Ele não encontra algum arquivo ou não encontra a rede (no caso de mais de 1 computador)
Muito obrigado pela resposta. Apesar de ja imaginar que o problema é este. Estou vendo com o programador qual arquivo ele tenta abrir antes da conexao com o banco firebird. Ja a questao da rede esta descartada ja que as vezes nao funciona nem do servidor e no outro cliente o mesmo banco que é usado na aplicação geral abri normalmente so sao no exe secundario...
Boa noite, já tive problemas parecido.
Verifique nas máquinas se existem as mesma versôes do firebird.
Se caso tiver as mesmas , tente excluir o Firebird de todas e instala novamente, exclua também as pastas do Firebird. Só tome cuidado para não excluir o banco de dados com a extensão FDB.
Depois instale a mesma versão em todas as máquinas, veja também com que fez o programa se precisar colocar alguma biblioteca na pasta windows system 32 do sistema.
Tenta aí, veja também a porta que o Firebird está usando, veja também se não tem o banco Interbase instalado, pois interbase e firebird usam a mesma porta 3050.
Abraços
Obrigdo pela resposta...
Ainda nao tive oportudidade de testar no meu cliente...Ele colocou outro computaor para fazer o serviço e ele é de outra cidade.
Mas assim que puder testar la eu te aviso...