Fórum Erro na hora do insert #371644
25/06/2009
0
e quando vou dar um insert e gravar um novo cliente no banco da o seguinte erro abaixo
unknowm database your user name and password are nnot defined
Abaixo o código, mais acho que o erro não esta no sql pois ele da certo direto no banco, creio que é algo na conexão
QGrava.Close;
QGrava.SQL.Clear;
QGrava.SQL.Add(´Insert Into NEW_TABLE (CodCliente,Nome,Endereco,CPF,Telefone,Dependete,Sexo)´);
QGrava.SQL.Add(´Values (:CodCliente,:Nome,:Endereco,:CPF,:Telefone,:Dependete,:Sexo) ´);
QGrava.ParamByName(´CodCliente´).AsString := CodCliente.Text;
QGrava.ParamByName(´Nome´).AsString := Nome.Text;
QGrava.ParamByName(´Endereco´).AsString := Endereco.Text;
If RadioGroup1.ItemIndex = 1 Then
QGrava.ParamByName(´Dependete´).AsString := ´S´;
If RadioGroup1.ItemIndex = 2 Then
QGrava.ParamByName(´Dependete´).AsString := ´T´;
If RadioGroup2.ItemIndex = 1 Then
QGrava.ParamByName(´Dependete´).AsString := ´M´;
If RadioGroup2.ItemIndex = 2 Then
QGrava.ParamByName(´Dependete´).AsString := ´T´;
QGrava.ExecSQL;
Bride
Curtir tópico
+ 0Posts
26/06/2009
Discorpio
Com certeza o erro reportado é na conexão.
Significa que o Driver do Banco tentou fazer autenticação do usuário e não o encontrou, por isso o erro de Banco de Dados desconhecido.
Geralmente o BDE faz conexão com banco como se fosse Drivers ODBC, ou seja, através de Alias, onde nesse Alias voce define o seu usuário e senha
Eu recomendaria voce trocar de conexão do BDE, até porque já é uma conexão obsoleta, que era geralmente utilizada para os antigos banco de dados Paradox, troque para os componentes da Palheta Interbase, pois, o Firebird é um banco de dados moderno que é nativo do Interbase versão 6. O componente IBDataBase da palheta Interbase, permite voce configurar parâmetros de configuração inclusive o seu usuário e senha.
Voce pode ainda usar a conexão do DBExpress que é mais moderna e mais versátil para bancos Interbase e Firebird, bem como para outros bancos também.
Caso voce tenha instalado o seu Firebird com o Login ´SYSDBA´ e a senha ´masterkey´, então são esses os parâmentros de usuário e senha que voce tem que configurar para acessar o seu banco.
Gostei + 0
26/06/2009
Bride
Eu consigo logar no banco quando o programa não esta em executação.
Quando ele esta em execução a primeira tela que me aparece é a de usuario e senha do firebard.
logo e o programa roda normalmente.O problema é para executar DML, parece que a conexão do banco fecha
Gostei + 0
26/06/2009
Martins
Como vc está fazendo a sua conexão com banco FBD?
Boa sorte!
Gostei + 0
27/06/2009
Bride
Estou usando um Data Module,
Usando a conexão BDE
um componente TDatabase
No Tdatabase
o alias name com o nome do meu banco no BDE Adminitrator
Nos parametros do Tdatabase tem a senha e o usuario default.
login prompt = False.
Gostei + 0
29/06/2009
Lightshine
Os componentes BDE só estão no Delphi 7 por questão de compatibilidade com projetos antigos, e não é mais recomendavel o seu uso em novos projetos.
Aqui no forum mesmo tem um tópico, muito bom por sinal, com um pequeno passo a passo do uso do IBX, para ler clique aqui
Lightshine
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)