Evitar duplicação da nota fiscal

10/06/2008

0

Bom pessoal, gostaria de saber qual a melhor solução para evitar a duplicação por exemplo do numero da nota fiscal quando vários usuarios gravam notas fiscais simultaneamente no banco de dados, valeu pessoal, abraços.


Onhide86

Onhide86

Responder

Posts

11/06/2008

Edilcimar

Coloque o campo do número da NF como único


Responder

11/06/2008

Lucas.corp

implemente um esquema de contador automático: quando um usuário for gravar a nota fiscal (saída) ele automaticamente procura o último registro e adiciona 1 ao código para fazer um novo registro.
faça da sua chave primária NF e SE (série).


Responder

11/06/2008

Edilcimar

Não utilize campo autoincremento, se fizer isto e der um erro de impressão, ou erro de gravação no banco de dados, haverá falha na sseqüência de numeração e você terá problema com o fisco, pois não pode haver ´SALTO´ na numeração das NF


Responder

11/06/2008

Emerson Nascimento

Bom pessoal, gostaria de saber qual a melhor solução para evitar a duplicação por exemplo do numero da nota fiscal quando vários usuarios gravam notas fiscais simultaneamente no banco de dados, valeu pessoal, abraços.

eu trabalho de forma diferente: não gero o número da nota ao gravá-la, mas sim ao imprimí-la.


Responder

11/06/2008

Adriano_servitec

Pessoal, gostaria de tirar uma duvida sobre este assunto, eu ainda não tenho um sistema de NF, mais futuramente pretendo ter um, só que sobre este nº da nota, o formulário já não vem pré impresso este nº ? Ou pode ser gerado pelo sistema o nº ? Não tenho certeza, mais me pareçe que pela Lei não pode mais ser impresso o nº da nota fiscal pela impressora.

Estou certo ou errado?


Responder

11/06/2008

Onhide86

Mas se vc tirar uma nota fiscal e não imprimi-la, então vc não conseguira consulta-la né, valeu.


Responder

11/06/2008

Onhide86

Adriano, o numero que vc citou que vem impresso no formulario é o ´numero de controle do formulário´, o numero da nota fiscal é outro que é gerado pela impressora


Responder

11/06/2008

Emerson Nascimento

Mas se vc tirar uma nota fiscal e não imprimi-la, então vc não conseguira consulta-la né, valeu.


creio que essa resposta tenha sido em relação ao que eu disse antes.

é que aqui temos sempre o campo ´controle´ e o campo ´número´. ao gravar a nota, campo controle recebe um número sequencial de registro, e o campo número recebe esse mesmo valor, porém com status de impresso=NAO e serie=NULL.
até porque temos várias séries de NF e cada uma com um leiaute e uma sequencia própria.

então é possível consultar por remetente, destinatário, data de cadastro, controle, etc... mas realmente não é possível consultar pelo número da nota (visto que esse ainda não foi gerado).

porque disso? porque, pelo que eu sei, [b:82582b64ab]o número da NF deve ser o mesmo número de controle do formulário[/b:82582b64ab] a que o Adriano se referiu.

então imagine o seguinte, usando o seu método:
você tem cinco notas fiscais geradas: 000200, 000201, 000202, 000203 e 000204
acontece que por uma urgência da empresa, a nota fiscal 000204 tem que sair agora, já! o que você faz? imprime todas as anteriores mais a 000204? destaca a 000204 e a imprime separadamente?

outra coisa: você gerou todas essas notas e ainda não imprimiu. percebeu que a primeira - 000200, no caso - está com problema e precisará ser alterada, porém precisa imprimir as demais. como você faz? espera a alteração daquela para depois imprimir todas as notas ficais?

pelo modo que eu trabalho eu não tenho esses problemas.


Responder

12/06/2008

Edilcimar

Emerson, se por acaso você verificar um erro na NF após a impressão da mesma. o que você faz? Se o campo for autoincremento não conseguirá voltar a numeração para reaproveitar o número, aí terá problema com o fisco!


Responder

12/06/2008

Macario

Olá.

Sendo uma nota impressa errada, há duas alternativas: Cancelamento fisico e em sistema da nota, ou Carta de Correção caso aja aplicação para o erro.


Não necessariamente o numero da nota precisa ser o número de controle do formulario.

Se a empresa tiver filiais? Ela efetua uma tiragem de 100 mil formularios e divide entre as mesmas. 8)


Responder

12/06/2008

Edilcimar

Macário, o que você falou é válido para o sistema mecanográfico de impressão de NF, onde o número do formulário é o próprio número da NF, porém no sistema computadorizado, o número na NF é gerado pelo sistema e não tem nada a ver com o número do formulário. Neste último caso, o número da NF tem que ser seqüencial, não pode haver ´salto´ de numeração, não pode haver duplicação de número e não é permitido o cancelamento de NF (após a saída da mesma de dentro da empresa), após a geração da NF, se houver um erro você pode excluí-la e criar outra com o mesmo número, deste que a data da mesma seja igual ou inferior a data da NF de numeração subseqüente.


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar