Fórum Erro de TABLE UNKNOWN - Como resolver? #417378

24/05/2012

0

Olá pessoal!

Tenho tido um problema que nunca havia enfrentado ontem na hora de rodar minha aplicação. Criei uma tabela no meu banco de dados chamada PARCELAS, com campos, pk e tudo mais. Este banco de dados a princípio havia sido criado no Interbase 6.0, e agora esta tabela foi criada no Firebird 2.1.

Acrescentei um componente IBTable no meu datamodule e efetuei a conexao com o banco de dados, adicionei todos os campos sem problemas, e conectei um DBGrid ao datasource relacionado a esta tabela.

Em tempo de projeto não tenho nenhum problema com esta tabela, no entanto na hora de executar a aplicação, quando chamo o formulário que abriga o DbGrid PARCELAS, no evendo OnCreate deste formulário, quando ordeno a abertura da tabela o sistema retorna a seguinte mensagem de erro:

Project [Meuprojeto.exe] Raised exception class EIBInterBaseError with message Dynamic SQL error - SQL Error code = -204 - TABLE UNKNOWN - PARCELAS - At line 2, column 2.
(http://imageshack.us/photo/my-images/43/erroconexaobancodados.png/)

Fiz as devidas pesquisas pela web antes de postar aqui, mas todas as informações que vi se falava do fato de a tabela nao existir no banco de dados, mas o fato é que ela existe. Tanto que lido com ela normalmente em tempo de projeto.

Se alguem puder me dar uma ajudar ficaria muito agradecido.

Att.
Arthur de Andrade
Thebluemonkey

Thebluemonkey

Responder

24/05/2012

Bruno Leandro

tenta criar um projetinho soh pra teste e coloca o componente de conexao e ibtable e tenta abrir e fechar, depois adiciona as colunas da tabela, um coisa que pode ser é que case sensitive, ou seja o nome da tabela ta tudo em maiusculo no delphi, e isso pode causar isso.

tente testar essas dicas e nos informe o ocorrido
Responder

Gostei + 0

24/05/2012

Thebluemonkey

Pois é Bruno, eu tentei fazer o que você falou aqui, de criar um projetinho de teste e colocar o IBTable, e deu certinho, abri a tabela, e até inseri um registro, mas quando tento através do projeto principal, na hora de abrir a tabela dá esse erro.

E estranho que se eu carregar o projeto com a tabela aberta, ele até compila, mas o grid apontando para o datasource DS_PARCELAS fica desativado, não permitindo inserção de nenhum registro.
Responder

Gostei + 0

24/05/2012

Thebluemonkey

Veja aí como em tempo de projeto até mesmo os dados aparecem no grid, mas em tempo de execução não dá certo.

http://imageshack.us/photo/my-images/805/erroconexaobancodados.jpg/
Responder

Gostei + 0

24/05/2012

Thebluemonkey

Ok pessoa. Foi realmente um erro bastante estúpido. No início do projeto eu havia criado uma rotina para a leitura de um arquivo .INI. Posteriormente eu mudei o local do DB e acabei esquecendo do .INI. Agora na hora de logar ele estava buscando outro banco de dados. Por isso em tempo de projeto aparecia e em tempo de execução ele não encontrava a tabela. rsrs Desculpem aqueles que tentaram ajudar...(Bruno...)
Responder

Gostei + 0

04/06/2012

Joel Rodrigues

Acontece, amigo. Importante é que funcionou.
Fechando o tópico...
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar