permanecerem com estado alterado.
Para o controle dos botões já achei a solução. Criei um record que grava cada registro e o estado de cada botão do registro.
Agora falta a questão de poder navegar entre os registros, cada um podendo ter um estado diferente (alteração,inclusão ou somente exibir).

agradeço qq dica e/ou ajuda
abraço
Diogo

Diogoalles

Diogoalles

Responder

10/05/2005

Diogoalles

Pessoal, complementando

o código do cliente (CdCLiente) é o campo chave da Table1.

o record tem a seguinte estrutura:

type
  ...

TControleBotoes = record
    CdCliente  : Integer;      
    BtnIncluir  : Boolean;
    BtnAlterar  : Boolean;
    BtnExcluir  : Boolean;
    BtnCancelar : Boolean;
    BtnSalvar   : Boolean;
  end;

var
  Form1 : TForm1;
  ControleBotoes  : Array of TControleBotoes;
...

outro problema é o o CdCliente que estou incluindo e que é preenchido somente no BeforePost devido a existirem varias estacoes realizando a operação de inclusão não ocorrendo o problema de Key Violation.

obrigado
Diogo

Responder

Gostei + 0

10/05/2005

Diogoalles

olá galera,
será que alguem pode dar uma força?!!
ñ to conseguindo :cry:

valeu

Responder

Gostei + 0

11/05/2005

Diogoalles

galera.. tentei , to tentando e não to conseguindo
alguem poderia dar uma força ?

valeu

Responder

Gostei + 0

11/05/2005

Saint

Nao me agrada o modo de trabalhar com botoes de navegacao de registros...

Eu utilizo em todos os meus projetos o seguinte...ao invez de criar um form de cadastro/alteracao com uma barra de navegacao eu crio sempre 2 forms..um eu deixo so pra visualizacao e nele eu coloco uma barra com os botoes incluir, editar,exlcuir e consultar..
desta forma o usuario visualiza ja todos os registros e tem a possibilidade de consulta..
os botoes da barra estao sempre ENABLED..
assim se o usuario quiser editar ou incluir algum registro basta clicar no botao correspondente..
acredito que alem de ser muito mais facil pra trabalhar o sistema fica mais organizado e mais limpo pro usuario..

Responder

Gostei + 0

12/05/2005

Diogoalles

e ai galera

Saint, valeu pela dica mas não entendi muito bem. Você sugere criar uma tela que serve só pra navegação e outra só para Inserrir, Alterar e Excluir? isso?

se alguem tiver mais alguma dica manda ai !

valeu
Diogo

Responder

Gostei + 0

12/05/2005

Saint

basicamente..
por exemplo, voce tem no seu sistem ao cadastro de clientes..
aih voce faz o seguinte..quando o cara acessar o modulo de clientes voce exibe o form frmVisCliente..

neste form voce coloca basicamente uma grid com os dados dos clientes e os botoes INCLUIR, ALTERAR, EXCLUIR e LOCALIZAR..
aih se quiser colocar outros itens como o total de clientes, melhores clientes, enfim...
aih sempre que o usuario foi incluir ou alterar um registro voce chama o seu form frmCadCliente..nele voce coloca os dados do cliente e os botoes GRAVAR e CANCELAR...
entao sempre que o cara quiser editar ou incluir um registro voce apenas chama o forumulario e da aplica o metodo na query(insert ou edit), entendeu?
fica muito mais visivel pro usuario, porque ele tem toda a lista dos registros, enquanto ele ve os dados do joao da silva ele ja ve o da silmara dos santos..

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar