Fórum Evento oncalfields X Internalcalc #258574

16/11/2004

0

Pessoal do portal, li uma matéria do Guinter Pauli na revista clube delphi edição número 54 no artigo dicas sobre dbexpress, datasnap e clientdataset pergunta número 13 pagina 44 sobre internlcalc. Diz o artigo que usar o evento oncalcfields para fazer pesquisa no banco de dados é um suícidio é o meu caso, faço uma pesquisa na tabela
de produtos no momento que o usuario digita o código do produto para trazer o nome do produto,isto numa grid tela de digitação de pedidos. Fiz uma alteração e coloquei esta pesquisa no evento onvalidate da query, resultado não mostra o nome do produto.
A minha pergunta é a seguinte em qual evento da query é o ideal para se fazer esta
pesquisa?

Segue abaixo um exemplo da minha query

with TSQLQuery.Create(nil) do
begin
try
SQLConnection := FrmPrincipalSGCAdm.SQLConnection1;
Sql.Add(´SELECT PROD_DESCRICAOPRODUTO FROM PRODUTO´);
Sql.Add(´WHERE EMP_CODIGO =´ +IntToStr(FrmPrincipalSGCAdm.CodEmpresa));
Sql.Add(´AND PROD_CODIGO = ´+IntToStr(cdsDetalhePROD_CODIGO.AsInteger));
Open;
cdsDetalheDescProd.AsString := Fields[0].AsString;

finally
Free;
end;
end;

Obs. O campo DescrProd é um campo calculado na query

Grato pela atenção.

´Com Cristo no barco da nossa vida, tudo vai muito bem´

Placido

Placido

Responder

16/11/2004

Bruno_fantin

Esquece o que o fulano lá disse...

Deixa no OnCalcField mesmo...

É só você saber controlar certinho as buscas no banco que funciona 10 e rapidinho...

Responder

Gostei + 0

16/11/2004

Placido

Bruno obrigado pela dica, mas você poderia me ajudar a fazer este controle? rodo a aplicação no passo a passo qualquer alteração que o cliente faça o evento oncalcfields é acionado e consequentemente os
dentro dele tambem. Como que eu faria este controle??

Grato

Responder

Gostei + 0

16/11/2004

Bruno_fantin

É a segunda pessoa que me pergunta isso... Para a primeira eu respondi assim... Se tiver alguma coisa que não faz sentindo não se preocupe... O texto foi copiado e colado...

Teoricamente a técnica é assim...

Você tem um campo chamado idcliente... e clica um calcfield (usando o editor
de campos do dataset) chamado nomecliente...

No evento oncalfields você dar um select no banco buscando o nome do cliente
usando o campo idlciente e salva o resultado no campo nomecliente....

Na grid você manda exibir o campo nomecliente...

Só tem um problema... Como oncalcfield é chamado sempre que um campo é
alterado você pode acabar fazendo muitos acessos ao banco tornando lento a
aplicação...

Em muito casos (aonde a descrição nunca muda) você pode verificar o conteúdo
do calcfields e só consultar o banco quando o mesmo for vazio...

Se esse não for o seu caso (caso aonde pode acontecer de a descrição
mudar)... O ideal é criar uma tabela de memória com os resultados já obtidos
e antes de consultar o banco você consulta essa tabela...

Em casos extremos (caso aonde a descrição muda a casa instante) você vai ter
que consultar toda hora... Não tem muito o que fazer.... Apesar que nesse
caso os lookup sofrem do mesmo problema...

Falou....

Responder

Gostei + 0

17/11/2004

Placido

Bruno obrigado pela dedicação em tentar a resolver este problema, mas percebi que o assunto é muito polêminco, no meu caso o nome do produto
não muda realmente, o usuário digita o código do produto, pesquiso na tabela produto e mostro a descrição do produto.
Mas considerei uma observação dele fiz o teste e fuiniona ex.
O usuário digita o campo qtde e valor unitario, calculo o valor total
e mostro este total para o usuario, fiz o exemplo que ele deu na revista criando o campo total como internalcal e não como calculado e funcionou direitinho, e o calculo do valor total foi feito somente uma vez e não várias vezes como no evento oncalcfields.

Grato

Responder

Gostei + 0

17/11/2004

Placido

Bruno obrigado pela dedicação em tentar a resolver este problema, mas percebi que o assunto é muito polêminco, no meu caso o nome do produto não muda realmente, o usuário digita o código do produto, pesquiso na tabela produto e mostro a descrição do produto. Mas considerei uma observação dele fiz o teste e fuiniona ex. O usuário digita o campo qtde e valor unitario, calculo o valor total e mostro este total para o usuario, fiz o exemplo que ele deu na revista criando o campo total como internalcal e não como calculado e funcionou direitinho, e o calculo do valor total foi feito somente uma vez e não várias vezes como no evento oncalcfields. Sendo assim procede a observação dele que fazer pesquisa numa tabela neste evento não é o mais adequado. Grato

Responder

Gostei + 0

17/11/2004

Gurc

Placido,
Tive muitos problemas com programadores usando campos calculados e, indubitavelmente, é preferível não usá-los, neste ponto concordo com o Guinther. Não li a reportagem, mas, devemos tomar muito cuidado com campos calculados internamente. Certamente ele deve ter mencionado a função dos campos calculados internamente. Eles são calculados apenas uma vez e quando o DataSet é aberto, todos de uma vez.
Existem situações em que somos ´obrigados´ a usar o campo calculado, pois, não podemos colocar tudo em um simples SELECT. Nestes casos o SELECT ficaria extremamente lento, mas devemos tentar conseguir o máximo de resultado com eles. Quando isto não é possível, sim, devemos usar o campo calculado do delphi e, se a pesquisa não for retornar muitos regístros, usamos o internalcalc. Tudo deve ser medido. Em projetos muito grandes com uma massa muito volumosa de dados você aprende a tratar diversas situações desse tipo de performance. Preocupe-se sempre com isso e você não irá se arrepender. Campos calculados podem deixar uma pesquisa MUITO lenta. Tome cuidado.
Abraços,
Gustavo Royer Chaurais

Responder

Gostei + 0

18/11/2004

Placido

Gustavo bom dia.
Gostei muito das sua observações, todas elas tem nexo, vou rever minha
programção.
Um abraço, fique com Deus.

Responder

Gostei + 0

18/11/2004

Placido

Segue abaixo um exemplo da minha query, a minha duvida está em que evento eu devo fazer a pesquisa para mostrar a descrição do produto.
Obs. na consulta o usuario digita o pedido e o sistema mostra a descrição do produto numa boa, mas quando estou fazendo uma inserção, não mostra a descrição do produto. Esta tela contem dados de uma tabela mestre detalhe, a tabela de itens do pedido esta numa grid.

SELECT PI.PED_NUMEROOPERACAO,
PI.PIT_QTDEVENDIDA,
PI.PIT_VALORUNITARIO,
PI.PIT_PERCENTUALDESCONTO,
PI.EMP_CODIGO,
PI.PIT_PERCENTUALIPI,
PI.PROD_CODIGO,
PI.PIT_QTDEMTS,
PI.QTDETOTAL,
PI.PROD_CODIGOBARRA,
PI.PIT_SEQUENCIA,
PRO.PROD_DESCRICAOPRODUTO

FROM PEDITENS PI
JOIN PRODUTO PRO ON (PI.EMP_CODIGO = PRO.EMP_CODIGO AND
PI.PROD_CODIGO = PRO.PROD_CODIGO)
WHERE PI.EMP_CODIGO= :EMP_CODIGO AND
PI.PED_NUMEROOPERACAO= :PED_NUMEROOPERACAO
:?: :?: :?: :!:

Grato

Plácido

Responder

Gostei + 0

19/11/2004

Placido

Estou aguardando discas para resolver este meu problema.
Grato

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar