Fórum Erro em sql com max(campo) #242942
13/07/2004
0
Oba, estou com mais um probleminha, vê se tem jeito.
Tenha a seguinte sql:
Criei o campo ´_num´ só para isso, já usei o próprio número e nada e também não funcionou.
Me retorna este erro: [b:b6bb26b673]qryFaf: Field ´numero´ not found[/b:b6bb26b673]
obs.: em qualquer outra circunstância, tipo select, delete ou insert está ok, mas qdo faço esta, que seria para pegar o último número cadastrado dá este erro.
Valeu.
Tenha a seguinte sql:
qryFaf.Active:=False; qryFaf.SQL.Clear; qryFaf.SQL.Add(´select max(numero) as _num from Faf where ano = 2004´); qryFaf.ExecSQL; qryFaf.Active:=True;
Criei o campo ´_num´ só para isso, já usei o próprio número e nada e também não funcionou.
Me retorna este erro: [b:b6bb26b673]qryFaf: Field ´numero´ not found[/b:b6bb26b673]
obs.: em qualquer outra circunstância, tipo select, delete ou insert está ok, mas qdo faço esta, que seria para pegar o último número cadastrado dá este erro.
Valeu.
Walace
Curtir tópico
+ 0
Responder
Cabelo
Caro Colega..
Ao invés de utilizar Query.ExecSQL..
Vc deve usar Query.Open;
e não use o Active
sem mais
Cabelo
Ao invés de utilizar Query.ExecSQL..
Vc deve usar Query.Open;
e não use o Active
sem mais
Cabelo
Responder
Gostei + 0
14/07/2004
Paulo_amorim
Olá
vc provavelmente está chamando o campo NUMERO, quando na verdade o nome dele eh _num
Quando vc for chamá-lo, chame-o de _num
Como o cabelo disse, não precisa do ExecSQL...
Entretanto o [i:ec0f552e42]Query.Active := True[/i:ec0f552e42] tem a mesma função do [i:ec0f552e42]Query.Open[/i:ec0f552e42], não faz diferença
Até+
vc provavelmente está chamando o campo NUMERO, quando na verdade o nome dele eh _num
Quando vc for chamá-lo, chame-o de _num
Como o cabelo disse, não precisa do ExecSQL...
Entretanto o [i:ec0f552e42]Query.Active := True[/i:ec0f552e42] tem a mesma função do [i:ec0f552e42]Query.Open[/i:ec0f552e42], não faz diferença
Até+
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)