Estou precisando de ajuda para trabalhar com Xojo

31/08/2018

0

Alô comunidade XOJO
Estou precisando de ajuda para trabalhar nesta plataforma.
Não sou programador. Entendo pouco, quase nada, nesta área. Devo ser classificado, de forma realista, como um curioso metido a besta.
Mas não é tanto assim.
Já tenho certa idade e não vou investir em aprendizado que até hoje não aconteceu.
Mas...
Tenho o meu ritmo!
Minha experiência com programação remonta priscas eras onde tudo era feito em BASIC, e depois QBasic, e então VB6.
Fui aprendendo através de "rotinas prontas" para situações específicas e fazendo adaptações que me interessavam de forma gradativa e muito suada.
Aprendi por osmose. Simples assim.
Elaborei rotinas de apoio para minhas atividades profissionais de Engenharia Civil, ligadas a projetos estruturais, predominantemente pontes, e minhas rotinas são altamente eficientes, práticas, confiáveis e confortáveis.
A lógica é simples: Exige conhecimento avançado em tecnologia das construções, estática, dimensionamentos (não raro um processamento pesado), mas exige muito pouco de conhecimento em programação propriamente dita.
As entradas de dados são exigidas em quantidades "finitas", mas com processamento baseado em codificações bastante extensas e trabalhosas. Nos casos mais complexos Outputs são jogados no Excel para manuseamento futuro. Funciona a contento.
Em essência, uso o VB6 como se fora o BASIC original. A lógica é aquela. Apenas o VB oferece uma interface gráfica mais apropriada para uso de terceiros no meu ambiente de trabalho.
E agora o XOJO:
Informações colhidas indicaram ser um VB avançado, melhorado, mais estável, para multi plataformas. Eu me interessei.
Basicamente, inferi o Xojo equivalente ao VB6, situação em que eu poderia nadar de braçadas. Ledo engano. Não consegui decolar. Particularidades...
Concluí que preciso de apoio técnico.
Algumas aulas.