GARANTIR DESCONTO

Fórum Erro de chave estrangeira --gt; Delphi 2006 #342691

17/06/2007

0

Pessoal, estou tendo o seguinte problema no Delphi 2006.
Uso componente IBTable para operações (Inserir, Editar, Cancelar, Excluir). No caso de minha exclusão quando o registro é uma chave estrangeira ele da o erro que eu tratei diretamente no banco, porém o Delphi apresenta pra mim tanto a mensagem do banco quanto uma mensagem interna. Ex.
Não foi possível realizar a operação pois existem registros dependentes. Foreign key references are present for the record.

Já executei o sistema fora do Delphi e ele continua da mesma forma.
Alguém sabe uma forma de apresentar somente a mensagem de erro do banco?

Uso Delphi 2006 + Firebird 2.0.

Obrigado

Lucianobarreto

Lucianobarreto

Responder

18/06/2007

Marcus_adriano

Bom dia, vou te dar um bom conselho, não utilize relacionamentos em base de dados, pois eles tornam as consultas e a manipulação de dados bastante lentas. Utilize instruções de SQL para realizar as validações no banco. Ex: antes de excluir um produto, verifique se ele existe na tabela de pedidos. Se existir não poderá ser excluído, certo. Abraços.

Responder

Gostei + 0

18/06/2007

Lucianobarreto

Bom dia, vou te dar um bom conselho, não utilize relacionamentos em base de dados, pois eles tornam as consultas e a manipulação de dados bastante lentas. Utilize instruções de SQL para realizar as validações no banco. Ex: antes de excluir um produto, verifique se ele existe na tabela de pedidos. Se existir não poderá ser excluído, certo. Abraços.

Nunca ouvi falar disso, mas tá certo, é uma resposta.
Mais alguém sabe me dizer porém baseado no que tenho?

Responder

Gostei + 0

20/06/2007

Lucianobarreto

Ninguém teve esse suposto problema?

Responder

Gostei + 0

20/06/2007

Gilberto Fernandes

eu uso os relacionamentos no banco de dados, atualmente ainda não uso delphi 2006, mas no D7 eu costumo fazer a consulta e verificar se tem ou não registro na outra tabela, a vezes apago, as vezes retorno a msg dizendo q existe dados dependentes

Responder

Gostei + 0

20/06/2007

Lucianobarreto

[quote:5b71fcc12d=´Gilberto Fernandes´]eu uso os relacionamentos no banco de dados, atualmente ainda não uso delphi 2006, mas no D7 eu costumo fazer a consulta e verificar se tem ou não registro na outra tabela, a vezes apago, as vezes retorno a msg dizendo q existe dados dependentes[/quote:5b71fcc12d]
Pois é.. no Delphi 7 eu não tinha problemas, pois me retornava somente a mensagem de erro do banco, no 2006 ele retorna tanto a do Banco quanto uma outra mensagem que deve ser do Delphi mesmo.
Gostaria de apresentar somente a do banco.

Responder

Gostei + 0

22/06/2007

Lucianobarreto

Resolvido! Em partes.
Na verdade essa mensagem vem juntamente com a outra do banco de dados. Coisas da versao 2 do firebird.
Agora, como fazer para me retornar somente uma????
Obrigado

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar