Engenharia de requisotos: Controle de estoque de loja de roupas

09/09/2019

0

Eu estou tendo essa matéria na faculdade e não estou entendendo direto, então decidi ajudar um amigo e estudar ao mesmo tempo, então fiz esse levantamento do problema dele
Ele me passou que tem uma dificuldade muito grande na parte do estoque pois ele faz no Excel, com o decorrer dos anos ficou uma planilha muito grande que dificulta muito a identificação, edição e controle de cada mercadoria, as maiores dificuldade dele e de buscar o produto e identificar o saldo do seu estoque com o grande volume de entrada, saída e transferência de peças internas entre as lojas
• Cliente possui 2 lojas
• Suas lojas só fazem vendas físicas
• Estoque das lojas são separados
• Realiza troca de peças entre as lojas
• Todas as peças devem ter entra, saída, preço de custo e preço de venda
• O campo de cadastro deve ter nome da peça, número da coleção, tipo da peça, quantidade de entrada, data de entrada e geração automática do código de acordo com o tipo de roupa
• Todas as alterações, inclusões e exclusões devem ser guardadas
• Deve ter um relatório mensal de compras, vendas e estado do estoque

obs: fiz um diagrama de caso de uso mas nao consegui botar aqui

Com isso minhas perguntas são. Esse levantamento que fiz está correto? Depois disso eu já devo seguir para a parte do código ou devo passar para outra área de engenharia do software?
Romulo Lessa

Romulo Lessa

Responder

Posts

14/09/2019

Alexandre Deus

Eu estou tendo essa matéria na faculdade e não estou entendendo direto, então decidi ajudar um amigo e estudar ao mesmo tempo, então fiz esse levantamento do problema dele
Ele me passou que tem uma dificuldade muito grande na parte do estoque pois ele faz no Excel, com o decorrer dos anos ficou uma planilha muito grande que dificulta muito a identificação, edição e controle de cada mercadoria, as maiores dificuldade dele e de buscar o produto e identificar o saldo do seu estoque com o grande volume de entrada, saída e transferência de peças internas entre as lojas
• Cliente possui 2 lojas
• Suas lojas só fazem vendas físicas
• Estoque das lojas são separados
• Realiza troca de peças entre as lojas
• Todas as peças devem ter entra, saída, preço de custo e preço de venda
• O campo de cadastro deve ter nome da peça, número da coleção, tipo da peça, quantidade de entrada, data de entrada e geração automática do código de acordo com o tipo de roupa
• Todas as alterações, inclusões e exclusões devem ser guardadas
• Deve ter um relatório mensal de compras, vendas e estado do estoque

obs: fiz um diagrama de caso de uso mas nao consegui botar aqui

Com isso minhas perguntas são. Esse levantamento que fiz está correto? Depois disso eu já devo seguir para a parte do código ou devo passar para outra área de engenharia do software?


Fala Rômulo, tudo bem?
Cara, levando em consideração que essas informações serão passadas para um time de desenvolvedores, seu levantamento está um pouco pobre de informações. Por exemplo: Os estoques são separados, mas cada loja pode ver o estoque da outra? Aparentemente sim, mas não está no levantamento de requisitos.

Outra coisa, uma vez feito o levantamento de requisitos, é interessante iniciar a confecção de alguns diagramas, preferencialmente o de sequência para entender o fluxo das requisições. Dependendo da metodologia de desenvolvimento a ser adotada pela equipe, a quantidade de diagramas aumenta ou diminui. Alguns tipos de metodologias (Ágeis -> RUP, XP, SCRUM. Convencionais->Incremental, Prototipação, Cascata....).

Espero ter dado uma luz aí pra você.
Um abraço!
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar