Erro ao acessar um banco Firebird [your login SYSDBA is same as one of the SQL role name

02/12/2019

0

Preciso fazer a conversão de uma base firebird (.FDB), porém ao tentar acessar esta base utilizando o IBExpert obtenho o seguinte erro:
"your login SYSDBA is same as one of the SQL role name".

Em pesquisas que realizei, descobri que este erro se trata de uma ROLE que foi criada com o mesmo nome do usuário padrão do firebird, impossibilitando que eu consiga acessar esta base com o usuário padrão.
Mas nessas pesquisas não consegui encontrar algo que me ajudasse, algumas pessoas falaram que é algo fácil de contornar, mas não explicaram como proceder.

A empresa que fornecia esse sistema não existe mais, por isso meu cliente está trocando de software, e gostaria de ter seus dados migrados para a nova solução.
Willian Pavan

Willian Pavan

Responder

Posts

02/12/2019

Emerson Nascimento


crie um novo usuário e dê permissões de administrador para esse novo usuário.
grant RDB$ADMIN TO "USUARIO CRIADO"

tente abrir o banco utilizando o usuário criado (não use SYSDBA).

Responder

02/12/2019

Willian Pavan


crie um novo usuário e dê permissões de administrador para esse novo usuário.
grant RDB$ADMIN TO "USUARIO CRIADO"

tente abrir o banco utilizando o usuário criado (não use SYSDBA).



Oi, Emerson! obrigado pela resposta.
Então, vê se estou seguindo os passos corretamente.

Via promt de comando eu criei uma nova base de dados, conectei nela e criei um novo usuário com o comando:
gsec -user sysdba -password masterkey -add teste -pw teste123


Depois, abir o isql, conectei nesse banco de teste criado e rodei esse comando que você me passou:
grant RDB$ADMIN TO teste;

Ele não apresentou nenhuma mensagem (nem sucesso e nem erro).

Tentei acessar a base "bloqueada" pelo ibexpert usando esse novo usuário, e me apresentou o seguinte erro: Not permission for read/select access to TABBLE RDB#RELATIONS

Os passos são realmente esses? ou está faltando eu fazer algo?
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar