Escript Apresentando erro List Index Out Of bounds(-1)

13/07/2015

0

Ola Senhores, bom dia!!!

Estou enfrentando o seguinte problema.

Tenho um script que faz uso da clausula rank em conjunto com algumas tags proprietarias no ERP que temos na empresa.

Ao executar esse Script ele apresenta o Erro List Index Out of Bounds(-1).

Pesquisei na internet e nao achei nada conclusivo.

alguem conhece e sabe o que pode causar esse erro?

me dar um norte para corrigirmos o problema.

Desde ja agradeco o apoio.

Abraco.
Alex Lekao

Alex Lekao

Responder

Post mais votado

13/07/2015

boa tarde Lekao achei isso na net.

http://www.projetoacbr.com.br/forum/topic/19636-list-index-out-of-bounds-1/

Isaac Jose

Isaac Jose
Responder

Mais Posts

13/07/2015

Alex Lekao

Oi Isaac, boa tarde!!!

pelo post do link que vc passou esta com problemas na instalacao do delphi, pelo menos foi isso que entendi.

se for isso mesmo, ferrou, pq o programa ja vem pronto.

Mas cara, obrigadao pela ajuda.

Vou ter que tentar outra forma de obter o resultado entao. rsrsr

Obrigado mais uma vez.

Abraco.
Responder

13/07/2015

Isaac Jose

Por nada .. logo logo vc resolve..

Abraços..
Responder

13/07/2015

Jothaz

Oi Isaac, boa tarde!!!

pelo post do link que vc passou esta com problemas na instalacao do delphi, pelo menos foi isso que entendi.

se for isso mesmo, ferrou, pq o programa ja vem pronto.

Mas cara, obrigadao pela ajuda.

Vou ter que tentar outra forma de obter o resultado entao. rsrsr

Obrigado mais uma vez.

Abraco.


Não sei se é seu caso e como não conheço o seu ambiente só posso conjecturar e posso falar alguma besteira.

Mas a maioria dos erro que já com esta mensagem, ainda mais referentes a ERP´s, são referentes a instalação e esta relacionado com BDE.

Já testou em outras máquinas para ver ser o erro persiste?
Responder

13/07/2015

Alex Lekao

Blz, Isaac, mais uma vez obrigado.

Oi Jothaz,

Rapaz, a execucao eh feita via TS em servidores clusterizados, temos 4 servers diferentes, e acontece em todos eles em varias conexoes, no caso especificamente, a minha seção e de mais outros 3 gestores.

Acredito realmente que seja algum problema no ERP, por que esse relatorio que faz uso do script em questao estava funcionando perfeitamente, e parou de funcionar apos uma atualizacao de versao, nao gosto de fazer esse tipo de afirmacao, mas eh a unica que consigo relacionar no momento, alem de uma mudanca de estrutura de armazenamento de dados, que acredito nao influenciar no resultado, uma vez que os apontamentos funcionam.

Ja reportei o problema para a software house, mas ainda nao obtive retorno, estou tentando resolver por mim mesmo, eles podem demorar ate 45 dias para apresentar uma solucao, de acordo com regras internas deles referente a scripts de "alta complexidade".

Obrigado pela forca.
Responder

13/07/2015

Jothaz

Blz, Isaac, mais uma vez obrigado.

Oi Jothaz,

Rapaz, a execucao eh feita via TS em servidores clusterizados, temos 4 servers diferentes, e acontece em todos eles em varias conexoes, no caso especificamente, a minha seção e de mais outros 3 gestores.

Acredito realmente que seja algum problema no ERP, por que esse relatorio que faz uso do script em questao estava funcionando perfeitamente, e parou de funcionar apos uma atualizacao de versao, nao gosto de fazer esse tipo de afirmacao, mas eh a unica que consigo relacionar no momento, alem de uma mudanca de estrutura de armazenamento de dados, que acredito nao influenciar no resultado, uma vez que os apontamentos funcionam.

Ja reportei o problema para a software house, mas ainda nao obtive retorno, estou tentando resolver por mim mesmo, eles podem demorar ate 45 dias para apresentar uma solucao, de acordo com regras internas deles referente a scripts de "alta complexidade".

Obrigado pela forca.



SLA de 45 dias!!!!!

E eu reclamando dos meus fornecedores!

45 é tempo de projeto, não de bug!

Se funcionava e parou depois de uma atualização, eu também não gosta deste tipo de afirmação, então é provável que alguma inconsistência existe no ambiente.

Não sei da dificuldade, mas teria como testar com a versão anterior?
Responder

13/07/2015

Alex Lekao

cara, qdo vi seu comentario ate voltei no e-mail para confirmar. rsrsr eh eh isso mesmo, de 1 a 45 dias, eu coloquei alta complexidade, mas eles disseram so complexos. rsrsr

Cara honestamente nao sei se da para testar, eles andaram fechando algumas coisas e com isso nao tenho mais a mesma liberdade para testar e me virar.

Estou pensando em criar uma tabela temporaria durante a execucao do script e tentar trata-lo durante isso, mas nao consegui pensar direito em como fazer, mas acredito que ja esteja usando um recurso parecido com a criacao de uma tabela temporaria para isso, mas honestamente nao sei se sao equivalentes. rsrsr
Responder

13/07/2015

William

Alex vou dar um chute, trabalhei alguns bons anos com Delphi e esse erro aparenta problemas para acessar índices de campos de algum dataset, mas isso fica no código fonte!
Responder

14/07/2015

Alex Lekao

Oi William, bom dia!!!

Obrigado camarada!!!

Rapaz, entao nao vou conseguir resolver sozinho. kkkkkk

Estou estudando uma forma de resolver o problema, estou pensando em abrir outro topico para ver se consigo ajuda na solucao.

Meus camaradas, obrigado pela forca.

Abraco.
Responder

14/07/2015

Marcos P

Alex,

Qual a versão do Sql Server ?

A aplicação é escrita em Delphi ?

Se sim, qual o componente de acesso aos dados ?

Via trace no sql server, você consegue isolar a query que gera o erro ?

Você consegue replicar o cenário de dados no Fiddle para fazermos alguns testes ?
Responder

14/07/2015

Alex Lekao

Oi Marcos,

Respondendo as suas perguntas.

Qual a versão do Sql Server ?
2008 R2

A aplicação é escrita em Delphi ?
Sim.

Se sim, qual o componente de acesso aos dados ?
Não sei, nao tenho acesso a isso, utilizamos um ERP de uma software house.

Via trace no sql server, você consegue isolar a query que gera o erro ?
No Sql, com os devidos ajustes(que no ERP utilizo algumas tags proprias.) nao acontece o erro.

Você consegue replicar o cenário de dados no Fiddle para fazermos alguns testes ?
Nao cheguei a testar.


Estou fazendo alguns ajustes no script para ver se o problema nao acontece e em seguida vou testa-lo no SQL mais uma vez e em seguida tentar replica-lo no Fiddle.

Obrigado pela ajuda.

Abraco.
Responder

14/07/2015

Marcos P

Quando você diz "ajustes no script", refere-se a que tipo de objeto no banco de dados ?

Procedures, funções ou trigeres ?

Atente para as clausulas "ORDER BY" nas suas queries... List Index Out of Bounds (-1), via de regra, significa erro na sintaxe APÓS a cláusula "order by" !
Responder

14/07/2015

Alex Lekao

Oi Marcos,

Respondendo as suas perguntas. rsrsr


Quando você diz "ajustes no script", refere-se a que tipo de objeto no banco de dados ?
substituicao das tags proprietarias do ERP por comandos do banco.

Procedures, funções ou trigeres ?
nao.


estou usando a clausula rank, e o order by esta apenas dentro desta clausula.

Obrigado mais uma vez pela ajuda.
Responder

15/07/2015

Alex Lekao

Ola Senhores, boa tarde!!!

Consegui resolver o problema, sem intervenção da Software house.

Como disse que faria, tirei todas as tags proprietárias do ERP e mesmo assim continuava o problema.

Então, pequei esse script "limpo"(sem as tags proprietárias) e executei no SSMS e rodou sem problemas.

No ERP, fiz o seguinte: coloquei as clausulas de ranqueamento num select e os scripts que trarao os dados num select aninhado, com isso os resultados ja estavam tratados e nao tinha problemas de ordenacao no ranqueamento e resolveu meu problema.

Obrigado a todos me se empenharam em me ajudar.

Abraco.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar