Fórum ERRO FIREBIRD missing arg 4 #555745
06/06/2016
0
Lembrando que tanto o servidor como a estação tem a mesma versão do Firebird e funcionam localmente ambos.
Se alguém puder me ajudar ficarei extremamente grato.
Lucas Ferreira
Curtir tópico
+ 0Posts
06/06/2016
Rafael Bosco
Gostei + 0
07/06/2016
Anderson
- Versão executada, lembrando de checar o número completo: Ex.: Firebird versão 2.5.5.26952
- Verificar a versão do fbclient.dll (clicar no arquivo para ser selecionado, escolher propriedades, aba detalhes, item versão do produto. Tem que fechar com a versão do servidor firebird.
- Verificar quantas fbclient.dll tem no servidor (pode haver alguma "perdida" que está sendo chamada primeiro)
- Verificar a ODS do arquivo FDB
Firebird 1.0 - ODS 10
Firebird 1.5 - ODS 10.1
Firebird 2.0 - ODS 11.0
Firebird 2.1 - ODS 11.1
Firebird 2.5 - ODS 11.2
Firebird 3.0 - ODS 12.0
A fbclient.dll, é compilada em Microsoft Visual C e depende do runtime (quando não há o runtime do Visual C, não acha a fbclient.dll (e a fbclient.dll tá lá), dá erros, etc.).
(verificar se ok conforme sua versão do Firebird):
Firebird Versão 1.x : MSVC 6 (msvcp60.dll,msvcrt.dll)
Firebird versão 2.0 : MSVC 7.1 (msvcp71.dll,msvcr71.dll)
Firebird versão 2.1.x e 2.5.x : MSVC 8 (msvcp80.dll, msvcr80.dll)
Firebird versão 3.0.x: MSVC 10 (msvcp100.dll,msvcr100.dll)
Se conseguir obter as versões dos arquivos por meio do aplicativo que estiver rodando, será bem melhor (caso ele esteja usando uma dll errada, descobrirá na hora).
O FAQ http://www.firebirdfaq.org/faq80/ fala deste tipo de erro e basicamente informa que há uma versão antiga (arquivo.fdb) rodando em uma versão mais atual do Firebird (servidor). Se for o caso, deve fazer um backup rodando o servidor firebird antigo e depois um restore rodando o servidor firebird novo (Isto acerta o ODS no arquivo). Importante: Faça cópias (mais de uma) dos arquivos fdb (e teste pelo menos uma das cópias para ver se ficou ok), pois se der algum problema, poderá voltar a situação anterior sem perder dados.
Att.
Anderson.
Gostei + 0
17/01/2018
Idez Me
Tive o mesmo problema que o Lucas. Segui todos os passos mencionados pelo Anderson e pelo Rafael e funcionou.
Obrigado a todos.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)