Enviar comandos via programação?

17/08/2004

0

Blz pessoal?

Tipo,
Estou precisando desenvolver um sistema que comunique com máquinas Linux e FreeBSD. Esse sistema é para que eu possa ter um contato mais rápido nas configurações da máquina linux ou freebsd.

Na máquina FreeBSD tem uns arquivos que eu precisarei mudar de vez em quando...

O que quero é fazer um programinha no Delphi, e quando eu executar o programa, ele entra na máquina linux via rede, com Ssh, Telnet ou algum outro meio para que eu possa alterar o conteúdo desse arquivo.

Como eu faria isso???

Abraços


Redoctober

Redoctober

Responder

Posts

18/08/2004

Nildo

Você vai ter que fazer um interpretador de comandos, via socket, e utilizando Java. Com o Delphi não será possível essa interpretação no FreeBSD.


Responder

18/08/2004

Cabelo

Colega Nildo..

tem certeza disso?

Será que talvez o cara programando em .CLX, ficando portável a kylyx ele não consiga fazer o que deseja??

ligar um socket client/server entre os dois S.O.´s, delphi .clx e kylyx???

Cabelo


Responder

18/08/2004

Alexandremarcondes

Porque você não faz um FTP da máquina BSD para a Windows, altera e depois envia novametne por FTP?

Isso o Delphi faz sem problemas ...


Responder

18/08/2004

Nildo

Colega Nildo.. tem certeza disso? Será que talvez o cara programando em .CLX, ficando portável a kylyx ele não consiga fazer o que deseja?? ligar um socket client/server entre os dois S.O.´s, delphi .clx e kylyx??? Cabelo


Até aí tudo bem. Mas e quanto ao FreeBSD?


Responder

18/08/2004

Cabelo

Não dá pra fazer um FTP??


Responder

18/08/2004

Redoctober

Pessoal,

O problema é que devo fazer esse sisteminha, pois terei pessoas leigas trabalhando nesse sistema, fazendo o cadastro de usuário, controle de banda e bloqueio de MAC...

Para facilitar para as pessoas, pensei em fazer um sistema, que ao favar pro sistema bloquear o IP do usuário, o delphi entraria no linux, e executaria o script...

Se tiver como fazer no linux, tudo bem, eu dou um jeito de portar o meu sistema que está no Free para o Linux, no caso o Conectiva 8

Nildo, vc pode me da um help?

Valeu pela atenção pessoal!


Responder

18/08/2004

Nildo

Se não tem problema de não poder ser no FreeBSD você pode fazer um CLX. Mas nisso eu já não posso ajudar devido a falta de conhecimento nessa área Cross Plataform.


Responder

23/08/2004

Redoctober

Alguem pode me ajudar com esse problema... Andei procurando algo sobre CLX e nao encontrei nada que me ajudasse com o relação ao meu problema.

Valeu


Responder

23/08/2004

Alexandremarcondes

Alguem pode me ajudar com esse problema... Andei procurando algo sobre CLX e nao encontrei nada que me ajudasse com o relação ao meu problema. Valeu

]
Por que não pode ser usado o transporte por FTP pelo delphi?


Responder

23/08/2004

Redoctober

[quote:6f05e231c3=´redoctober´]Alguem pode me ajudar com esse problema... Andei procurando algo sobre CLX e nao encontrei nada que me ajudasse com o relação ao meu problema. Valeu

]
Por que não pode ser usado o transporte por FTP pelo delphi?[/quote:6f05e231c3]

Na verdade, o meu programa terá que abrir um arquivo, aditar alguma linha, salvar o arquivo e fechar... E após isso executar o mesmo.

Entendeu?


Responder

23/08/2004

Fórum Vini

Olá,
eu não entendi uma coisa: o seu sistema terá que rodar no Windows ou no Linux??
Se for no Windows você pode até usar vcl mesmo, e usar ftp ou ssh pra mandar e receber os arquivos. Só se for no Linux que você tem que usar clx..
Você vai ter que fazer um interpretador de comandos, via socket, e utilizando Java. Com o Delphi não será possível essa interpretação no FreeBSD.

Acho que não vai ser necessário nildo, pois quem irá interpretar isso pode ser o próprio servidor de ftp, só será necessário um programa cliente.


Responder

23/08/2004

Nildo

Acho que não vai ser necessário nildo, pois quem irá interpretar isso pode ser o próprio servidor de ftp, [b:90ddd7c0fa]só será necessário um programa cliente[/b:90ddd7c0fa].


Era sobre isso que eu me referia. Como vc vai fazer rodar esse programa cliente no FreeBSD?!?


Responder

23/08/2004

Redoctober

Olá, eu não entendi uma coisa: o seu sistema terá que rodar no Windows ou no Linux?? Se for no Windows você pode até usar vcl mesmo, e usar ftp ou ssh pra mandar e receber os arquivos. Só se for no Linux que você tem que usar clx..


Respondendo a sua pergunta, vou usar o programa em Windows, porém esse sistema deve alterar algumas coisas no Linux ok...

Seria algo do tipo:

Na máquina Linux tenho um arquivo chamado ct_firewall que contém os seguintes comandos

------
/sbin/ifconfig wi1 alias 200.195.68.97/27
/sbin/ifconfig wi0 alias 172.20.29.17/30
/sbin/ifconfig wi0 alias 172.20.29.30/30
------

Ou seja, asse arquivo acima atribui alguns alias na placa de rede do Linux...

Isso será feita várias vezes e o problema é que nem sempre vai ser eu, por isso estou fazendo um sistema em Windows para as secretárias da empresa, poder fazer isso.

Tem mais, nem sempre será só esses comandos, precisarei enviar alguns comando para a máquina linux, entende?
tipo:

-------
ipfw add allow tcp from any to any 1111 keep-state
-------

O fato é que preciso enviar alguns comandos para serem executados no Linux ou FreeBSD


Valeu pela atenção


Responder

23/08/2004

Fórum Vini

Como vc vai fazer rodar esse programa cliente no FreeBSD?!?

Respondendo:
vou usar o programa em Windows


porém esse sistema deve alterar algumas coisas no Linux ok...

Entendi, então você poderá usar vcl mesmo...
Se não me engano o Indy possui um componente para usar ssh, se não tiver, você pode usar ftp pra mandar os arquivos, mas não para executá-los.. não entendo muito sobre linux, mas acho que é isso mesmo


Responder

23/08/2004

Alexandremarcondes

Entendi, então você poderá usar vcl mesmo... Se não me engano o Indy possui um componente para usar ssh, se não tiver, você pode usar ftp pra mandar os arquivos, mas não para executá-los.. não entendo muito sobre linux, mas acho que é isso mesmo


Isso .. usa o FTP pra puxar os aquivos para o windows, altera e envia novamente por FTP. Para executar comandos, conforme está confugrado/instalado o servidor FTP você pode executar comandos, se não você poce usar o SSH como nosso colega .Vini. sugeriu, pois o indy suporta clientes FTP, Telnet e SSH ...


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar