GARANTIR DESCONTO

Fórum Editar e gravar direto no dbgrid #366392

23/11/2008

0

Nunca fiz edicao, insercao e delecao direto no dbgrid, alguem pode me ajudar nessa empreitada simples ? Com algum artigo, exemplo ou link ?
Utilizo D7+ClientDataset+FB1.52

Mt Obrigado

Felipeiw

Felipeiw

Responder

23/11/2008

Mauriciopr17

Boa tarde felipeiw, tudo bom cara?

Olha não sei se posso te ajudar, mas, quando trabalhei com exclusão direto do DBGrid fiz dessa maneira:

procedure Tfrmunidades.DBGrid1KeyDown(Sender: TObject; var Key: Word;
Shift: TShiftState);
begin
//se teclar Delete no DBGrid o botão Excluir é acionado
if (key = 46) then
btnexcluirunid.Click;
end;

Veja que ele chama o botão exlcuir do form.

Esta pode ser uma maneria de fazer, o mesmo pode ser feito com o Insert e Alteração.

Responder

Gostei + 0

24/11/2008

Felipeiw

Como faço para validar campo, ou quando for digitado um valor no campo (celula) eu chamar um metodo ?

Abs

Responder

Gostei + 0

24/11/2008

Brunodsr

Use os eventos dos fields.. O validate por exemplo resolveria o teu problema de validação dos dados.

Entenda o dbGrid apenas como um controle como qualquer outro. Sendo assim, as validações devem ser efetuadas sempre dos DataSets.

Caso necessite de um exemplo, da um toque aí que eu posto.. falou?

[]s,

Responder

Gostei + 0

24/11/2008

Felipeiw

Obrigado Bruno, se vc puder postar algum exemplo de validacao e principalmente para eu conseguir chamar metodos, agradeço mt.

Abs

Responder

Gostei + 0

24/11/2008

Martins

Obrigado Bruno, se vc puder postar algum exemplo de validacao e principalmente para eu conseguir chamar metodos, agradeço mt. Abs

Amigo lembre-se de uma coisa, o DBGrid é simplesmente um espelho do seu Dataset, ou seja, o q vc fizer nele vai refletir no seu dataset, sendo assim, teoricamente se vc quisesse inserir um novo registro.

procedure Tfrmunidades.DBGrid1KeyDown(Sender: TObject; var Key: Word; Shift: TShiftState); 
begin 
//Usando a tecla INSERT para adicionar
if (key = VK_INSERT) then 
 SeuDataSet.Append; 

//Usando a tecla DELETE para excluir
if (key = VK_DELETE) then 
 SeuDataSet.Delete; 

//Usando a tecla F2 para editar
if (key = VK_F2) then 
 SeuDataSet.Edit; 

//Usando a tecla F5 para Gravar
if (key = VK_F5) then 
 SeuDataSet.Post; 
...
end; 

Lembrando q é apenas ilustrativo o q foi escrito acima, vc terá q fazer seus testes.

Quais metodos vc quer disparar?

Boa sorte e bons códigos.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar