Fórum EJB ou Spring #430646
07/12/2012
0
Sou iniciante e pretendo fazer meu primeiro projeto (Controle de uma loja de veículos). Pela grande variedade de framewoks existente em Java, estou na duvida em qual usar. Para uma pessoa que não esta muito familiarizada, qual tecnologia é mais facil de aprender e usar? O EJB 3.1 ou o Spring?
Muito obrigado.
Raphael
Raphael Ozelo.
Curtir tópico
+ 0Post mais votado
24/01/2013
Porém, pensando no agora, posso te dizer algumas coisas.
* Spring é um modelo de desenvolvimento mais leve. Bem mais leve: você não precisa de um servidor de aplicações pra poder executar seu código. Isto é uma vantagem monstruosa em tempo de desenvolvimento e execução de testes.
* Para testes, o Spring ainda é mais fácil de se trabalhar. Escrever testes unitários e integrados com ele é mais fácil por causa da própria natureza leve do framework (se bem que projetos como o JBoss Arquillan facilitam a vida hoje de quem programa com EJB)
* A grande crítica ao Spring era o fato de haver muita configuração XML. Já faz alguns anos que isto não é verdade (desde a versão 2 pra ser exato). Então, esta crítica foi pro saco. No entanto, se fosse XML, mesmo assim você teria uma vantagem interessante com relação ao EJB que é o fato d enão precisar alterar suas classes incluindo anotações para poder torná-las gerenciáveis pelo container.
COm relação ao EJB, é o fato de ser uma especificação né? Com isto você tem ao menos em teoria a garantia de que seu código vai ser o mais portável possível e você não terá vendor lock in. Bom, isto na prática raramente acontece, e migração entre servidores EJB ainda é uma coisa trabalhosa (tá ficando menos, mas ainda é).