enquete - faltas e falhas ni ib/fb

04/04/2003

0

APESAR DO IB/FB SER UM ÓTIMO BANCO DE DADOS, AINDA DEIXA MUITO A DESEJAR. ALGUNS MECANISMOS DE CONSULTAS DEVERIAM SER CRIADOS NESTES PARA MELHORAR E FACILITAR SEU MANUSEIO.
SINCERAMENTE, UM BANCO DE DADOS DEVERIA SER CAPAZ DE CRIAR FUNÇÕES SEM PRECISAR DE UDF´S/DLL´S.
SERIA ÓTIMO SE PUDESSÉMOS FAZER UM CREATE FUNCTION NO BANCO. ISSO, SEM DÚVIDA, FACILITARIA E MUITO A UTILIZAÇÃO E A CONSULTA A DODOS. FUI DESENVOLVER UM SISTEMA UM DIA DESSES E PRECISEI CRIAR 3 EXTERNAL FUNCTIONS, SEM DIZER QUE A UTILIZAÇÃO DESSAS DEIXA A CONSULTA MAIS LENTA. SE ALGUÉM TIVER ALGUMA OPNIÃO SOBRE O ASSUNTO, POSTE AQUI.

ABRAÇO GALERA

Favor postar o título em letras minúsculas
Moderador


Francisco.gamarra

Francisco.gamarra

Responder

Posts

04/04/2003

Anonymous

Eu sinceramente acho q o IB faz mais do q devia...
Apesar de ser Gratuito, traz campos Blob, Stored Procedures, Triggers, Integridade Referencial, etc... e tudo mais q um banco de Primeira Linha tem q ter.... Alem disso traz, e é o unico a fazer, a possibilidade de criacao de funcoes usando qquer linguagem q faça DLL´s...
Entao o IB faz mais do que a maioria usa... Apenas (e este pode ser seu caso...) em eventuais problemas, a solucao seria mais facil com o recurso q vc citou (Criar funcoes no Proprio Banco).
Mas o IB é TOTALMENTE compativel com o SQL Ansi 92 que é o padrao de SQL, o q iria dar trabalho pro pessoal do FireBird pra adequar as Funcoes dentro do Banco.

Eu tambem acho q falta mais coisas pro IB, mas hoje em dia os incomodados podem Construir suas ferramentas proprias (e disponibiliza-las pra todos, é claro... :) ....), ao inves de retirar-se, o que ja é um grande avanço.
Falta no IB na minha opiniao, um Log de Manipulacao do Banco onde cada Insert/Update/Delete fosse registrado no Log.txt no formato SQL... (O SyBase e outros bancos fazem isso...)...... Mas é totalmente possivel construir este recurso no IB usando as triggers. Ou seja Se vc deseja realmente uma coisa, vc pode faze-la com o IB; Já com outros bancos....

Um Abraço
Werlon Goulart


Responder

04/04/2003

Francisco.gamarra

Outra pequena falta que eu sito no IB/FB é a questão do COMPUTED BY, ele poderia possuir um if (apesar que se ouvesse como criar funcoes nao seria nessessário). Seria + ou - um Fórmula do excel
exemplo:

SELECT
CAMPO, FORMULA(IF CAMPO = 1 THEN ´SIM´ ESLE ´NÃO´)
FROM
TABELA

alguns outros pequenos aspectos.

Quero deixar bem claro que não desfasso do IB/FB. Na minha opnião é um ótimo Banco. Só estou apontando as caracteríscas que eu gostaria que existisse neste, para facilitar a vida de nós usuários.

Abraço a todos


Responder

04/04/2003

Anonymous

Acho q o Oracle tem o q vc deseja (no tocante as funções) ... vai lá... usa o Oracle!


_________________________________________
Não sabendo como usar... ele foi lá e reclamou!


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar