Escala de Folga em PHP

04/08/2015

0

PHP

Estou estudando PHP no curso , e no meu tcc tive a ídeia de fazer um gerador de escalas automáticas em php,
porem na internet há conteudo muito vago, e estou sem ideias de por onde começar, alguem poderia me dar algumas dicas ??
Kleyton

Kleyton

Responder

Post mais votado

01/10/2015

Já desenvolvi um software para esse tipo de problema... específico para área militar.. já servi e sei como funciona o processo... além de ter ido no quartel e conversado com os superiores, descobri que existe uma pessoa responsável pela escala geral do quartel.. chama-se O BRIGADA, que seria o 1º Sgt mais antigo do quartal...

só não divulguei... fiz em Delphi pq os quarteis não querem nada que tenha vínculo com internet, pois escala de serviço é uma coisa sigilosa e não seria interessante correr algum risco em relação a alguém conseguir acesso a escala dos mesmos...

Meu software além de controle de escala, controla o arranchamento dos militares, sem a necessidade de envio diário de quem está arranchado, evitando desperdiço de alimentos.

Helton Lizandro

Helton Lizandro
Responder

Mais Posts

04/08/2015

Jothaz

O que você tem?

Escopo?
Requisitos?
Modelo de dados?
Responder

11/08/2015

Kleyton

Jothaz, Segue abaixo o estudo do meu Projeto


Escopo:



Com o intuito de regressar ás forças armadas pelo QCO (Quadro Complementar de Oficiais), e com finalidade de sanar uma das piores dificuldades do Exército Brasileiro, a criação de um software que solucione uma das principais divergências do Exército, ás escala de serviços. Nos tempos de hoje, softwares de gestão são rotulados como ERP (Planejamento de Recursos do Empreendimento) que são visados para gestão das empresas, automatizando os processos e integrando as demais atividades com praticidade e eficácia. Porém por ser um software de grande custo e não demonstrar resultados esperados tão brevemente, e por diversas empresas a questão da escala ser feito no Excel, foi adotado um módulo dos demais sistemas ERP, o modulo de gestão de escalas. O “SIGE - Escalas de Trabalho” será desenvolvido a partir da observação e constatação da necessidade de maiores níveis de facilidade, segurança e adequação na elaboração e controle de escalas de trabalho a fim de reduzir perdas significativas com desgastes de pessoal, multas e problemas trabalhistas em empresas que se utilizam desta modalidade de operação, portanto, nasceu da realidade do dia a dia empresarial. O “SIGE - Escalas de Trabalho” será mostrado como uma solução versátil para o mercado e de grande aceitação por empresários de diferentes portes por suas características exclusivas e, sobretudo pelos bons resultados que tende a oferecer, destacando-se pelas suas diferenças.






Requisitos:

- A escala deve ser alterada automaticamente sem intervenção humana, sendo assim , quando o soldado for mudar a escala de 48h para 72h de 24h, as pessoas
escaladas serão automaticamente transferidas para seus respectivos dias.

- se não houver numero suficiente de pessoal para o cumprimento da escala de 24h, nao haverá possibilidade da utilização do mesmo pois, a intenção do software é
sanar a volta no dia anterior ao previsto, sendo justo com todos da escala, sanando o principal problema do Exército.




Modelo de dados:

Bem, defini a escala de trabalho pelas legisação RISG, ou seja , vai seguir as leis de serviço militares para melhor modelagem de dados
-Pelas leis, os militares trabalhao 24h por dia sem revezamento em questão da escala.
-sempre seguem um modelo de estimativa de 'turnover" ( voltar a escala) sendo escalas do tipo 48h , 72h, dependendo do numero do efetivo
Responder

13/08/2015

Kleyton

alguem teria alguma ideia de como aplicar este processamento em PHP ?
Responder

02/09/2015

Kleyton

alguem ai poderia me dar uma mão ?
Responder

02/10/2015

Kleyton

Helton Lizandro,

Sim eu entendo este conflito sobre divulgar sobre a internet e tal, porem eu estou fazendo este projeto como meu Trabalho de Conclusão de Curso de Téc em Informatica, e Estou com dificuldades , teria como me ajudar ?

estou com dificuldade em desenvolver a açao principal que seria a escala automatica dependendo de quantos soldados o pelotao tera!

se puder ajudar ficarei grato , Abraço

-Kleyton Mayer
Responder

02/10/2015

Helton Lizandro

Kleyton, posso lhe ajudar sim... lembrando que não é tão simples como parece... se você quer apenas saber como funciona o processo de escala de um soldado, seria simples...

1º Criar uma tabela de todos os soldados do pelotão;
2º Criar uma tabela onde será salvo o soldado e o dia em que o mesmo tirou o serviço;
3º Você terá que montar um sql que vincule as duas tabelas e que pegue a ultima data do serviço do soldado e ordenar de forma decrescente... dessa forma terá o mais folgado na escala.


Agora se você for controlar a escala de forma completa, ou seja, por graduação, por prioridade de posto, dividindo por companhias, considerando quem está doente, considerando quem está de férias, considerando quem está em missão externa, considerando quem é estafeta, considerando limites em dias ou horas de serviço por militar, etc... ai a coisa fica um pouquinho mais complexa....

espero ter ajudado e qualquer coisa é só postar.


abraços
Responder

08/10/2015

Kleyton

amigo desculpa a demora para lhe responder, mas o meu projeto é basico mesmo sem incluir as tarefas fora do aquartelamento, ou estafetas, mas considerando as graduacões nas escalas, sargento como cmt da guarda , tenente , como of. de dia , etc, a principio modelei um banco com DBdesigner4, segue abaixo um modelo de como eu tenho manipulado os dados.

[img:descricao=Modelo de banco de dados]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/445975-20151008-135247.jpg[/img]

porem tenho que desenvolve-lo com php, e nao estou conseguindo.

mais uma vez desculpa pela demora para responder,

obrigado, Abraço

ATT Kleyton Mayer
Responder

08/10/2015

Helton Lizandro

Cara.. olhando sua estrutura percebi que ta faltando algumas coisas do tipo:

* Tem que ter um cadastro dos postos de serviço... Plantão, Oficial de dia, portão lateral, cozinheiro de dia, corneteiro de dia, sgt de dia... e etc;
* você tem que definir para cada posto a quantidade de militares e suas patentes;
* Para cada posto é necessário informar qual companhia irá ceder os militares que formaram aquele rodízio... Ex.: Portão lateral, são três militares onde dois são da 1ª Cia e um da 2ª Cia... e os mesmos irão formar um rodízio nos quartos de hora, ou seja, a cada duas horas irão fazer uma rendição.

Baseado nessas informações é que você terá a escala de serviço, e serão nessas informações que você irá saber os dias em que o militar tirou seu serviço... ou se preferir, cria um campo no cadastro do militar que informe o último serviço tirado por ele... daí você tem como calcular de forma mais fácil e montar a próxima escala.

seria interessante você visitar um quartel... pra ter uma noção maior de como funciona o processo.
Responder

08/10/2015

Kleyton

Helton, Eu já servi o Exercito sei como funciona, por dentro, porem há dados que nao achei nessesarios modelar .
o que eu quero fazer é bem mais simples, nada muito complexo, onde só se contempla o serviço de Gda. ao Aquartelamento.

concordo que esta faltando informaçoes como o cadastro de postos de serviço porem como eu preciso que a escala seja automática, modelei como por exemplo

Companhia 1 6 militares 3 Gda 2 Plantoes.
Companhia 2 2 militares 1 Gda. 1 Plantao.
Companhia 3 6 militares 3 Gda 2 Plantoes.


eu nao quero definilos fixamente na escala, quero que isso se randomize sem que acontece o famoso "TurnOver" antes do previsto.
Responder

08/10/2015

Helton Lizandro

Pra que isso fique randomizado, você monta um sql que pegue os postos ativos e prioritários..... e outro sql que pegue os militares por ordem de folga e antiguidade... pra cada posto e prioridade você vai incluindo o militar.. dessa maneira você resolve sua necessidade de forma realmente simples... desculpa ai veio.. pensei que você não tinha conhecimento da escala por isso que te aconselhei ir a um quartel....

Exemplo:

1 pedro
2 paulo
3 josé
4 antonio
5 marcos
6 Luiz
7 Zeze
8 Biu
9 Bigbig
10 xuxa


Posto 1
hroario 1 - horario 2 - horario 3
1 2 3

quando você montar o próximo sql os militares 1, 2 e 3 virão no final do sql, pois são os que tiraram serviço mais recente.


Posto 1
hroario 1 - horario 2 - horario 3
4 5 6

Posto 1
hroario 1 - horario 2 - horario 3
7 8 9

Posto 1
hroario 1 - horario 2 - horario 3
10 1 2

Posto 1
hroario 1 - horario 2 - horario 3
3 4 5


e por ai vai... espero que tenha entendido.
Responder

08/10/2015

Kleyton

tudo bem amigo entendi , mas sobre o a questão dos horarios dos postos, fui orientado pelo meu docente que posso modelar os horarios, como 24h-24h so entao havera a troca da guarda,
é bem simples mesmo porem gostaria que isso fosse automatico, sem que haja repetição de militares , sem que todos tenham tirados o serviço

EX: 1 companhia tem 55 militares sendo 30 ev's 10 cb 10sgt 4ten 1 Cmt.Compania


1- Gerar automaticamente a escala para todos que tiram guarda sem repetir o militar

2- no meu planejamento há diferentes tipos de escalas onde um dia a escala pode ser 24h-24h e no outro por 72h por 72h até o prox serviço.
quando haver esta mudança o sistema deve reorganizar a escala e adequala para que nao haja turnover
Responder

08/10/2015

Helton Lizandro

cara.. em relação a escala ser 24x24 ou 72x72 vai depender da quantidade de militares e postos para isso... não tem como você controlar e dizer que a escala agora vai ser de 24x24, pq isso depende da quantidade de militares e postos. Eu acho que seu professor viajou.. E caso a quantidade de militares ou postos mudarem, se você seguir a lógica que te falei, o sistema irá trazer o militar mais folgado, independente se ele folgou 24hs ou 72hs... é assim que funciona a escala.. pegando o mais folgado.
Responder

14/10/2015

Kleyton

em relação a quantidade de postos é realmente necessario coloca-la no escopo ? pois, nao estou fazendo para um especifico quartel seria algo mais geral!
o que me diz ?
Responder

14/10/2015

Helton Lizandro

É necessário sim, pois quando tiver a baixa dos EVs, o efetivo não comportará os postos atuais tendo uma redução nos mesmos, sendo assim é necessário que fique ilimitado a quantidade de postos e que pra cada posto tenha uma flag de ativação ou inativação do posto. Dessa forma não é necessário a exclusão do posto, bastando apenas inativá-lo.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar