Fórum Estrutura relacional BD #518137
28/04/2015
0
Estou começando a mexer com banco de dados relacionais e me surgiu uma dúvida.
Estou criando um programa simples para uma escola de dança para controle de alunos, pagamento de mensalidades, controle de professores e pagamento de seus salários. O problema é que a mensalidade é cobrada em relação a quantidade de horas praticadas pelo aluno e dependendo da quantidade de modalidades praticadas.
Vamos supor um exemplo:
A escola oferece duas modalidades, Ballet e Jazz.
O aluno escolhe a modalidade Ballet 2x na semana (2h por semana)
A mensalidade fica R$100.
O professor fica com 50%, logo 50 pra ele e 50 pra escola.
Aí vem o 1º problema: tem mais de 1 professor de ballet, e se o aluno fizer 1x com um professor e outra vez com outro, a mensalidade continua 100, mas dessa vez fica R$50 pra escola e R$25 pra cada professor.
2ºProblema: Um professor pode dar aula de Ballet e de Jazz. Se o aluno fizer as duas modalidades, da 10% de desconto nas mensalidades. Mas o aluno pode fazer aula de Ballet 1x com um professor e 1x com outro que também é professor de jazz.
Estou com bastante problema em demonstrar isso no BD.
Segue anexo de como está a idéia:
obs: ignorar os relacionamentos (1,0)(1,1) etc por enquanto.
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/347382-20150428-150806.jpg[/img]
Seria mais ou menos por aí?
Muito obrigado a todos.
Youry Tamisier
Curtir tópico
+ 0Post mais votado
29/04/2015
Tenho a impressão que você está confundido duas coisas : Modelagem de Dados x Implementação de Regras de Negócio.
A primeira, é estática e deve estar representada no seu diagrama de relacionamento.
A segunda, é dinâmica e implementada na aplicação ( considerando os dados disponíveis no modelo ).
Sendo assim, seus "problemas" não estão relacionados ao modelo diretamente, mas sim à como foi vai implementar um rotina de "faturamento" dos alunos, a partir dessas regras, do lado da aplicação.