Fórum Erros no Delphi (Tratando exceções) #572437

09/12/2016

0

olá, gostaria de saber (mais por curiosidade, e dependendo posso ate adaptar no meu sistema) se é possível qndo o sistema gerar um erro independente do lugar por ter varios chamados de funcoes e nao ser tao facil adicionar TRY EXCEPT em todas as funcoes, eu executar um comando qlqr (por exemplo fechar um form q eu abro em cima da tela do sistema mandado aguardar a execucao) qndo gerar esse erro? tipo eu fiz um conversor de bases de dados e tentei tratar o maximo e excessoes q pudessem ser geradas, mas se caso acontecer um imprevisto ele alerta uma mensagem do do erro na tela e caso nao seja algo q foi tratado ele para a conversao mas o form escrito 'Aguarde o final da conversão' continua em cima da tela, e como eu criei sem o botao 'X' para fechar o usuario tem q impressao de q ainda esta fazendo a conversao... alguem sabe se algo assim é possivel no DELPHI?
Bruno

Bruno

Responder

09/12/2016

Ismael Machado

Você pode utlizar o evento Application.OnException para capturar qualquer erro que aconteça em sua aplicação, e assim exibir a tal tela que você quer. Mas mesmo assim, quando um erro acontecer todo o sistema irá parar, sendo obrigado a recomeçar o processo.
Acho que sua única alternativa para conseguir capturar um erro e ignorar ele a ponto de continuar executando os próximos passos naturalmente seria utilizar algum gerenciador de exceções como EurekaLog ou MadExcept, mas ambos são componentes pagos.
Responder

Gostei + 0

10/12/2016

Tone Costa.

Geralmente faço assim.
Try

painel1.visible := true;

Try

Try

funcao01;

funcao02;

procedure01:

procedure02;

except

on e : Exception do

begin

showMessage(e.message);

end;

end;

finally

painel1.visible := false;

end;
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar