Fórum Escolha de componente para relatórios #346938
03/10/2007
0
Estou com uma dúvida, se existe algum componente para criação de relatórios, que possibilite ao usuário alterar a posição dos campos em tempo de execução.
Ou seja, caso o usuário deseje movimentar acertanto os campos para uma impressão correta em um campo de formulário impresso.
Falo tanto em desenvolver um Form, que possibilite ele fazer isto ou em um próprio Preview do componente.
Alguém sabe se isto é possível?
Se existe algum componente pago com esta finalidade?
Agradeço repostas.
Att.
Devmedia
Curtir tópico
+ 0Posts
03/10/2007
Devmedia
Banco de Dados: MySQL 5.0.27
Conexão: dbexpress com dll e drivers para MySQL 5
Gostei + 0
03/10/2007
Picyka
Nossa como vc conseguiu se conectar no mysql usando o dbexpress ja tentei com o d7 tambem mais sempre deu erro quando carrega uma dll la ate me esqueci o nome so consefui conectar usando o delphi 2007 como que vc fez a sua conexao ???
hehehehhe
abraços
t.+
Gostei + 0
03/10/2007
Fabiano Góes
Nossa como vc conseguiu se conectar no mysql usando o dbexpress ja tentei com o d7 tambem mais sempre deu erro quando carrega uma dll la ate me esqueci o nome so consefui conectar usando o delphi 2007 como que vc fez a sua conexao ???
hehehehhe
abraços
t.+[/quote:9c5000c801]
cara eu tb tive esse problema e só consegui a conexão com D2007.
será que o amigo poderia nos dar a dica ???
Gostei + 0
03/10/2007
Devmedia
Por Lucas Ferreira;
1º - Voce tem que baixar esta dll que é correposndente ao MySQL 5
http://www.planetadelphi.com.br/delphi/componentes/banco_de_dados/00004551.rar
2º - Coloque a dll na pasta C:\Arquivos de Programas\Borland\Delphi7\Bin
3º - Com isso voce Insere os seguintes componentes:
> dbExpress
1 - SQLConnection
1 - SQLQuery
1 - ClientDataSet
>Data Access
1 - DataSetProvider
1 - DataSource
4º - No componente SQLConection voce atribui em ConnectionName como MySQLConnection
Muda as propriedades GETDriverFunc para getSQLDriverMYSQL50, e a propriedade Libraryname para dbxopenmysql50.dll
A propriedade Vendor lib continua libmysql.dll
Aí é só por em Params o host, a base de dados, o usuário e a senha para conectar.
5º - SQLQuery -> SQL voce coloca a sua instrucao sql:
Exemplo:
select * from nome_da_sua_tabela
SQLQuery -> SQLConnection voce seta o seu componente SQLConnection.
6º - DataSetProvider -> DataSet voce seta SQLQuery
7º - ClientDataSet -> ProviderName voce seta DataSetProvider
Depois voce dá um duplo clique em cima do componente, ele abrira uma janela onde voce adicionara os campos da tabela.
Clicando com o botão invertido (Direito) do mouse, depois em AddFields ou AddAllFields voce adiciona os campos.
Feito isso, automaticamente o componente recebe os campos da sua tabela especificada em SQLQuery.
8º - DataSource -> DataSet voce seta ClientDataSet
Feito isto, voce concluiu a conexão.
Pode sim ou não marcar os componentes com Active -> True
Isso vai depender da sua nescessidade de fazer a conexão em tempo de execução ou não. A seu critério.
Conclusão:
Muito melhor MySQL ... hehehe.
Tive que me virar pra fazer isto funcionar. Juntanto várias informações.
Lembrando que se voce não quiser utilizar MySQL 5 e Quiser manter qualquer outra versão 4,3,2,1 é só manter as configurações padrões do componente.
Não esquecendo que a dll ´libmysql.dll´ tem que estar dentro de C:\Windows independente da sua versão do MySQL, se não seu programa não vai funcionar nunca.
Espero ajudar.
Abraço a todos.
Att.
Devmedia
é porque postei isto aqui correndo e tenho que voltar correndo.
Mas alguém pode responder minha dúvida ????
Gostei + 0
04/10/2007
Rodc
Gostei + 0
04/10/2007
Jhosef
Aqui na clubedelphi tem uma artigo/video que ensina a fazer isso com Rave se naum to enganado...
[url=https://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=491]Artigo[/url]
[url=https://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=2971]Video[/url]
Aqui na minha empresa a maioria dos relatórios são montados pelos próprios clientes, temos uma tabela mestre que armazena as principais configurações do relatório como titulo, orientação, rodapé e assim por diante e uma tabela detalhe q armazena os campos que serão impressos, rótulos, shapes e assim por diante, esses relatórios são gerados pelo quick report da para fazer pelo rave tbem... [url=http://www.nevrona.com/Default.aspx?tabid=53]Artigos da Nevrona[/url]
Dica: Vc naum cria formulários dinamicamente, criando TEdits e Labels em tempo de runtime??? com o quick eh a mesma coisa, com a diferença que vc precisa atualizar o Fields tambem...
Usando quick report a semelhança entre construir um formulário e um relatório dinamicamente se torna grande...
Como naum tenho familiaridade em construir relatorios dinamicos com Rave, naum posso dar sugestão sobre esse, soh o site q citei...
Mas para relatórios estáticos prefiro rave...
Gostei + 0
04/10/2007
Devmedia
Muito Obrigado pelas respostas.
Vou dar uma lida, estudar o artigo. Se conseguir volto para informar.
Se mais alguém puder tambem dar outras opções de apoio. Serão muito bem vindas.
Agradeço aos dois.
Obrigado.
Att.
Gostei + 0
10/10/2007
Devmedia
Corrigindo minha falha.
Este é um componente da paleta DataAcess.
Desculpe o erro.
Att.
Gostei + 0
10/10/2007
Luboc
Também existem outros geradores de reports, com alteração em execução, através de um ´designer´:
»» FastReport - http://fast-report.com/en/
»» Report Builder - http://www.digital-metaphors.com
Cada Report é um ficheiro, onde está a estrutura da impressão, com as ligações ao BD. Depois, na aplicação chamamos o Designer, que funciona como outra aplicação, com ele carregamos o report, onde vemos a estrutura, realizamos as modificações e gravamos. Depois, de volta à nossa aplicação, basta imprimir e ver as mudanças realizadas.
Eu usei o Report Builder, uma versão para o Delphi 5, e funcionava muito bem.
O ideal será verificar o tipo de listagens que pretendemos obter e depois saber se o Componente consegue realizar isso e de que forma! Pode ser muito trabalhoso conseguir fazer determinado tipo de listagens e outras vezes nem ser possível.
Fiquem bem,
LuBoc
Gostei + 0
19/10/2007
Cflima
por favor, vc saberia me dizer o que provoca um erro de conexão com o mysql no delphi 2007 onde aparece a seguinte mensagem:
Access violation at address 112EDF48 in module ´dbxmys30.dll´. Read of address 00000050.
Esse erro não ocorre no delphi 7
Estou usando o mysql versão 5.0.41.
Muito obrigado,
Cássio
Gostei + 0
19/10/2007
Devmedia
Voce fez isso?
Att.
Gostei + 0
14/01/2008
Rlindgren
Vc conseguiu fazer os relatórios dinâmicamente?
Renata
Gostei + 0
14/01/2008
Devmedia
Infelizmente não.
Um abraço.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)