Fórum Erro ao executar aplicação #321158
11/05/2006
0
Criei um script de instalação com todas as DLLs necessárias. Instalei em uma máquina com windows XP e três máquinas com windows 98. Porém, estou enfrentando um problema que não sei como resolver. O nosso banco de dados está no servidor e o acesso é feito através do endereço de IP. Tem uma máquina com windows 98 que não abre a aplicação de jeito nenhum. Já mudei até o driver de conexão para interbase e nada. Instalei o IBExpert pra ver se conseguia conectar com meu banco de dados e dá o mesmo erro: diz que não encontra fbclient.dll ou agora, gds32.dll. Verifiquei e elas estão na máquina sim. Não sei mais que alternativa usar. Se alguém já enfrentou um problema deste gênero, peço, por favor, se puder me auxiliar !!
Muito obrigada !!
Eliane Dorr
Curtir tópico
+ 0Posts
11/05/2006
Erileyvb
segundo as dll, devem estar na mesma pasta que a aplicação ou no diretório do windows, no caso do 98 é c:\windows\system. No XP é c:\windows\system32.
terceiro altere a propriedade loadparamsonconnect do componente sqlconnection para true.
Copie para a pasta onde esta sua aplicação estes dois arquivos:
DBXCONNECTIONS.INI
DBXDRIVERS.INI
(atenção no Delphi 7 estes arquivos podem ter outros nomes).
Estes dois arquivos você encontra na sua máquina em C:\arquivos de programas\arquivos comuns\borland shared\dbexpress
quarta, após fazer a cópia dos arquivos para a pasta onde se encontra sua aplicação abra o arquivo DBXCONNECTIONS.INI.
localize sua conexão com o banco de dados, por exemplo:
[guia]
DriverName=Interbase
BlobSize=-1
CommitRetain=False
Database=ipdoservidor ou name se este possuir dns:C:\Softart\Guia\Guia.gdb ou fdb(este é o caminho fisico de sua base de dados)
ErrorResourceFile=
LocaleCode=0000
Password=masterkey
RoleName=RoleName
ServerCharSet=ISO8859_1
SQLDialect=3
Interbase TransIsolation=ReadCommited
User_Name=sysdba
WaitOnLocks=True
Edite a linha database para o caminho do seu banco de dados, salve o arquivo e feche.
Se você estiver rodando a aplicação na mesma máquina que o servidor de banco de dados, certifique-se que o servidor de banco de dados esta rodando. senão estiver rodando na mesma máquina certifique se que o diretório padrão do sistema operacional tenha todas as dll, inclusive a fbclient ou gds32, dependendo da extensão do arquivo de sua base de dados.
Gostei + 0
12/05/2006
Eliane Dorr
O único detalhe que me intriga, é que nesta máquina problemática foi feita uma atualização do windows 98. O erro que aparece agora, diz que não é possível carregar gds32.dll ou ela é inválida. Não poderia ser incompatibilidade na versão desta dll, em função da atualização do windows 98? Alguém teria alguma dica? Muito obrigada!
Gostei + 0
12/05/2006
Paullsoftware
aqui na empresa não faz muito tempo que um terminal não estava acessando a base de jeito nehum, porém funcionava perfeitamente na rede e acessava a internet. teste com o ping a transmissão de pacotes e veja como está a velocidade da rede, se o problema for apenas em algumas máquinas verefique a existência de algum vírus na rede..
em todo caso se o problema for nas máquinas com windows 98 deve ser instalado o disquete de compartilhamento feito no windows xp para que o windows 98 veja ele na rede...
espero ter ajudado :wink:
Gostei + 0
12/05/2006
Martins
Boa sorte!
Gostei + 0
15/05/2006
Eliane Dorr
1º O tradicional: Este programa executou uma operação ilegal e será fechado... Ao fechar essa janela vem o outro erro.
2º Erro: Me retorna que não é possível carregar fbclient.dll.
Instalei o IBExpert na máquina, registrei o banco de dados e ao tentar acessar dá o mesmo erro.
Não sei mais o que poderia fazer. Imaginem, até em máquina com windows 95 funciona (!!!) , e nesta com 98 não quer de jeito nenhum.
Alguém teria mais alguma sugestão? Agradeço imensamente !!!
Gostei + 0
16/05/2006
Eliane Dorr
Gostei + 0
16/05/2006
Paullsoftware
Alguém teria mais alguma sugestão? Agradeço imensamente !!![/quote:c83c73728f]
se mesmo instalando o client do firebird e reinstalando não ta funcionando e é somente nesse micro, solução mais cabivel, para não perder mais tanto tempo tentando encontrar uma falha que pode não ser sua. SOLÇÃO! :arrow: [color=red:c83c73728f][size=18:c83c73728f]Formata!!![/size:c83c73728f][/color:c83c73728f]
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)