Editar cadastro

01/03/2010

0

Boa tarde pessoal.
Seguinte, quero dar uma melhorada no meu campo de localizar cadastrado, fazendo com que ao ser localizado, dê para visualizar E ter a possibilidade de editar um determinado formulário de cadastro.
Exemplo:
José está cadastrado, ativo no sistema, porém o mesmo quer se desligar do sistema de associação, e seu formulário precisa ser editado.
Localizo no grid, e ao dar duplo clique, o formulário do mesmo aparece na tela, com a opção de editar e gravar...
 
Porém, meu localizar só funciona para visualização de localizados, por nome , setor e função.
Alguém me ajuda nessa parte? 
 
Obrigada desde já.
Laura
Laura Queiroz

Laura Queiroz

Responder

Posts

01/03/2010

Junior Miranda

Como é que vc carrega um registro em específico para o cadastro de cliente hoje?
Ou seja, estando vc no cadastro de clientes, como vc faz para carregar a cliente Laura Serafim?

Suas consultas possuem parâmetro ou vc carrega todos os registro e apenas "navega" entre eles?

Quais componentes de acesso a dados vc utiliza?


[]'s
Responder

01/03/2010

Laura Queiroz

    Estando no cadastro de clientes, se eu quero procurar um determinado nome, eu clico no botão editar, e ele redireciona à essa tela de busca. Ele só procura pelo nome do funcionário. No momento que dá o ok, aparece todos os encontrados, e só dá pra visualizar. eu quero que dê para ao clicar duas vezes em um dos encontrados, apareça o cadastro do mesmo para ser editado. Pq no momento em que eu clico em editar, no formulário de cadastro mesmo, aparece o primeiro cadastro que precisa ser completado, dificultando a procura por um específico, o que pro meu cliente seria melhor.     Laura

Responder

01/03/2010

Wilson Junior

Carregue o seu ClientDataset de Funcionários filtrando apenas pelo registro selecionado na pesquisa, sendo assim, você chama a sua manutenção que irá utilizar este ClientDataSet filtrado.

Espero ter colaborado.
Responder

01/03/2010

Laura Queiroz

Não entendi o que vc quis dizer, Wilson.     Mas assim, eu carrego normalzinho meus encontrados..porém, não dá pra,digamos, 'interagir' com ele, pq ele só procura, e deixa carregado o nome, código, função, setor e se está ativo ou não no cadastro. Eu quero que, ao encontrar o funcionário, dê pra clicar em cima do nome dele, e ter uma visualização COMPLETA do cadastro,pra que dê pra editar.
Responder

01/03/2010

Wilson Junior

O mesmo ClientDataSet que você utiliza para editar os registros você está utilizando para pesquisar?
Responder

01/03/2010

Laura Queiroz

Não, são DataSet s diferentes..
Responder

01/03/2010

Thiago Santana

Laura tente o seguinte na tela em que vc faz a consulta, no evento OnDblClick do DbGrid insira o seguinte código:  FormdeEdiçãodeCadastro.Show   NomedaTabelaresponsávelpelocadastro.Edit;   No evento Onkeydonw da dbgrid inclua o seguinte código:   if (key = vk_return) then begin
      NomedaTabelaresponsávelpelocadastro.Edit;   E vc irá ligar o mesmo dataset ou clientDataset de Pesquisa a tabela de Edição! Assim quando vc clicar 2 vezes sobre a DbGrid depois da consulta a sua tela de edição já irá vim com os dados da sua consulta. Lembrando utilize a mesma tabela ou query de consulta para efetuar a edição. Qualquer dúvida poste aí! AbraçoO 
Responder

01/03/2010

Wilson Junior

Então Laura, você tem um ClientDataSet com o índice do registro que você deseja editar (vamos camhar de cdsPesquisa).
Agora você deve abrir o seu ClientDataSet que será editado o registro (vamos chamar de cdsEditavel), filtrando com o índice do regsitro selecionado no cdsPesquisa.
Sendo assim você terá dois ClientDataSet abertos, mas um para a sua pesquisa e outro para a sua edição dos registros.

Espero que tenha entendido...rsrs

Qualquer coisa pergunte.
Responder

01/03/2010

Laura Queiroz

Thiago.. no "FormdeEdiçãodeCadastro.Show   NomedaTabelaresponsávelpelocadastro.Edit;"   esse form de edição de cadastro, é outro formulário, ou o formulário de cadastro mesmo??
Responder

01/03/2010

Thiago Santana

Laura deste jeito que te passei será em um outro formulário! Mas caso vc queria modificar no mesmo formulário diz aí ki podemos te ajudar! Quando mim refiro a "FormdeEdiçãodeCadastro.Show o FormdeEdiçãodeCadastro será um formulário em que vc poderá alterar que pode até ser o formulário que vc utilizou para fazer o cadastro.    E o NomedaTabelaresponsávelpelocadastro é a tabela que está ligada a tela de cadastro! Qualquer dúvida diz aí! 
Responder

01/03/2010

Laura Queiroz

thiago, sim, quero modificar direto na tela de cadastro.. sei lá, parece ser mais fácil hahahaha coloquei lá o formulário de cadastro, e ele aparece, porém, como vou carregar junto as informações cadastradas?? Oo     Wilson, perdão, não te entendi novamente! (hoje estou bem lerdinha pra entender as coisas, incrível hahahaha)  
Responder

01/03/2010

Thiago Santana

Laura fiz um exemplo bem básico para que vc consiga desenvolver aí na tua aplicação! Vamos lá criei dois formulário um de pesquisa e um de cadastro. No formulario de pesquisa eu incluir um memo um edit um botão, uma query o componente de conexão e o datasource. Fiz a conexão normalmente e liguei o datasource a minha tabela Tb_teste que estou utilizando como exemplo. No evento onclick do botão inclua o seguinte código: TabelaPesquisa.SQL.Clear;
TabelaPesquisa.SQL.Add('Select * from Tb_Teste where Nome = ' + QuotedStr (Edit1.Text ));
TabelaPesquisa.Open;
No evento ondblClick da DbGrid inclua o seguinte código:   Form2.show; // Form2 é o forme referente a editar a sua tabela nele eu inserir os DBedits referentes aos campos da tabela.
  TabelaPesquisa.Edit;   No form2 incluir os campos de edição da tabela os "Fields" da TabelaPesquisa e um botão. No evento onclick do botão incluir o seguinte código: Form1.TabelaPesquisa.Post;
Form1.TabelaPesquisa.IB_Transaction.CommitRetaining;   Assim vc conseguirá fazer a edição do registro pesquisado! Espero que possa ter te ajudado! Caso não consiga, mim add no msn que a noite estarei online e poderei te ajudar melhor... Thiagodarley@hotmail.com
Responder

01/03/2010

Perivaldo Martins

Não olhei a sua tela de cadastro, mas creio q se vc utilizasse o mesmo dataset ficaria mais fácil, pq ao localizar o registro em sua tela de pesquisa, este estaria disponível para edição normal, sendo que vc poderia ter um tbutton (localizar) e deixar editar para realmente fazer a edição do registro, mas como disse antes, não olhei sua tela de cadastro. Talvez eu não tenha entendido direito o que vc quer fazer.   Boa sorte.
Responder

03/03/2010

Laura Queiroz

Boa tarde pessoal. Upei parte do sisteminha, pra vocês verem como foi feito.   http://uploaddearquivos.com.br/download/delphi-Laura.zip   Não to sabendo 'puxar' os dados do associado que eu busquei.   Laura.
Responder

03/03/2010

Thiago Santana

A noite darei uma olhada em seu sistema Laura! Caso eu resolva teu probleminha colocarei ele para download novamente! Até mais...
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar