Erro com TSQLQuery

23/01/2006

0

olá delphistas.. estou com um pequeno grande problema, e gostaria da ajuda de vocês para soluciona-lo.. sou programadora iniciante, e venho tendo um problema em relação ao seguinte componente: TSQLQuery (da paleta DBExpress, no delphi 7).. é assim:
Eu tenho uma TSQLQuery, ligada a um TDataSetProvider, que está ligado a um TClientDataset. Estou usando o servidor de banco de dados firebird, com o seguinte SQL na TSQLQuery:
´select e.*, f.razao fornecedor from ENTRADA e
left outer join FORNECEDOR f on f.codigo = e.codfor´
ate´ai tudo certo, os dados vem certinhos... mas quando eu insiro um registro novo, na hora de gravar, ele dá o seguinte erro:

´Column unknown FORNECEDOR at Line 1 column 8´
e depois esse erro:
´Column unknown FORNECEDOR at Line 23 column 2´

eu já mostrei pra todo mundo aqui no serviço, até para o programador mais experiente que temos aqui, e ele não sabe dizer o que acontece, mesmo porque, que linha 23? meu SQl tem duas linhas apenas...
gostaria de uma ajuda de vocês para resolver esse problema, e se precizem de detalhes, postem aqui que eu dou mais detalhes...
até mais e muito obrigada antecipadamente :cry:


Gislaine.franzo

Gislaine.franzo

Responder

Posts

23/01/2006

Leonardobhbr

Faz o seguinte tire o apelido fornecedor do campo f.razao


Responder

23/01/2006

Gislaine.franzo

Olá....

Eu ja tentei tirar o apelido e ja desabilitei todas as propriedades do ´Provider Flags´ tambem...nao sei mais o q tentar...


Responder

23/01/2006

Thomaz_prg

Deixe as opções(providerflags) todas desabilitadas para o campo FORNECEDOR no TSQLQuery. Para os demais campos, trabalhe normalmente.


Responder

23/01/2006

Gislaine.franzo

eu estou com todas as propriedades do ´providerflags´ todas desabilitadas , estou trabalhando normalmente com as outras...
Tem alguma outra propriedade q eu possa alterar para deixar o campo FORNECEDOR, como somente leitura, para q ele nao me traga o campo?


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar