Fórum Erro do interbase urgente!!! #39259
08/10/2003
0
Possuo um sistema feito em Delphi 6, usando os componentes de instalação padrão para acessar o InterBase. Neste sistema existe uma tela de venda onde o programa realiza o cadastro gerando um código para a venda (generator) na confirmação da mesma, isto é, clicando no botão OK. Num certo dia fui verificar um chamado de um usuário atento para o fato do código da venda ter pulado do código 245 para o código 325, sem que ninguém tivesse feito nenhum tipo de exclusão de registros. Num outro caso o código estava no 1496, pulou para o código 1600. Todas as vendas realizadas no dia 3/10/03 (uma sexta feira) sumiram!!!
Existe alguma maneira do sgdb ter falhado na atribuição do valor gerado pelo generator ? Só para constar: o Firebird utilizado é a versão 1.0.3, está instalado numa máquina com Windows 2000 Professional e está configurado como um serviço e não como aplicação; para desenvolver estou utilizando (neste caso) ibquery com cachedupdates, dando um applyupdates na confirmação da venda. Todas as outras opções do banco de dados estão inalteradas (padrão).
Por favor se alguém souber de alguma informação a respeito, ficaria agradecido.
fmavila@hotmail.com
Existe alguma maneira do sgdb ter falhado na atribuição do valor gerado pelo generator ? Só para constar: o Firebird utilizado é a versão 1.0.3, está instalado numa máquina com Windows 2000 Professional e está configurado como um serviço e não como aplicação; para desenvolver estou utilizando (neste caso) ibquery com cachedupdates, dando um applyupdates na confirmação da venda. Todas as outras opções do banco de dados estão inalteradas (padrão).
Por favor se alguém souber de alguma informação a respeito, ficaria agradecido.
fmavila@hotmail.com
Fmavila
Curtir tópico
+ 0
Responder
Afarias
É praticamente certo (ao q me parece) q houve uma falha na sua rotina de gravação das vendas!! (que não foram postadas ou comitadas no banco de dados)! Por isso -- tudo esses fatos q vc relata!
Após gerados os valores do generator, estes não voltam atraz tendo ou não sua rotina de inserção sido concluida com sucesso e comitada!!
E, na minha opnião particular, a não ser q realmente necessário, nunca use CachedUpdates -- *não* costuma ser muito legal!! E, mesmo se vc realmente precisa trabalhar com cache, dê preferência a usar ClientDataSets (caso sua versão do Delphi possua MIDAS)
E -- como nota adicional -- vc não deve usar os componentes IBX q são instalados com o Delphi (pois possuem alguns bugs) -- atualize para a versão mais recente pro seu Delphi.
T+
Após gerados os valores do generator, estes não voltam atraz tendo ou não sua rotina de inserção sido concluida com sucesso e comitada!!
E, na minha opnião particular, a não ser q realmente necessário, nunca use CachedUpdates -- *não* costuma ser muito legal!! E, mesmo se vc realmente precisa trabalhar com cache, dê preferência a usar ClientDataSets (caso sua versão do Delphi possua MIDAS)
E -- como nota adicional -- vc não deve usar os componentes IBX q são instalados com o Delphi (pois possuem alguns bugs) -- atualize para a versão mais recente pro seu Delphi.
T+
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)