Envio de email via fortes report

19/09/2021

0

Prezados,

Estou com um problema no mínimo intrigante e não estou conseguindo resolver.
Venho usando o fortes report para gerar todos os meus relatórios, inclusive o boleto bancário, até então sem qualquer problema.
Entretanto, após uma determinada atualização do windows 10, não consigo mais abrir o thunderbird via tela de impressão de boletos.
Durante a visualização do boleto eu utilizo o botão ENVIAR, até então habilitado com sucesso e funcionando perfeitamente.
Uso Delphi 7 + Firebird.

Nota: Depois que ofereci essa facilidade praticamente dei um tiro em me próprio pé.
Motivo.:Vários clientes desse meu cliente solicitaram o boleto somente via email. Como nessa opção eu já adianto muita coisa, acostumaram e gostaram. Nela, ao abrir o thunderbird, eu já coloco o email do cliente, o assunto, o corpo do texto e ainda vai o PDF anexado, ainda dando oportunidade para se digitar mais alguma coisa, caso queiram, faltando somente clicar no botão ENVIAR.

Caso algum espirito iluminado possa me ajudar, estaria quebrando não um galho, mas, uma árvore.

Obrigado desde já.
Mauro

Mauro

Responder

Post mais votado

22/09/2021

E se você mudar a forma como entrega este tipo de serviço para seus clientes? É complicado depender da funcionalidade de aplicações externas, por estes dias uma atualização do w10 atrapalhou quem dependia de impressora compartilhada. Eu daria a sugestão de fazer o envio diretamente pela sua aplicação.

Se você oferece mais de um tipo de envio ex: boleto, nfe, pedido de compra e etc.

Cria uma tela onde o cliente vai cadastrar as contas de e-mail. (Nome, Usuário, Senha, Servidor de Entrada / Saída e etc)

Criar uma tela onde o cliente vincula a conta de e-mail com o tipo de envio.

Criar uma tela onde fica o layout de mensagem de cada tipo de envio.

O envio do boleto tem a mensagem X.
O envio da NFe tem a mensagem y.

Deixe a opção para o cliente customizar a mensagem de envio.

O envio do e-mail seria realizado diretamente através da sua aplicação, você gera o PDF armazena em uma pasta, anexa, envia e depois exclui o arquivo.

Se o e-mail do cliente for gmail será necessário desativar na conta google a opção de login seguro.

Paulo

Paulo
Responder

Mais Posts

22/09/2021

Mauro

E se você mudar a forma como entrega este tipo de serviço para seus clientes? É complicado depender da funcionalidade de aplicações externas, por estes dias uma atualização do w10 atrapalhou quem dependia de impressora compartilhada. Eu daria a sugestão de fazer o envio diretamente pela sua aplicação.

Se você oferece mais de um tipo de envio ex: boleto, nfe, pedido de compra e etc.

Cria uma tela onde o cliente vai cadastrar as contas de e-mail. (Nome, Usuário, Senha, Servidor de Entrada / Saída e etc)

Criar uma tela onde o cliente vincula a conta de e-mail com o tipo de envio.

Criar uma tela onde fica o layout de mensagem de cada tipo de envio.

O envio do boleto tem a mensagem X.
O envio da NFe tem a mensagem y.

Deixe a opção para o cliente customizar a mensagem de envio.

O envio do e-mail seria realizado diretamente através da sua aplicação, você gera o PDF armazena em uma pasta, anexa, envia e depois exclui o arquivo.

Se o e-mail do cliente for gmail será necessário desativar na conta google a opção de login seguro.
Responder

22/09/2021

Mauro

Obrigado Felipe pela resposta.

Esse envio de email direto da tela de visualização eu habilitei de uma forma tão simples que não estou querendo acreditar que terei que criar uma outra alternativa por conta de apenas um cliente.
Realmente, houve uma atualização que causou muitos problemas com impressoras compartilhadas, em seguida, uma outra, bloqueou o meu processo também, já desinstalei e nada.

Na verdade, o que eu faço é abrir o thunderbird passando praticamente todos os dados que preciso de uma forma bem simples, inclusive com o pdf já anexado e é isso que não está mais acontecendo.
Porém, em um outro note que tenho em casa, sem as últimas atualizações do windows 10 funciona normalmente, por isso que ainda não tomei um outro caminho ainda. Mas, estou vendo que não terá jeito.

Como eu disse anteriormente, foi um recurso que disponibilizei para o cliente sem fazer muito esforço, sem muita pretensão, e, hoje se tornou muito importante para eles, tem vários clientes deles que querem somente o boleto por email, e da forma que estava ajudava e muito. Nunca precisei criar esse tipo de recurso diretamente no sistema, vou ter dificuldades em criar.

Concordo com você, usar componente de terceiros é bem complicado, principalmente quando você tem um sistema de gestão com uma gama enorme de processos.

Você teria algum exemplo rodando certinho rodando em Delphi 7, só p envio de email ?

Caso possa e queira me ajudar, ficarei muito grato.

meu email é mauro_file@hotmail.com

Abs
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar