Erro ao subir o TNS

03/05/2004

0

Caros amigos,


Estou tendo um problema com um banco oracle 8.1. A máquina foi reinicada e o TNS não foi iniciado automaticamente, ou melhor, ao verificar na lista de serviços do windows 2K ele esta como Iniciando, mas não sai disso. Tentei derrubar o serviço pelo Ctrl-Alt-Del mas o Windows fala que não tenho direito para isso, apesar de estar logado como Administrador. tentei conectar pelo DOS digitando SLQPLUS ´/AS SYSDBA´ mas o oracle fala que eu não tenho privilégios para acessar assim.
Alguem tem uma idéia da solução? Ou de um outro meio para que eu possa estar conectando ao banco como DBA?
Grato pela ateção,

Rodrigo Cesar


Rodc

Rodc

Responder

Posts

03/05/2004

Wagnerpb

Vc precisa especificar melhor o problema... vc está conseguindo logar no banco e efetuar select´s? Como esta o default_home da máquina? O usuário que vc está utilizando para logar tem permissão para logar como SYSDBA? Pq vc não dá a grant de DBA para o usuário?


Responder

03/05/2004

Edu_magazine

Cara, isso já aconteceu comigo e oq eu fiz foi o seguinte:

1 - Foi em Serviços ( ferramentas administrativas/ Serviços )
2 - Derrubei primeiro o Listener
3 - Depois os Agents Oracle
4 - Depois o Banco
5 - Reiniciei a máquina

Só que tem um detalhe, a máquina que eu fiz isso estava configurada para vc iniciar o BD manualmente.....

Espero q possa ajudar em alguma coisa....


Responder

03/05/2004

Rodc

Eu já tentei reiniciar a máquina e subir os serviços manualmente, mas não funciona. O Listener sobe mó rápido (o q acho muito estranho) e quando tento subir o banco ele aparece um erro falando que o serviço ultrapassou o tempo de espera (ou algo assim), depois disso o serviço do banco fica com o status de iniciando e não sai disso. E o pior é que ele não me dá opção de reiniciar o serviço ou parar ou qualquer outra coisa. Fica tudo desabilitado. E além disso, o Windows 2K não permite que eu derrube o serviço pelo Ctrl-Alt-Del.
Eu estou tentando conectar no sqlplus pelo DOS. Achei o comando SLQPLUS ´/AS SYSDBA´ que loga diretamente como dba. Por coincidência, duas máquinas foram reinicadas e tiveram o mesmo problema, uma nossa interna e outra no cliente. As duas máquinas tem a mesma configuração, Win2k e ora8.1. Na que fica aqui na empresa foi apenas questão de entrar com este comando e executar o comando StartUp, que montou novamente o banco e subiu o mesmo. Problema solucionado. Mas no cliente isso não foi possível pois ao tentar rodar o comando para entra no SqlPlus e diz que não temos previlégio. E tentamos conectar com outro usuário como o system ele diz que o serviço ainda está sendo carregado.
Acho que confundi mais ainda a questão, mas beleza...
Amanhã estarei com a máquina do cliente em mãos e darei um olhada melhor, mas mesmo assim aceito sugestões...
Grato,

Rodrigo Cesar dos Santos
NGM Informática


Responder

10/05/2004

Nands

Vc já tentou deleter o serviço e criar novamente ?


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar