Evento on Exit no dbedit

16/02/2003

0

Alguem pode me ajudar a fazer q no evento on exit de um edit ele verifique numa tabela se já tem um cadastro feito com o q foi digitado no edit?

Tipo assim, é um edit de inserção de dados, aí eu cadastro um novo departamento, blz. Só q quando eu for passar para os outros campos q faltam ser preeenchidos, eu kero q ele de um showmesage ou messagedialog informando q aquele departamento já existe, ficou claro?
Isso pode ser feito no evento on exit, mas eu naum sei como, por favor me ajudem!


Pabhen

Pabhen

Responder

Posts

16/02/2003

Carnette

É comum fazermos uso do evento OnExit quando queremos validar o conteúdo de um Edit. E essa pode ser uma boa prática quando necessitamos verificar o que foi digitado apenas quando o usuário terminar de fazer a entrada de dados, como, por exemplo, um Edit que vai receber o CPF ou CNPJ.

Ao colocarmos um código qualquer no evento OnExit ele sempre será executado quando o usuário sair do Edit, o que acontece quando ele pressiona a tecla TAB, clica com o mouse em um outro Edit ou pressiona um botão OK, por exemplo.

No entanto, existem algumas situações especiais em que o evento OnExit não é gerado. Quer um exemplo? Você está no Edit e, ao invés de clicar no botão OK, você pressiona as teclas ALT + O (considerando que o botão OK tem a tecla O como atalho). É como se você tivesse pressionado o botão OK, porém, sem perder o foco que está no Edit. Só mais um exemplo: Os botões do tipo SpeedButton não recebem foco, então, mesmo que clique com o mouse sobre um SpeedButton, o foco continuará no Edit e, conseqüentemente, o evento OnExit não será gerado.

E a solução?

A solução para esse pequeno inconveniente é simples. Basta você colocar o seguinte código no evento OnClick do botão.

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
ActiveControl := nil;
...
end;
Com isso você força a saída de qualquer Edit ou outro componente que esteja com o foco, gerando assim o evento OnExit.


Responder

16/02/2003

Pabhen

Naum foi isso q eu perguntei.

vc naum entendeu minha pergunta.

leia de novo

de qualquer forma, agradeço


Responder

16/02/2003

Carnette

eu entendi sim...só estou a te dizer dos riscos de usar o evento onexit


Responder

16/02/2003

Pabhen

Blz, mas e a minha primeira pergunta, vc sabe resolver?


Responder

16/02/2003

Carnette

a função é bem simples...

no evento onexit voce faz o seguinte


if TABELATAL.FinedKey(´FIELDDATABELA´,variavel) then begin
ShowMessage(´Registro já existge´);
DBEDITTAL.SetFocus;
end;


Responder

16/02/2003

Pabhen

Essa variavel q vc colocou depois do campo da tabela, ela serve pra q?

ela é o proprio edit.text?

desculpa a ignorancia


Responder

16/02/2003

Carnette

sim..ela é o proprio DBEDIT..


if TABELATAL.FinedKey(´FIELDDATABELA´,DBEdit.Text) then begin
ShowMessage(´Registro já existge´);
DBEDITTAL.SetFocus;
end;


Responder

16/02/2003

Pabhen

pois eu ja tentei assim e naum deu certo:

if DataModule1.tDepart.FindKey(´depart´,dbesigladepart.text) then
begin
showmessage(´teste´);
dbeSiglaDepart.SetFocus;
end;

desse outro jeito funcionou +/-:

if DataModule1.tDepart.FindKey([dbesigladepart.text]) then
begin
showmessage(´teste´);
dbeSiglaDepart.SetFocus;
end;

O problema q tem nesse jeito é q ele da um erro de chave primaria.

Tou na mesma, sem saber o q fazer?


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar