GARANTIR DESCONTO

Fórum Entity Framework: Otimizar consultas SQL geradas #584052

25/07/2017

0

Olá, pessoal. Tudo bem com vocês?

Tenho utilizado o Entity Framework e ele me proporciona grande facilidade para manipular o banco de dados, o que é ótimo, pois não preciso escrever SQL. No entanto, recentemente passei a analisar as instruções SQL que são geradas por ele e acredito que não são as melhores. Ou seja, para certas operações de consulta básica, por exemplo, ele gera um SELECT bem complexo, o que normalmente não faríamos manualmente.

Você já observaram isso? Consideram isso um problema? Sabem como melhorar?

Obrigada.
Rachel Andrade

Rachel Andrade

Responder

Post mais votado

26/07/2017

Olá, Rachel. Tudo bem?

Realmente o Entity Framework facilita o trabalho com o banco, mas pode gerar algumas consultas SQL "estranhas" mesmo. Para otimizar certas consultas você pode criar índices no banco, já para ter total controle sobre o SQL, a melhor opção mesmo é escrever sua consulta.

Joel Rodrigues

Joel Rodrigues
Responder

Gostei + 2

Mais Posts

01/08/2017

Rachel Andrade

Oi, Joel. Obrigada pela ajuda.

Recentemente ouvi falar bastante de um framework chamado Dapper. Porém vi que ele é chamado de micro-ORM, sabe me dizer o porquê desse "micro"? Ele não substitui o EF por total?
Responder

Gostei + 0

02/08/2017

Joel Rodrigues

Oi, Rachel.

Esses "micro-ORM" são chamados assim porque eles não têm todas as funcionalidades de um framework maior como Entity Framework e NHibernate. Normalmente eles fazem o mapeamento de forma mais "manual", ou seja, você precisa escrever suas consultas SQL e tratar o resultado como classes. Se por um lado pode dar um pouco mais de trabalho para usar, por outro você tem maior liberdade para escrever suas consultas e, logo, garante a melhor performance.
Responder

Gostei + 0

03/08/2017

Rachel Andrade

Entendi, Joel. Nesse caso, se eu precisa realmente escrever as consultas "na mão", posso optar por fazer isso com o EF mesmo, né? Também pensei em utilizar stored procedures, como já vi em uma empresa, dá pra fazer isso no EF?
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar