Erro ao abri JSP's e HTML

13/04/2011

0

Pessoal, eu tenho um problema e ainda patino nas resoluções de problemas, mas aos poucos vou chegando lá. Após um pau q tive em minha máquina, algumas coisas não funcionam mais. Ontem estava funcionando assim: Ia em uma JSP e Run AS > Run On Server e fazia a JSP rodar. Acontece que hoje vem a mesnsagem de:   Este programa não pode exibir esta página WEB   Fui no meu projeto e tentei abrir a opção preview do Eclipse para este arquivo e veio a seguinte mensagem:   Could not open the Visual Page Editor:
org.eclipse.swt.SWTError: XPCOM error -2147467259   O que pode ser isto e como eu resolvo?
Pjava

Pjava

Responder

Posts

13/04/2011

Pjava

Esse problema é do JSF. Mas está instalado. Acho que eu devo desinstalar e reinstalar tudo novamente. Como faço com o Mojarra?
Responder

14/04/2011

Davi Costa

No web.xml configuramos um parametro onde dizemos qual a extensão nossas páginas vão ficar no browser:
<context-param>
        <param-name>javax.faces.DEFAULT_SUFFIX</param-name>
        <param-value>.xhtml</param-value>
    </context-param>

Será que vc não está usando esse parâmetro com um valor diferente de .jsp?

Att Davi
Responder

14/04/2011

Pjava

Olá, bom dia. Eu quando dou um duplo clique em qualquer jsp, vem aquela informação de ADD JSFCapabilities..., ou seja, como se não houvesse nada de JSF no meu projeto. Mas os jars jsf-impl.jar e o jsf-api.jar, eu adicionei no meu ClassPath. Mas não roda nada, e qundo abro a aba VIEW da JSP dá o erro: Could not open the Visual Page Editor:org.eclipse.swt.SWTError:XPCOM error -2147467259. Não sei realmente o que fazer mais. Antes funcionava tudo e agora nada funciona. Eu swempre apanho nas configurações do ambiente de trampo, sempre. Preciso encontrar um tutorial, livro que ajude somente na configuração do ambiente, sem nada de java, porque sempre que vou começar um projeto novo, fora da máquina que já trabalho e que tenho que configurar tudo, tenho essa dificuldade. É só configuração. Uso Helios e JBoss apenas.
Responder

14/04/2011

Pjava

Esse é meu procedimento para criar um novo projeto:

File>New>Dynamic Web Project e depois daí iria configurando meu projeto, como:
Nome, JBoss 6.0, JSF2.0 e etc...

Agora vocês acham melhor eu começar um projeto como JSF Project ao invés de Dynamic Web Project?
Responder

14/04/2011

Davi Costa

Existem muito tutoriais e vídeo-aulas, inclusive aqui na devmedia.
Não é só colocar os jars não, temos configuração no web.xml e no faces-config.xml para usarmos jsf.

att Davi
Responder

14/04/2011

Pjava

Fui fuçando o eclipse, e na aba Help>About Eclipse>Instalation>Configuration, percebi que o
org.eclipse.swt..... Não está instalado lá. Logo acho que muita coisa ficou faltando na configuração. O que devio fazer. Se tiver de instalar o cara, como eu faço isso? O problema todo está aí, na configuração. Aos poucos vamos aprendendo a dom inar essa ferramenta.
Responder

14/04/2011

Pjava

Tentei reinstalar o jboss tools, mas dá o seguinte erro: Que não posso instalar, porque já está instalado. Fui pelo marketplace para desinstalar o cara, mas não consegui nada. Como eu faço para resolver isso? Agradeço a todos desde já.
Responder

14/04/2011

Davi Costa

Acredito que vc não precise se preocupar com essas configurações do eclipse não para funcionaro JSF,
posta seu web.xml e seu faces-config.

Dá uma olhada nos fontes desse projeto e dá uma comparada com o seu.

serjaum.wordpress.com/.../jsf-aplicacao-pratica-utilizando-richeditor/

Mas vc não precisa mesmo se preocupar com configuração de eclipse para seu projeto jsf funcionar(se seu eclipse foi baixado e está todo padrão).

Att Davi


Responder

14/04/2011

Pjava

Uma pergunta quanto a plataforma. Eu estou começando um projeto, não é tão grande o sistema, mas o acesso a ele será com pelo menos umas 10.000 pessoas ou mais, mas é um sistema pequeno. Uma pergunta. Usando MVC puro, eu precisaria de JSF? As telas já vêm prontas do designer e JSP's são visões da mesma forma, então, se faz necessário o uso de um FrameWork MVC como JSF ou não?
Responder

14/04/2011

Davi Costa

Se o sistema for realmente muito básico , acredito que não.
Mas tipo mesmo sendo pequeno ele vai te ajudar e diminuir muitas linhas de código.
O framework JSF é da camada visual
Nada impede que vc use framework de persistência e de injeção de dependência.

Att Davi
Responder

14/04/2011

Pjava

Deixa eu esclarecer melhor minha dúvida. É realmente necessário usar o JSP e o JSF? O sistema não é tão básico. Levará aí uns 8 meses a um ano para terminar. Tem o tamanho de um sistema PDV com retaguarda, aproximadamente. Mas é realmente redundante ambos(JSF e JSP) ou não?
Responder

14/04/2011

Davi Costa

Exato, mas JSF é um framework e JSP é outra coisa.
Jsp é só a página de aplicativos web do java.
JSF é muito maior que jsp.
JSF pode usar jsp, mas não é a melhor solução, o melhor arquivo para usar com jsf é xhtml que o conhecido facelets.
recomendaria JSF ou Struts.

Att Davi
Responder

14/04/2011

Davi Costa

Só complementando, observe bem os fontes daquele link que te passei.
São uma excelente fonte de JSF 1.2
E não se preocupe que é natural toda essa dificuldade que vc está tendo.
Vc não conseguiria aprender  um framework inteiro e tão vasto como JSF da noite para dia, aconselho vc a procurar por livros, ou vídeo-aulas, fonte é o que não vai faltar e dar o gás no fim de semana.
que com certeza as dúvidas que ainda vão surgir vão ser bem pontuais e bem menos problemas de configuração de projetos JSF (que não tem nada a ver com o eclipse).

Espero ter dado uma luz

Att Davi
Responder

14/04/2011

Pjava

Valeu davi. Esse exemplo eu já possuo. 
Responder

14/04/2011

Pjava

Meu faces-config
<?xml version="1.0"?>
<!DOCTYPE faces-config PUBLIC "-//Sun Microsystems, Inc.//DTD JavaServer Faces Config 1.0//EN"
                              "http://java.sun.com/dtd/web-facesconfig_1_0.dtd">
<faces-config>
 <managed-bean>
  <managed-bean-name>agenda</managed-bean-name>
  <managed-bean-class>AgendaDB</managed-bean-class>
  <managed-bean-scope>session</managed-bean-scope>
 </managed-bean>
 <navigation-rule>
  <from-view-id>/buscar.jsp</from-view-id>
  
  <navigation-case>
   <from-outcome>success</from-outcome>
   <to-view-id>/sucesso_busca.jsp</to-view-id>
  </navigation-case>
  
  <navigation-case>
   <from-outcome>failure</from-outcome>
   <to-view-id>/falha_busca.jsp</to-view-id>
  </navigation-case>
  
 </navigation-rule>
 <navigation-rule>
  <from-view-id>/inserir.jsp</from-view-id>
  <navigation-case>
   <from-outcome>success</from-outcome>
   <to-view-id>/sucesso_insercao.jsp</to-view-id>
  </navigation-case>
  <navigation-case>
   <from-outcome>failure</from-outcome>
   <to-view-id>/falha_insercao.jsp</to-view-id>
  </navigation-case>
 </navigation-rule>
</faces-config>


e meu web.xml
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<web-app xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance" xmlns="http://java.sun.com/xml/ns/javaee" xmlns:web="http://java.sun.com/xml/ns/javaee/web-app_2_5.xsd" xsi:schemaLocation="http://java.sun.com/xml/ns/javaee http://java.sun.com/xml/ns/javaee/web-app_2_5.xsd" id="WebApp_ID" version="2.5">
<context-param>
<param-name>javax.faces.STATE_SAVING_METHOD</param-name>
<param-value>client</param-value>
</context-param>
<welcome-file-list>
  <welcome-file>/index.jsf</welcome-file>
 </welcome-file-list>
<context-param>
<param-name>javax.faces.CONFIG_FILES</param-name>
<param-value>/WEB-INF/faces-config.xml</param-value>
</context-param>
<listener>
<listener-class>com.sun.faces.config.ConfigureListener</listener-class>
</listener>
<!-- Faces Servlet -->
<servlet>
<servlet-name>Faces Servlet</servlet-name>
<servlet-class>javax.faces.webapp.FacesServlet</servlet-class>
<load-on-startup> 1 </load-on-startup>
</servlet>
<!-- Faces Servlet Mapping -->
<servlet-mapping>
<servlet-name>Faces Servlet</servlet-name>
<url-pattern>*.jsf</url-pattern>
</servlet-mapping>
</web-app>

Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar