Erro aplicação DELPHI

14/02/2019

0

Boa tarde Pessoal.

Alguem manja de aplicações em Delphi, entrei numa empresa e tem um sistema antigo em Delphi com banco de dados firebase. Mas não tem nenhuma documentação de nada, e está acontecendo varios erros tipo, campos de botões se desativaram sozinho algumas rotinas de cadastro não funcionam mais.E alem de estar muito lento.
Como posso a começar a investigar melhor o que ta acontecendo? Tipo a base de dados e tals?

obrigado.
Brenno Coimbra

Brenno Coimbra

Responder

Post mais votado

15/02/2019

Comece pelo banco de dados, deve ser Firebird e não Firebase como mencionou, tem 2 ferramentas boas para isso o IbExpert e a EMS Manager Firebird, faça um backup da sua base com Garbage Collectiom e Check Sum e verifique se esta tudo beleza com o seu banco de dados, pois qualquer banco precisa de alguma manutenção.

Depois verifique as tags dos botões que "desabilitam sozinho", faça um levantamento se está procedural ou Orientado a Objetos e faça uma analise nos códigos.

Paulo Freire

Paulo Freire
Responder

Mais Posts

15/02/2019

Brenno Coimbra

Isso, eu escrevi errado... Foi o que pensei olhei aqui e a base não tem manutenção a uns 4 anos, vou tentar verificar com esses programas.
Sobre o código eu não tenho acesso ou eu não sei como acessar, na pasta principal do aplicativo do Server tem varios arquivos .MB, Data Base File,PX,XG0 e tem um arquivo com nome produto com 1gb pelo menos. Esses arquivos seriam o que?
Pois depois tem uma pasta GDB que contem a base creio eu pois está com .GDB

Responder

15/02/2019

Ricardo Diniz

Olá,

- Verifica se há alguma condição onde habilita/desabilita os botões.
- Faça um debug no código.
- Valide sua base de dados, se está ok.

Em tese não tem muito mistério. Apenas se entender o quê foi feito.

At,
Responder

15/02/2019

Brenno Coimbra

Ola Ricardo.

O codigo nao tenho acesso, pois antes funcionava creio que a questão seja a base mesmo. Estou vendo como fazer um backup/restore com o IBExpert de forma segura. Como havia dito não entendi "na pasta principal do aplicativo do Server tem varios arquivos .MB, Data Base File,PX,XG0 e tem um arquivo com nome produto com 1gb pelo menos" ... esses arquivos tambem são base de dados. De Firebird entendo pouco....

Att,
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar