Fórum Entity Framework: Otimizar consultas SQL geradas #584052
25/07/2017
0
Tenho utilizado o Entity Framework e ele me proporciona grande facilidade para manipular o banco de dados, o que é ótimo, pois não preciso escrever SQL. No entanto, recentemente passei a analisar as instruções SQL que são geradas por ele e acredito que não são as melhores. Ou seja, para certas operações de consulta básica, por exemplo, ele gera um SELECT bem complexo, o que normalmente não faríamos manualmente.
Você já observaram isso? Consideram isso um problema? Sabem como melhorar?
Obrigada.
Rachel Andrade
Curtir tópico
+ 0Post mais votado
26/07/2017
Realmente o Entity Framework facilita o trabalho com o banco, mas pode gerar algumas consultas SQL "estranhas" mesmo. Para otimizar certas consultas você pode criar índices no banco, já para ter total controle sobre o SQL, a melhor opção mesmo é escrever sua consulta.
Joel Rodrigues
Gostei + 2
Mais Posts
01/08/2017
Rachel Andrade
Recentemente ouvi falar bastante de um framework chamado Dapper. Porém vi que ele é chamado de micro-ORM, sabe me dizer o porquê desse "micro"? Ele não substitui o EF por total?
Gostei + 0
02/08/2017
Joel Rodrigues
Esses "micro-ORM" são chamados assim porque eles não têm todas as funcionalidades de um framework maior como Entity Framework e NHibernate. Normalmente eles fazem o mapeamento de forma mais "manual", ou seja, você precisa escrever suas consultas SQL e tratar o resultado como classes. Se por um lado pode dar um pouco mais de trabalho para usar, por outro você tem maior liberdade para escrever suas consultas e, logo, garante a melhor performance.
Gostei + 0
03/08/2017
Rachel Andrade
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)