Fórum Erro ao editar registro... #239846

26/06/2004

0

Tenho uma aplicação feita em Delphi7, MySQL, utilizando os componentes ZEOS para acesso ao banco de dados... Tenho um botão alterar nos formulários que quando clicado é dado um Edit no registro mas quando é dado o comando Post acontece o seguinte erro:

´Error while Posting Updates´

Se alguém souber o motivo desse erro eu agradeço a ajuda...
T+

Alberto_jr

Alberto_jr

Responder

28/06/2004

Alberto_jr

???

Responder

Gostei + 0

28/06/2004

Reginaldo174

discreva o codigo que voce usa pra gravar . é query ou direto no banco ????

Responder

Gostei + 0

28/06/2004

Alberto_jr

Eu uso o TZMySQLTable apara acessar o banco e no código ponho:

tabela.edit;
...
//atribuo o valor dos campos do formulários aos campos da tabela
...
tabela.post;

Responder

Gostei + 0

28/06/2004

Alberto_jr

Descobri uma coisa que me deixou mais ´encucado´ ainda...
O erro só ocorre quando eu entro no registro e não mudo o valor de nenhum de seus campos...
Quando eu edito o registro e mudo algum dos seus campos ele grava normalmente sem ocorrer nenhum erro...

Responder

Gostei + 0

28/06/2004

Sandra

alberto_jr,

Abrir o registro para edição com o método Edit, porém se não fez nenhuma alteração, você não poderá utilizar o Post para ele. Nesse caso, deve-se [b:fc3abd56b0]cancelar o Edit[/b:fc3abd56b0], utilizando o método Cancel.

Ex. no onClick de um botão Cancelar:
SuaTabela.Cancel;

Verifique se o erro persiste.

Responder

Gostei + 0

29/06/2004

Alberto_jr

Jóia Sandra, brigadão pela força, mas não querendo ser chato tenho mais algumas perguntas:

1-Em outras tabelas eu uso a mesma estrutura de código e nunca deu esse erro anteriormente, mesmo quando o registro não era modificado...
2-Se for usar o Cancel, qual a melhor maneira de saber se o registro foi modificado ou não para que seja executado o comando Post ou Cancel...

Valeu Sandra, brigadão...

Responder

Gostei + 0

03/07/2004

Alberto_jr

Olha gente sem querer ser chato...
O meu projeto já tá pronto, só falta identificar a causa desse erro, não consigo conserta-lo de jeito nenhum... Ninguém tem a mínima ídéia do que seja??? O prazo pra entrega do projeto foi ontem e só falta consertar esse erro..
Se alguém puder me ajudar agradeço....

Responder

Gostei + 0

03/07/2004

Sandra

alberto,

Vamos tentar resolver:

1-Em outras tabelas eu uso a mesma estrutura de código e nunca deu esse erro anteriormente, mesmo quando o registro não era modificado...

Fica difícil explicar porquê apresenta erro em uma tabela e em outra não. Teria que ser analisado cada caso e tentar descobrir as razões individualmente... pode ser alguma particularidade em algum campo, registro ou até mesmo na própria tabela.

2-Se for usar o Cancel, qual a melhor maneira de saber se o registro foi modificado ou não para que seja executado o comando Post ou Cancel...

Não sei se você faz algum tratamento dos botões para incluir, editar, excluir ou sair da tela, ou ainda, se utiliza o DBNavigator para tais ações.

De repente, se utiliza botões específicos, poderia tentar habilitá-los (enable) à medida que for necessário. Por exemplo:
1-entrando na tela de cadastro: deixar habilitado somente os botões ´novo´, ´localizar´ (para pesquisar) e ´sair´. Preenchendo os campos, habilita-se o ´gravar´ e ´cancelar´.
2-editando um registro: clicar em ´localizar´ e, em seguida, desabilitando-o e habilitando o ´editar´. Não testei aqui, mas no evento onUpdateRecord, após o registro ser alterado, habilita-se o ´gravar´ .
3-ao ´gravar´, deixar todos os botões como se estivesse novamente no item 1.

Mais ou menos isso. Verifique se isso ajuda.

PS: :oops: desculpe-me, esse tópico estava passando batido.

Responder

Gostei + 0

05/07/2004

Alberto_jr

Sandra, valeu a força, vou tentar aqui o que vc me disse e ver no que vai dar...
Valeu, e obrigado... :D :wink: :lol: :) :P

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar