GARANTIR DESCONTO

Fórum Editor SQL #227895

26/04/2004

0

Olá colegas!

Estou desenvolvendo um aplicativo para gerar relatorios. Existem dois modos de criar os relatorios. Modo facil, onde o usuario somente informara quais campos deseja inserir no relatorio( tudo bem interativo, proprio para usuario leigo ) e o relatorio modo avançado, onde o mesmo é gerando agravés de instruções SQL em um editor no proprio software, de modo que, caso o usuario saiba programar SQL, poderá gerar o relatório do jeito que queira, caso não saiba, ao solicitar um novo módulo de relatório, basta que lhe envie o codigo SQL que o relatorio já esta pronto!
Tudo certo, funciona e está uma maravilha!!! So que gostaria de implementar em meu editor SQL o seguinte: quanto for digitado qualquer palavra reservada( nesse caso, somente da linguagem SQL ), a mesma fique em negrito.( parecido com os demais editores de programas, tais como: delphi, builder, jbuider, etc... ). A idea geral, me passa pela cabeça, mas como implementar isso em um TRichEdit, por exemplo:
Quando digitar select deve ficar assim: [b:afb8d5045f]select[/b:afb8d5045f], mas se excluir a ultima letra deve ficar normal: selec ou inserir letras junto com a palavra: selectaaaaaa.
Será que alguem pode me ajudar com algum exemplo?

Marcelo

Marcelo

Responder

26/04/2004

Sgubert

Olá amigo!!!

infelizmente não posso ajudá-lo, pois estou aprendendo ainda a desenvolver em delphi. Mas gostaria de saber se vc poderia me mandar o fonte (ou parte dele) que vc monta o relatorio escolhendo os campos que vc quer nele...... Queria dar uma olhada para ver como se faz....
Se não puder mandar tudo bem, sem stress....
meu e-mail é: samuelgubert@dzset.com.br

Abraço e boa sorte ai com a tua duvida

Samuel

Responder

Gostei + 0

28/04/2004

Marcelo

Nossa! Será que ninguem sabe nada a respeito do assunto?

Responder

Gostei + 0

29/04/2004

Jsaraujo

Bom dia,

Vi sua dúvida e realmente é muito interessante fiz uma busca na net e encontrei uma função que vc poderá adequar ao seu sistema:

http://www.guiadodelphi.com.br/ler.php?codigo=839

caso não de certo este link va no referido site e clique em artigos e procure por richedit.

No seu caso vc deverá ter um banco de palavras e sempre que estiver digitando o sistema buscará a palavra desejada, caso encontre é só colocar o atributo da fonte como fsbold, caso não econtre é só fazer o contrário.

Espero ter sido útil...

Responder

Gostei + 0

29/04/2004

Marcelo

Caro colega.

Fico grato pela dica, mas isso eu ja conseguia realizar! A grande dificuldade é justamente colocar a palavra em negrito! Ou seja, para que coloque uma palavra em negrio em um [b:7a13611c71]TRichEdit[/b:7a13611c71] podemos usar a seguinte função:
RichEdit1.SelAttributes.Style := [fsBold];
Mas o texto em questão deve estar selecionado. Como fazer isso sem selecionar o texto?

Será que pode ajudar-me?

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar