Erro ao Criar campo em tb em tempo de execução

26/02/2003

0

Estou executando a seguinte rotina para incluir uma campo em uma tabela já existente:
Try
Query1.SQL.Clear;
Query1.Close;
Query1.SQL.Add(´ALTER TABLE ´VENDAMESTRE´´);
Query1.SQL.Add(´ADD DESCONTOADICIONAL VALOR´);
Query1.ExecSQL;
except
end;

Funciona direito. Porém, quando o campo já existe na tabela, dá o erro:

“unsusseful metadata update STORE RDB$RELATION_FIELDS failed attemp to duplicate value”.

Pergunto: como posso verificar se o campo já existe e só em caso negativo incluí-lo. Obrigado


Valdir Dill

Valdir Dill

Responder

Posts

26/02/2003

Anonymous

Na sua Query, existe uma propriedade chamada Fields, que a partir da mesma, você pode acessar toda a estrutura da tabela.

Mais siceramente, reavalie seus conceitos, já que não conheço no mundo real tal necessidade.

Sds
Laercio


Responder

27/02/2003

Durvalcastro

8) Este erro acontece quando você tenta inserir um campo que já existe.


Responder

27/02/2003

Anonymous

Na sua Query, existe uma propriedade chamada Fields, que a partir da mesma, você pode acessar toda a estrutura da tabela. Mais siceramente, reavalie seus conceitos, já que não conheço no mundo real tal necessidade. Sds Laercio


Obrigado pela resposta Laercio. Só não entendi o que você quer dizer com reavaliar conceitos.
O que preciso fazer é atualizar o arquivo de banco de dados do programa e não sei se já foi ou não feita a criação do campo. Existe uma maneira melhor de fazer isso? Obrigado.


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar