Evento no DBEdit

03/11/2005

0

E aí galera blz.
to com um probleminha fiz um cadastro de funcionario e no campo NOME to querendo fazer um seguinte , nahora que digitar um nome no campo NOME e passar para o proximo campo e o nome digitado já existir da uma mensagem que já existe e inicia novente o cadastramento e se o nome não estiver cadastrado continua normalmente.
tentei usar um codigo com a varivel boolean e um locate só que não da certo
E tambem to querendo colocar um campo para foto no cadastro coloquei um campo blob e um botão para inserir a foto jpge coloquei o codigo que eu sabia mas não funcionou dava erro (opendpicturedialog1.execute ) e eu não entendi o que é esse dialog1

AGRADEÇO DESDE JÁ AJUDA!!


Alecsandro Moura

Alecsandro Moura

Responder

Posts

03/11/2005

Okama

Olá Alecsandro,

Primeiramente temos que identificar o banco de dados que está usando.

Você pode definir o campo nome como chave primária e o banco não permitirá a inclusão de dois registros com o mesmo nome, porém não aconselho usar ´nome´ como chave primária.

Outra alternativa é fazer a busca no banco de dados pra ver ser existe o registro e você terá uma demora na busca antes de passar pro próximo campo.

Se sua intenção for impedir o cadastramento do mesmo funcionário várias vezes, tente chegar o número do RG, CPF, ou Registro.

No caso das Imagens, armazene somente o nome das imagens no banco e o aplicativo fica encarregado de abrí-las em disco. Campos Blobs ´incham´ o banco de dados.


Responder

04/11/2005

Alecsandro Moura

:roll:
E ai cara, gostei da tua resposta só não to ligado na parte em que vc falou sobre que No caso das Imagens, armazenar somente o nome das imagens no banco e o aplicativo fica encarregado de abrí-las em disco.

poderia me dar um exmplo ou me mandar o codigo da função, pois estou iniciando agora e não entendo algumas coisas valeu!!!


Responder

04/11/2005

Tnaires

Olá
Dependendo do banco, vc pode criar um índice do tipo UNIQUE no campo Nome. Mas vc terá q arrumar uma maneira d impedir q o usuário insira caracteres acentuados no sistema... ´USUARIO´ e ´USUÁRIO´ serão tratados como dois nomes diferentes.
Sobre as imagens, nosso colega Okama quis dizer o seguinte: grave na tabela o caminho completo da imagem. Ex: ´C:\Meus Documentos\Minhas Imagens\Imagem.jpg´. Daí, no momento da exibição, vc coloca esse caminho em um TImage, por exemplo.
Abraços


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar