Fórum Erro quot;List Index Out of Bounds (0)quot; #326256
27/07/2006
0
Estou com o seguinte erro na hora que clico no menu pra entrar num form:
Project Proj.exe raised exception class EListError with message "Lista index out of bounds(0)´.
Eu deu uma procurada aqui no fórum e vi que esse erro se origina em Lists, quando se tenta mostrar mais do que se tem, coisas do tipo.
Realmente, nesse form eu tenho 2 DbLookUpComboBox, ligados a duas tabelas. E uma pesqueisa, quando seleciono um, no outro ele me mostra só registros relacionado aquele selecionado.
Só que tenho isso em quase todos forms desse software e nunca tinha dado esse problema. Depois que li aqui, tentei deletar esses componentes pra ver se entrava no form, e nada, o erro persiste, com componente ou nao.
E é um form simples, pra cadastro e exibição. Somente 4 campos. Dois deles sao chaves estrangeiras, por isso os LookUps.
Alguem saberia de mais alguma coisa que cause esse erro? Pois comparando com o que ja tenho aqui, ta tudo perfeito, e só dá esse problema na hora de entrar nesse form, nos demais entra.
Grato pela ajuda pessoal, abraços.
Aersoftware
Curtir tópico
+ 0Posts
27/07/2006
Aroldo Zanela
Qual o banco de dados utilizado? Há alguma referência a índices nos DataSets?
Gostei + 0
27/07/2006
Aersoftware
Qual o banco de dados utilizado? Há alguma referência a índices nos DataSets?[/quote:3909dae586]
Olá Aroldo,
Estou usando o Firebird 1.5.3, ligado com dbExpress. Com aquela ligação de SQLDataSet, Provider, ClientDataSet e DataSource.
Agora que tu falaste em índice, ontem eu notei uma coisa. Eu crio as tabelas pelo IbExpert. E essa tabela eu ainda não tinha no banco de dados. Criei ela e nem desconectei o banco ao fazer o formulário no Delphi. E depois eu notei que tinha 16 tabelas, 16 geradores e automatismos e 15 índices.
O índice dessa tabela não tinha sido listado ali. Mas depois de descontar o banco e conectar novamente pelo IbExpert, ele apareceu. Será que tem alguma coisa a ver com isso esse erro?
Outra coisa que notei de diferente foi, sempre que dá um erro, mesmo com o sistema tendo compilado, ele mostra a tela de códigos onde o erro aconteceu. Nesse caso, ele mostra o procedimento que faço ao clicar no menu, pra abrir o form, que tirei do ´auto-create´. O procedimento é esse:
FrmTitulosTraduzidos := TFrmTitulosTraduzidos.Create(Self); FrmTitulosTraduzidos.ShowModal; FrmTitulosTraduzidos.Release;
Gostei + 0
27/07/2006
Aersoftware
No OnActivate do Form eu tinha, entre outros códigos, esse:
StbTitulosTraduzidos.Panels[0].Text := ´Total de Titulos Traduzidos: ´+ IntToStr(DmDados.ClientTitulosTraduzidos.RecordCount);
Pra me mostrar num StatusBar o número de registros. Só que eu não tinha criado nenhum Panel no StatusBar, por isso ele me dava esse erro. :oops:
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)