Fórum Erro no Select do IBDataSet #321100
10/05/2006
0
Quer dizer parte dela neh
eu tenho um sisteminha que faz o cadastro dos alunos e a pesquisa.....dai eu quero saber apenas os que fazem matematica e portugues dai eu vou na parte de pesquisa e tico no combobox matematica e portugues
sendo que 1 eh ticado e 0 e sem o tic
e a minha procedure eh a seguinte
dah o seguinte erro
Field mat not found
Sendo que as Variaveis Mat Port e Ing eu quero passar como parametro para o Select
oque eu preciso fazer para issu funcionar.....vlw pessoal ...obrigado por enquanto
$grandaum$
Curtir tópico
+ 0Posts
11/05/2006
Rafaela.campos
IBDataSet1.ClearFields;
outra coisa use a propriedade Text ao invés do método Add, pelo seguinte fato: se ja existir algo na propriedade SelectSQL o método Add adicionará a nova cláusula à ja existente, enquanto a propriedade Text substituirá o conteúdo, desta forma seu código ficaria assim:
IBDataSet1.SelectSQL.Text:=´Select * from ficha where MATEMATICA = :mat and PORTUGUES = :port and INGLES = :ing´;
//definição dos parametros como inteiros referenciando as variaveis
//criadas na procedure
IBDataSet1.ParamByName(´mat´).AsInteger:=Mat;
IBDataSet1.ParamByName(´port´).AsInteger:=Port;
IBDataSet1.ParamByName(´ing´).AsInteger:=Int;
IBDataSet1.Open;
-------
Ah, e como vc está trazendo resultados de dados do banco e não executando operações de alteração use somente o Open sem : IBDataSet1.ExecSQL;
Espero ter ajudado
Att.
Gostei + 0
11/05/2006
$grandaum$
vlw pela força ai hein Rafaela
Gostei + 0
11/05/2006
Rogerio_amorim
Esse seu select é editável ? caso não for , vc deveria simplesmente usar um ibquery junto com um datasource e apontar o dbgrid para o datasource. Mas se for editável vc deve saber que é necessário acessar o dataset editor do componente ibdataset e proceder as configurações para que funcione.
Rogerio Amorim
Gostei + 0
11/05/2006
$grandaum$
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)